Menu
Blogagem Coletiva / Gravidez / Mães Internacionais / Parto / Vida na Irlanda

Blogagem Coletiva: O Parto e a Irlanda

A blogagem coletiva desse mês do Mães Internacionais é sobre o parto em diferentes partes do mundo.

Apesar de não poder contribuir ainda com a minha experiência pessoal eu não podia deixar de escrever a respeito, uma vez que obviamente tenho pensado tanto sobre isso nessas últimas semanas de gravidez.

A primeira vez que eu falei sobre parto aqui no blog foi aqui. De lá pra cá praticamente 6 meses se passaram e acho que posso dizer que estou mais tranquila com a idéia de um parto normal.

Como eu expliquei naquele post, aqui na Irlanda não existe a prática de cesárea, pelo menos não como no Brasil, a não ser no caso de uma gravidez de risco, ou de complicações para a mãe ou para o bebê. Então eu não tenho mesmo muita escolha. No entanto, hoje acho que se pudesse decidir optaria mesmo por um parto normal.

Isso porque atualmente o que mais me preocupa é o depois. Eu sei que muitas mães se recuperam muito rápido de uma cesárea mas eu não gostaria de arriscar ter que passar dias na cama, ou de sofrer com dores na cicatriz, ou qualquer outra complicação. Já passei por uma outra cirurgia antes e minha recuperação não foi fácil. Pelo meu histórico de depressão, não posso me dar ao luxo de não estar bem. Gostaria de poder caminhar, amamentar e dar atenção total ao meu babóg nos primeiros dias de vida. Tenho absoluta certeza que o meu bem-estar emocional vai depender em parte do meu bem estar-físico.

Além disso, toda a dor, e o que mais tiver que vir antes, vai muito provavelmente ser esquecido assim que tiver o pequeno nos braços.

O que  não mudou até agora é minha opção de como lidar com a dor. Ou melhor, de como não lidar com ela.

Antes de mais nada vale a pena mencionar as 3 opções mais comuns para alívio da dor, disponíveis a quem tem um filho aqui na Irlanda de parto normal:

  • TENS – não sei se existe no Brasil, mas é um aparelhinho (igual ao da foto abaixo) que através de eletrodos bloqueia a sensação de dor. Pode ser comprado por cerca de €90 ou alugado por menos da metade do preço, para ser utilizado em casa. Dizem funcionar bem no primeiro estágio do trabalho de parto enquanto as dores não são tão fortes. Não existe nenhuma contra-indicação, mas também não tem eficiência comprovada. Eu ainda estou pensando na possibilidade de alugar um para usar antes da hora de ir para o hospital, nas primeiras contrações.

  • Entonox – mais conhecido como o gás do riso, que pode ser usado durante todo o trabalho de parto (no hospital, claro). Pode causar tontura, desorientação, náusea e vômito. Parece ser a opção preferida das mães de segunda viagem, cujo trabalho de parto é mais rápido, ou como primeira opção, antes de se tentar a anestesia. As poucas pessoas que eu conheço e usaram, adoraram.
  • Epidural – anestesia local aplicada na base da espinha, que acho que todo mundo já ouviu falar. A vantagem? É o método mais eficaz contra a dor.  Desvantagens: pode fazer com que o trabalho de parto seja mais longo, não permite movimentação (ou seja a mãe precisa ficar na cama), a área da aplicação pode ficar dolorida por alguns dias, e o uso de fórceps pode ser necessário.

Até os anos 70 o National Maternity Hospital (a maior maternidade da Irlanda) não aprovava o uso indiscriminado da anestesia e mais de 90% dos partos eram realizados sem esse auxílio. Por essa razão muitas pacientes começaram a procurar por outros hospitais. A partir dos anos 90 essa política foi revista e hoje mais de 70% dos partos são realizados com a epidural.

Apesar desse número alto, durante meu curso pré-natal, eu fui a única gestante (num grupo com mais de 20) a levantar a mão quando perguntada se pretendia optar pela anestesia, o que me deixou com a impressão de que existe certo preconceito por parte das irlandesas. Ou uma certa ignorância quanto ao nível da dor causada pelas contrações.

Já eu, despretenciosamente, não tenho problema nenhum em admitir que não me vejo suportando tamanha dor. Como eu disse, estou pensando em usar o TENS em casa, talvez o gás quando chegar ao hospital, mas tenho quase certeza que vou acabar mesmo com a agulha nas costas.

Claro, eu prefiro que a coisa toda aconteça com menos intervenções possíveis, mas com fórceps ou sem fórceps (ou ventosa), com pontos ou não, no final das contas, só o que eu quero é um babóg saudável e perfeito.

E nesse caso acho que somos todas iguais, sejam os partos normais ou cirúrgicos, curtos ou longos, em casa, no hospital, com médico ou parteira, no Brasil, na Irlanda, no Japão, ou no Irã.

N.

Esse post faz parte de um projeto de blogagem coletiva. Para saber mais sobre a expêriencia de outras mães em diferentes países clique aqui.

 

 

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

11 Comments

  • Daniela
    March 19, 2011 at 4:59 am

    Aqui na Italia a epidural pode ser uma opçao, mas na maioria dos hospitais ela é gratuita em apenas determinados horarios, como das 08h as 15h no hospital onde ganhei. Eu, como nao podia usar injeçao nas costas, se ganhasse de parto natural, teria q ser sem nada, e foi como aconteceu. Sobre essa historia do gas, ninguem falou a respeito.

    Mas apos 8 meses de distancia do parto, posso dizer q vale a pena fazer sem nada de alivio. As contraçoes do inicio sao MUITO tranquilas e acho sicneramente q nao precisa de nada para alivio. Mas como cada um tem um suporte diferente da dor, cada um lida como achar melhor.

