Para o casamento não entrar pelo cano


Porque existem coisas que você só faz pelo homem que você ama, e pelo bem e durabilidade do seu casamento.

No meu caso eu deixo ele lavar a louça.

Parece simples, mas levou quase dois anos, e algumas horas de terapia, para que isso acontecesse. Hoje eu já não estresso, não choro, não brigo, não reclamo, não tento ensinar o jeito certo meu jeito de se fazer. E não vou lá depois que ele terminou e enxáguo tudo novamente.

Então para quem não sabe, aqui está o jeito Irish (que nem é só Irish, muito menos típico da ala masculina) de executar essa simples tarefa doméstica:

1) O antes: sem novidades, louça suja vai parar dentro da pia.

2) Antes de começar a lavar, a louça precisa ser retirada de dentro da pia, e a pia precisa ser limpa. Tem gente que usa uma bacia plástica para esse fim, daí basta lavar a tal da bacia.

3) Depois é só tapar o ralo da pia, jogar um pouco de detergente, e encher com água quente, quase que até a borda. Atenção, a água precisa ser quente e a quantidade de detergente é mínima.

4) O próximo passo é começar a lavagem pelos vidros (copos, tampas de panela ou qualquer coisa do mesmo material). Um por um você lava (na minha casa com a esponja, mas muita gente usa uma escovinha). Tudo com a torneira da pia fechada.

5) Depois, você passa para o outro lado da pia (uma menorzinha) e enxágua. Pronto, a louça já pode ir para o escorredor.

Até aí, tudo ótimo, tudo lindo e limpo. Acontece que lavados os copos e similares, o processo muda.

6) Todos os outros itens são então lavados do mesmo jeito, na mesma água que está acumulada na pia. Os pratos:

7) Os talheres, ou acessórios:

8] E aí que entra o choque cultural. Ao invés de enxaguados em água corrente, eles são simplesmentes passados para o escorredor de louças. Assim mesmo, com todo o resquício de sabão (e sabe-se lá mais o quê, já que a água da pia, há essa altura já está suja).

9) E aí, ficam todos lá, ensaboadinhos, aguardando a secagem.

Olhando assim parece ser bem nojento, mas têm suas vantagens, como a economia de água. Para ser bem sincera, eu sou obrigada a admitir que nunca peguei um item de louça sujo ou com gosto algum (muito menos de detergente) depois que ele lava. Pode ser pelo uso da água quente ou pela pequena quantidade de detergente utilizada, não sei.

Já ele acha absurdo a quantidade de água que eu uso e o fato de não usar água quente (a não ser no inverno, e aí mais por bem estar do que por razões higiênicas).

Mesmo assim relevamos essas pequenas diferenças já que um dia a gente prometeu se amar e se respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, com ou sem enxágue, até que a morte nos separe.

E quando a coisa fica feia, existe sempre a lava louça para mediar os conflitos.

N.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

32 comments on “Para o casamento não entrar pelo cano

  1. Flavia disse:

    Eu estava achando realmente tudo bem prático, higienico e ecologicamente correto até o passo 9. …
    Mas enfim, se você garante que nunca comeu num prato com gosto de sabão, quem sou eu pra duvidar.

    beijo

  2. Ian disse:

    Lol, I see I am to become the pariah of the washing up community. I can only thank my wife for this much needed insight into the washing up habits of the Irish male! Eu te amo N.

    • Karen disse:

      LOL, I really though it was my boyfriend way to wash, so he knew that I would never let him do the dishes again !
      But I dunno if I am going to get used to it, as you did !
      Worst, my bf is a chef, so I never understood who could he be ok washing dishes like that !!
      This is Ireland!
      LOL

    • nivea disse:

      Te amo também. x

  3. Paula disse:

    Nivea muito obrigada por esclarecer a minha dúvida hahaha o meu bichinho da curiosidade tava me deixando louca. Agora eu entendi o porque das discussoes. Acho q eu tbm nao conseguiria deixar as coisas sem enxaguar, quietinhas secando com a espuminha. Isso só prova que as diferencas culturais vao muito alem do que a gente imagina ne? Mas como vc diz, temos que fazer sacrificios e todo mundo tem que ceder um pouquinho para o bem do casa e da família. E se nao fica gosto de sabao, entao melhor ainda hahaha
    beijo

  4. IngridSouza disse:

    HAHAHHAHA Acho que isso é coisa de Europeu de primeiro mundo, aqui na Holanda, na Alemanha, o povo faz desse mesmo modo… já na Europa do terceiro mundo, digo Hungria, a coisa rola igualzinho no Brasil, haja água pra lavar louça, lavar carro na RUUUUUA (eu jurava que era so no Braza), tomar dois banhos por dia! hahahah

    Beijocas e boa fds!

