Menu
Blog / Filhos & Família

A rotina (ou falta de) durante a gravidez e férias escolares {beda#9}

Acho que não é segredo para quem me conhece há mais tempo por aqui que eu adoro rotina.

Mais do que isso, sem uma certa estrutura e/ou planejamento eu tenho muitas dificuldades no dia-a-dia. O acúmulo dessas pequenas dificuldades é um dos fatores de risco para a minha saúde mental. Por isso, ainda que as coisas por aqui estejam meio enroladas pelo fato de eu estar grávida (e aproveitando o máximo qualquer oportunidade para descansar) e pelas férias escolares do Erik, a gente acaba seguindo, sim, uma certa rotina.

Manhãs

Ian é o primeiro a levantar às 7 da manhã. Enquanto ele toma banho, normalmente, Erik aparece no nosso quarto (já falando pelos cotovelos). Os dois descem juntos para tomar café-da-manhã e quando Ian sai Erik tem permissão para jogar video-game.

Eu fico na cama até Elena acordar, o que normamente acontece antes das 8 da manhã (mas pode ser bem mais tarde; nesse caso eu levanto antes e aproveito para ir arrumando o quarto). Depois descemos e tomamos café-da-manhã juntas.

Depois do café Erik e Elena brincam juntos ou assistem TV na sala enquanto eu arrumo a cozinha e o quarto.

Quando eu termino brinco com os dois.

Por volta das 10 eu subo com a Elena enquanto Erik brinca sozinho (sem TV ou video-game). Me arrumo rapidamente enquanto ela toma banho e é um tempo só para eu e ela. Conversamos, cantamos e brincamos e na sequencia ela dorme pelo resto da manhã.

Depois é a vez do Erik, dou banho (ou melhor, supervisiono) e deixo que ele brinque na banheira enquanto conversamos.

Essa coisa de banho matinal é novidade aqui em casa e foi um jeito que eu encontrei de dar atenção individual para cada um deles ao mesmo tempo em que evito o “horário de pico”, aquele de dar jantar e arrumar para a cama, que é o mais cansativo do dia e o que estou com menos paciência.

Almoço com o Erik e já preparo algo para Elena comer ao acordar.

No final da manhã volto a ligar a TV e Erik assiste enquanto eu faço alguma tarefa de casa: aspirador, limpar os banheiros, passar roupa, e etc. Programo sempre uma atividade por dia.

Tardes

Há 6 meses temos uma au-pair, a Olivia, vivendo com a gente e trabalhando no período da tarde (estou devendo um post sobre isso faz tempo e vai sair em breve), o que facilita a minha vida, e consequentemente a da família toda, em uns 250%.

Ela cuida deles enquanto eu cuido de mim.

Aproveito esse horário para tomar banho com calma, para fazer qualquer coisa que precise ser feita na rua, para me exercitar, para descansar se estiver precisando, para meditar, ou simplesmente ler e escrever.

Noites

Às 18h termina o dia de trabalho da Olivia e as crianças normalmente já jantaram ou estão esperando para jantar.

Se o Ian chega em casa no horário normal, por volta das 19h, ele brinca com o Erik e a Elena enquanto eu deixo o nosso jantar pronto. Durante a semana é sempre algo muito fácil e rápido, semi-pronto ou já congelado por mim antes (se for algo que dê mais trabalho eu já faço pela manhã).

Nos revezamos para colocá-los na cama. Erik até ameaça reclamar mas não chega a dar trabalho. Escovamos os dentes, colocamos um pijama e ele ganha uma estória. Elena é mais de lua, às vezes dorme fácil e outras acaba voltando para a sala com a gente onde fica até bem mais tarde. Ao contrário do Erik, nunca sabemos que horas ela vai dormir ou acordar.

Com as crianças na cama nós jantamos e assistimos TV.

Depois Ian acaba trabalhando na frente do computador enquanto eu arrumo a louça na lavadora e dou uma última geral na cozinha.

O que acontece no resto da noite depende sempre do quão cansado estamos ou se o Ian precisa ou não trabalhar. Às vezes assistimos alguma série de TV (os filmes ficam sempre para os finais de semana), às vezes subimos juntos e às vezes ele acabando trabalhando até mais tarde enquanto eu leio na cama.

***

 

Por enquanto tem sido assim, e assim seguimos por mais 3 semanas até a volta às aulas.

Confesso que não tenho a menor pressa para isso acontecer porque esse negócio de ficar na cama até mais tarde, de levantar sem pressa, tomar café-da-manhã de pijama não tem sido nada ruim, não.

Pena que acaba, né?

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

4 Comments

  • Andreia
    August 10, 2016 at 3:07 am

    E com o novo baby: bye bye rotina.

    Reply
  • Grace
    August 22, 2016 at 8:49 pm

    Ni,
    tudo bem com vocês?

    Reply

Leave a Reply