    N. querida, aproveito para te desejar uma boa hora e tu estas certa, quando eles nascem, a dor sai junto com eles. Entao é so choro e alegrias.

    bjao

    Reply
  • sarah
    March 19, 2011 at 11:00 am

    Ah se eu soubesse desse tal TENS!kkk
    Desejo tudo de bom para o seu parto normal. Parabéns pela escolha!
    Bjao

    Reply
  • Karina M.
    March 19, 2011 at 11:22 am

    Ni,

    Parabéns pela a escolha! Eu sei bem o quanto ficamos confusas, ansiosas e até com um certo medo no final.
    Eu andava apavorada só de pensar no parto. Quando o médico disse que , no meu caso,teria que ser cesárea, fiquei triste. Depois aceitei numa boa.
    Mas na quinta fui a consulta e meu mioma regrediu. Deve ser de tanto que rezei.rsrsr E agora a possibilidade de ter um parto normal voltou a existir. E o meu bebê já está até na posição certa, até cedo, pois estamos no sétimo mês.
    Mas vamos que vamos!
    O que importa é que nossos bebês venham lindos e saudáveis.
    Beijos

    Reply
  • Claudia
    March 19, 2011 at 11:27 am

    Oi Nivea. Parabens pelo post. Acho que as coisas sao parecidas na Inglaterra e na Irlanda sim. Mas quanto ao parto em si acho que nao adianta planejar muito – ele vai ser como acontecer. Eu nao queria usar anestesia e na hora acabei pedindo TUDO! Se houver necessidade de ter uma cesaria de emergencia, fazer o que? Que sera, sera… Boa sorte!! Bjs

    Reply
  • Neda
    March 19, 2011 at 1:19 pm

    Nivea
    É meio como a Claudia falou. Se tem uma coisa que não saiu como planejado foi o parto do Guilherme, mas o que importou foi que no final estamos todos sãos e salvos (um dia conto como foi o parto dele).
    Boa sorte!
    Bjs

    Reply
  • Paula
    March 19, 2011 at 1:51 pm

    Oi Nivea

    Primeiro queria agradecer a acolhida. Segundo desejar pra vc muita sorte e tranquilidade e que venha o parto normal! A dor, dizem que a gente supera ( eu nao senti muita pq quase nao tive contracao entao nao posso falar). E se como no meu caso, nao der certo, como vc diz, nao se descabele, o importante é q vc e o seu menino passem bem e voltem pra casa pra comecar a vida. Um beijao

    Reply
  • Ana
    March 19, 2011 at 2:39 pm

    Eu usei Entonox. Ao contrário de você, a única coisa que eu já tinha decidido é que não queria anestesia, porque já tinha feito uma cirurgia com esse tipo de anestesia e minha recuperação não foi boa.

    Teve uma hora que eu achei que não ia aguentar, mas aguentei, e foi ótimo: acabou, eu me levantei, fui tomar banho e, como dizem, lavou, tá novo, pronta pra passar minha primeira noite em claro com a minha bebêzinha 🙂

    Reply
  • Ananda Etges
    March 19, 2011 at 3:55 pm

    Oi Nivea,

    Meu nível de ansiedade varia bastante, mas nos últimos dias estou mais controlada mesmo. Acho que em parte é pelo bem estar físico, já que por milagre não tenho mais sentido tanta dor (azia, dor na pelve, todas essas coisas).

    Mas ontem levei um susto. Eu caí (leia-se me esburrachei) em uma calçada tenebrosa, cheia de buracos (leia-se Brasil). Pior que foi de frente, com a cara e a pança no chão. Ralei joelho, mão, braço e fiquei super nervosa, preocupada com o baby. Liguei para a médica e como ela estava no hospital para fazer um parto pediu para eu passar lá que ela já ia me examinar.

    No fim das contas está tudo bem comigo e com o bebê, mas foi um mega susto. Daí hoje já tô toda pata choca de novo (mancando em função do joelho ralado).

    Bom finzinho de gravidez pra ti! Logo, logo, nossos pequenos estarão gritando nos nossos ouvidos hehe 😛

    Beijos, Ananda.

    http://projetodemae.wordpress.com/

    Reply
  • Ingrid
    March 19, 2011 at 5:35 pm

    Como eu disse no meu blog, nao vai ser o parto que vai te fazer uma boa mae e sim oque vem depois, pensamento positivo e tenha em mente que nao importa como for, vai ser o seu filhotinho vindo ao mundo e tudo vai dar certo!

    Beijos e boa sorte!

    Reply
  • ana paula
    March 22, 2011 at 8:39 am

    Oi Nivea!
    Para o proimo tb quero esse TENS!! Sera que tem isso aqui?
    Bem, mas o que eu quero te dizer é que eu tb sempre tive medo da tal dor do parto. No decorrer da gravidez eu fui entendendo o todo o processo fisiologico e entendi que a dor era algo que eu poderia suportar e que fazia parte da chegada da minha filha. Embora estivesse preparada psicologicamente, quando chegou a hora H pedi sim a peridural. Mas ainda quero me preparar melhor para o segundo e que seja natural. Para mim, no meu conceito e de suportar a dor, acho que da para encarar.
    E eu acho isso uma grande evolução pessoal, pois antes de engravidar, sempre achei que faria uma cesarea. Coisa “normal” no Brasil.
    Bjiiimmm

    Reply
  • nivea
    March 23, 2011 at 11:02 pm

    Meninas todas,
    Obrigada pelas palavras de carinho nessa hora de pânico.
    Beijos

    Reply

Leave a Reply