Daqui há duas semanas eu entro em licença maternidade. Duas semanas antes da minha data prevista para o parto. Se você levar em consideração o fato de que são grandes a chances de eu ter que esperar ainda mais, essa sendo minha primeira gravidez, vou passar aí pelo menos umas 4, 5, talvez 6 semanas eperando pelo babóg (a não ser que ele puxe o papai e tenha tanto medo de se atrasar que resolva chegar bem antes).
Uma pessoa estressada feito eu, precisa de foco, planos e listas para não terminar louca durante todo esse tempo de espera. Vou descansar muito sim, que sei que isso é importante, aproveitar o silêncio absoluto do meu lar e minha própria companhia. Mas preciso também preencher meu tempo. Livros e livros estão dando sopa por aqui, esperando para serem lidos mas eu queria uma coisa a mais.
Resolvi então rever 10 filmes que eu gosto muito, muito. Passei a semana fazendo a lista, e finalmente ela está prontinha:
1. A Fraternidade é Vermelha (Trois Couleurs: Rouge)
Porque de todas as trilogias do cinema, a das cores (do polonês Krzystof Kieslowski) é a minha preferida. E dos três filmes, esse terceiro é o que mais me comove. Gosto, dentre tantas outras coisas, da fotografia magistral (e vermelha, claro) e da atriz principal, que aliás nunca vi em nenhum outro filme.
2. O Piano (The Piano)
Para rever a cena em que a personagem da Holly Hunter toca na praia, e a personagem da Anna Paquin, ainda menina, dança.
3. Abril Despedaçado
Porque Walter Salles é meu diretor brasileiro preferido e esse é um dos poucos casos em que o filme é melhor do que o livro (que aliás também é muito bom).
4. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain)
Para celebrar todas as pequeninices da vida e desligar a TV um pouquinho mais feliz.
5. Encontros e Desencontros (Lost in Translation)
Para passar horas me perguntando o que será que o Bill Murray sussurra no ouvido na Scarlet Johansson ao som de Just Like Honey, do Jesus and Mary Chain. E para ver de novo o jeito com que ele olha pra ela. Ah, o jeito com que ele olha para ela.
6. The Motorcycle Diaries
Pelo Walter Salles (de novo), a América Latina e aquela inocência revolucionária típica da juventude.
7. A Rede Social (The Social Network)
Porque de todos os melhores filmes do ano passado esse foi o único que eu vi uma vez só. E para lembrar a mãe que eu quero ser.
8. As cinzas de Angela (Angela’s Ashes)
Porque vi há séculos atrás, quando nem a Irlanda, e muito menos Limerick, faziam parte da minha vida.
9. Across the Universe
Porque é visualmente tão perfeito que compensa o roteiro bobo. E pra fazer o meu filho ouvir a trilha sonora que é fantástica (como se ele já não ouvisse os Beatles o tempo inteiro)
10. Apenas Uma Vez (Once)
Porque sempre me lembra o quanto eu amo Dublin e meu começo de namoro com I., como eu falei aqui.
A razão de ter escolhido filmes que eu já vi é porque se não der tempo, paciência.
Aliás, paciência é o que eu mais vou precisar nos próximos dias.
N.
ps. e se der tempo, aceito sugestões para aumentar a lista, levando-se em consideração que o meu gosto para filmes não é lá muito comum.
17 Comments
Ursula
March 20, 2011 at 3:09 pmNi, do lado de cá do oceano, farei companhia à sua reclusa. Estarei também reciclando a vida, a cultura, e as simplicidades. Claro que vou aproveitar sua sugestão. Aproveito para perguntar se vc já leu outra obra do Frank McCourt que eu AMO: Ei, Professor! Uma obra para a vida. Beijos, vamos descansar
nivea
March 23, 2011 at 10:38 pmAmiga, não li nada do Frank McCourt. Mas já coloquei o livro na minha lista de desejos.
Um beijo e espero que vc esteja descansando.
ka smith
March 20, 2011 at 3:36 pmAmiga, não gosto de nada repetido, tenho pavor!