  5. Daniela disse:

    Nivea, qud morava na Inglaterra, os ingleses faziam do mesmo jeito. Mt interessante como isso pode dominar uma naçao. Na casa de uma amiga q era casada com um ingles, ele é quem fazia questao de lavar a louça tb.

    Nòs aqui em casa, ambos brasileiros, ambos lavamos e ambos sempre reclamamos dessa pia que nunca para de dar cria..

  6. CesarBardo disse:

    Eu também não sei lavar a louça sem gastar milhares de litros de água. Mas confesso que curti essa metodologia (talvez com excessão do finalzinho!) haeheahea

    =D

  7. Kenia disse:

    N. adorei o post.. eh bem assim mesmo…
    soh que na casa da minha sogra e da minha chefe eles nao usam a bucha e sim um paninho… e a gordura vai ficando… ate quando eu lavo tudo com muito sabao e bucha!
    na minha casa o marido jah esta aprendendo a jeito certo (digo, o jeito brasileiro), mas as vezes ainda rolam umas discussoes do tipo “usa mais detergente ai”, ou “usa o outro lado da bucha pra limpar bem”. mas um dia ele aprende!

    bjs!

  8. rita gomes disse:

    Vixi, acho que nunca fui numa casa na irlanda que nao tinha dishwasher entao só as panelas muito grandes eram lavadas assim… mas na host como eu lavava as vezes, fazia do nosso jeito: agua correndo sem dó! ha
    e tbm nunca senti gosto ruim qd comia na casa das pessoas..

    • nivea disse:

      Rita,
      Aqui tem dishwasher tb, mas como somos só os dois a gente evita ligar todos os dias.
      Bjs

      • rita gomes disse:

        ecologico e correto :) como na minha host eram eles, eu e tres criancas a maquiva era ligada umas 3 vezes por dia hehe

  9. Sarah disse:

    Isso é coisa de Europeu pq aqui na Áustria e na Alemanha é igualzinho. Mas eu nao sou tao boazinha como vc nao. Tenho um nojo!!!!
    E até na casa dos outros dou sempre um jeitinho de parar na cozinha soh pra lavar meu pratinho e meu talher, ja que nao da pra levar de casa! Sou chate, ne????

  10. Veneranda disse:

    Nivea,

    Confesso que, se ele existisse, o gosto do sabão seria o que menos me incomodaria. Já a possibilidade de saborear, junto com o prato do dia, uma quantidade infinita (e invísivel) de bactérias do prato do dia anterior, me faria ter um colapso nervoso. Hehehehe
    Prefiro o jeito brazuca de lavar louça, e que o planeta me desculpe! ;)

  11. mariana disse:

    Nivea,
    achei estranhissimo! acho que eu nao aguentaria e lavaria escondido… meu namorado eh irlandes e lava do nosso jeito (o certo, hahaha!)
    ha algumas semanas conheci seu blog e agora tento ler quase todo dia, adoro como vc escreve. boa sorte com o baby!
    Abs,
    Mari (nao repara, to sem acento!)

    • nivea disse:

      Oi Mari,
      Obrigada pela visita! Seu namorado deve estar escondendo o verdadeiro lado irlandês dele! haha
      Bjs

  12. Ernani disse:

    Boa! Vou passar o link adiante. Acho que eu não conseguiria explicar tão bem (muito menos com imagens) esse processo tão…. tão…. diferente.
    bjo

  13. kkkk…achei que era so o meu marido que lavava as loucas assim!!briguei so umas 2 vezes hje tbm n estresso mais,alias a cozinha e a parte onde ele e responsavel :D

    • nivea disse:

      Amanda,
      Não é só seu marido, não!
      bjs

      • ainda bem que vejo que o problema nao e com ele, e sim com esses paises frios…brrr!!Quando eu lavo a louca eu lavo ao nosso jeitinho brasileiro :D essa manha deles de lavar assim so eles entendem…

  14. Felipe disse:

    It works the same way here in Australia!

    I’ve always asksed myself why on earth they had that extra small sink for!!!

    Thanks for the lesson! I won’t use it…

  15. Amabille disse:

    Oi Nivea, nao nos conhecemos (ainda) mas minha sogra te conhece e me passou seu número de telefone para conversarmos (na verdade nao sei sobre o que, acho q é pq estamos “enganchadas” com irlandeses).
    tentei ligar mas o número nao funciona, dai entrei no seu site. E esse negócio da louça me embrulhou o estômago. o meu Eric lava do jeito certo (eheheheh), mas já notei que na casa da minha sogra às vezes tem umas bolhas de sabao remanescentes, agora que vc explicou entendi pq. e acho que essa história de que a água quente vai matar as bactérias é lorota hein… isso só aconteceria se a agua estivesse pelando, mas dai ninguém conseguiria colocar a mao na água pra lavar… ehehhehe, bom espero que uma hora agente consiga se falar. bjos.