Menu
Pretensões e Desabafos

Expectativas { homeschool dias 1 e 2 }

Noite passada Erik não dormiu bem (de novo). Reclamou novamente de estar com medo de um pesadelo que teve há muitos dias atrás (antes das férias foram várias as noites em que ele teve que dormir comigo ou com o Ian, assustado e com dores de estômago), chegou a vomitar e só capotou mesmo tarde da noite, exausto, depois de ter tomado um antialérgico, e na minha cama.

Eu dormi no sofá-cama do escritório (segunda noite consecutiva) porque também não ando muito bem e precisava descansar. Foi até bom, porque quando fico muito agitada, durmo melhor sozinha.

Estou claramente numa das fases do transtorno bipolar (a de ansiedade ou hipomania), uma mistura de agitação mental com incapacidade de focar em qualquer coisa com picos de irritação e tentativas de resolver todos os problemas da vida, da arrumação do armário do banheiro ao conflito do Afeganistão.

Homeschool hoje nem aconteceu, com exceção de 20 minutos (leitura + português no Duoingo) e foi ótimo para trabalhar com a necessidade de adaptar e, principalmente, baixar minhas expectativas. Num dia normal de “escola” ele não teria ido mesmo e teria ficado em casa descansando. Então descansamos e nada mudou.

Não que ontem tenha sido diferente. Um começo de homeschooling confuso. Eu desorganizada das idéias, ele sonolento, acabou que saíram alguns minutos de leitura, uma tentativa frustrada de matemática e alguns minutos no Duolingo praticando português. Tudo solto, sem nexo. Fosse uma aula de escola eu teria saído da sala de aula com a sensação de fracasso (sabe aula não preparada? para mim esse sempre foi um pesadelo porque minha criatividade é toda da preparação e nada do improviso).

Vi acontecer na prática ou que na teoria eu já sabia: nem todo dia vai ser um bom dia e a gente vai seguir fazendo o que dá para ser feito em dado momento e situação.

Essa semana tem só 3 dias e a gente está só no início de uma jornada. Eu nunca fiz homeschooling, nem ele. Além da semana mais curta as manhãs também estão curtas porque Lia está saindo da escola às 11:30 da manhã (até a próxima sexta-feira). De novo, motivos para baixar as expectativas e lembrar que ele não estava fazendo ou aprendendo nada na escola, além de estar muito infeliz, então o pouco feito aqui já é lucro.

Terminei o dia com uma dor de cabeça enorme repetindo o mantra: o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito, o feito é inimigo do perfeito.

Feito.

E ainda bem que o dia terminou.

N.

PS. texto escrito na Quinta-Feira, 02 de Setembro

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

1 Comment

  • Bárbara
    September 6, 2021 at 8:28 pm

    Nivea, te acho MUITO FODA por estar encarando esse desafio do homeschooling. Vai ser foda – nos dois sentidos – e vai dar certo como tem que dar! Se precisar de alguma coisa, desabafar, falar de aula, estou aqui!

    Reply

Leave a Reply