Não leio nem mesmo livros duas vezes, prefiro dormir…
Mas que esses seus dias ociosos sirvam também para visitar as amigas que moram na esquina da sua casa, hun? passeio no pier, chocolate quente e umas trocas de fraldas na Chloe pra vc já entrar no ritmo!
beijooo pancinha querida!
nivea
March 23, 2011 at 10:39 pmEstou sabendo que vc está a ar e água, então que convite é esse pra chocolate quente? 🙂 Anyways, estarei aí para umas aulas práticas de troca de fraldas.
bjs
Ernani
March 20, 2011 at 5:19 pmBoa, mamis!! Tb curto ver o mesmo filme várias vezes. Gosto de todos dessa sua lista. Só não vi Across the Universe… apenas ouvi a trilha. Vou tomar como sugestão pra assistir. Dos que vc escolheu, meus favoritos são Abril Despedaçado e a trilogia Kieslowski. Aliás, acho que gosto igualmente das três cores…
bjo
nivea
March 23, 2011 at 10:40 pmErnani,
Across the Universe é só bonito visualmente, mas tem um roteiro bem fraquinho mesmo.
bjs
Ingrid
March 20, 2011 at 6:22 pmAi minha lista de filmes é infinita, tem aqueles que não me canso de assistir e aqueles que uma vez apenas bastou!
Achei o “Across the Universe” chatinho demais, nem a trilha fantastica ajudou a digerir!
Beijocas e uma FELIZ temporada pré baby! =))
nivea
March 23, 2011 at 10:41 pmIngrid, eu achei chatinho mesmo, mas algumas das criações visuais me chamaram tanto a atenção que eu acabei assistindo mais do que uma vez.
bjs
Ananda Etges
March 20, 2011 at 8:13 pmPara as minhas semanas finais separei uma leitura: “A encantadora de bebês”. Além disso, marido e eu começamos a assistir House desde a 1ª temporada (de novo). Já são duas coisas para passar o tempo.
Mas te confesso uma coisa… o relógio não anda mais. Parei de trabalhar logo no início da gravidez, então já coloquei tudo em dia em casa. Arrumei álbuns de fotografia, arquivos digitais de fotos, editei vídeos das minhas últimas viagens,… Sem falar nas coisas do bebê que estão devidamente organizadas.
De vez em quando eu até bagunço um pouquinho as coisas, só para arrumar tudo de novo #alouca.
Beijos, Ananda.
http://projetodemae.wordpress.com/
nivea
March 23, 2011 at 10:43 pmAnanda,
Já estou lendo A Encantadora de Bebes, aliás acho muito legal.
Rever House é uma ótima idéia. Se não conseguir assistir todas vou retomar a última temporada que eu não assisti até o final.
Bjs
Daniela
March 20, 2011 at 8:22 pmN, eu adoro o filme da Amelie, tenho aqui em casa e ja assisti milhoes e m,ilhoes de vezes. Adorei o filme do facebook, o piano.. talvez por essas coincidencias posso te sugerir alguns. Um estilo Amelie é Pao e Tulipas (filme italiano), Contos de Verao (filme frances), Welcome (frances), Manhattan..se lembrar de mais algum te digo.
bjoss
nivea
March 23, 2011 at 10:44 pmDaniela,
Não vi nenhuma das suas indicações mas tive vontade de ver várias. Vou colocar na lista.
Bjs
Daniela
March 20, 2011 at 8:36 pmah so pra esclarecer, somente o Pao e Tulipas lembra o Amelie, os demais q citei seguem outro padrao.
bjo
Angela
March 22, 2011 at 2:37 amMinha sugestão é qualquer romance com a Audrey Hepburn: meus preferidos são Roman Holiday e Quando Paris alucina. Beijos.
nivea
March 23, 2011 at 10:45 pmAngela.
Tb não assisti nenhum desses. Sugestões anotadas.
Bjs
Leticia
June 2, 2013 at 5:45 amola..
aproveitei a noite tranquila e fui assistir a sua indicação “once” ..lindo filme.. como ha muito eu não via.. adorei ..obrigada pela dica
Nadja
January 6, 2015 at 2:27 pmAcredita que vários dos seus filmes favoritos são também os meus??? Adorei a lista, com o seu gosto ( você deveria fazer uma revisão da lista e ver quais filmes novos entraram) sei que vou adorar os que não vi 😉