Menu
Filhos & Família

A day in the life {intro}

Faz tempo muita gente me pergunta como eu me organizo para cuidar dos filhos, da casa, do marido e de mim mesma. Faz tempo estou para escrever a respeito. Faz tempo que o post está pela metade. Faz tempo sempre aparece outra coisa para fazer.

Daí resolvi dividir para conquistar, ou seja, o que era um post só –  por motivo de ter ficado maior do que muito trabalho de conclusão de curso por aí – vai virar uma série de três: manhãs, tardes e noites. Minha primeira trilogia, gente!

Espero terminar até setembro, porque aí meu bem, a coisa vai ter que mudar de novo por aqui. Erik começa a escola de “meninos grandes” e a rotina que hoje eu domino não vai servir mais. Eu vou ficar louca no inicio, vou chorar, mas vou me adaptar novamente e vai passar. Só que isso é outra história e outro post.

Aí, enquanto eu escrevia isso aqui que era para ser só uma introdução ao primeiro post da série { manhãs } eu resolvi que era melhor escrever um pré-post. Entendeu? Não, porque eu penso mais rápido que escrevo, eu sei. Seguinte, em algum momento nas próximas semanas (ou meses, nunca se sabe) eu vou publicar os outros três posts sobre a minha rotina. Antes disso, achei legal explicar algumas coisas. Em tópicos que é para o post sobre organização ficar mais organizado. Ou seja, a série de três acaba de virar uma série de quatro. Adeus minha primeira trilogia.

1) Eu gosto de fazer faxina. Mas gosto de fazer com tempo e tempo ultimamente eu não tenho muito. O pouco que eu tenho é sempre com as duas crianças por perto, o que impossibilita limpar uma casa de verdade, ou nos finais-de-semana, quando eu teria que abrir mão de tempo com a família. Se pudesse pagaria uma faxineira semanalmente, mas também não posso (não pagando um pouco a mais, como eu faço). A solução para isso foi arrumar uma faxineira duas vezes por mês. Portanto no dia a dia não faço nada pesado. Mantenho a cozinha e os banheiros limpos, passo aspirador de pó e vou dando aquela enganada básica (limpando o que precisa). No começo me sentia culpada com o dinheiro gasto por mês mas hoje eu vejo como um investimento: fico em paz sabendo que a casa vai ser limpa sem que eu me mate ou sacrifique meus finais-de-semana e uso esse tempo com outras coisas que são importantes para o meu bem-estar. Casa limpa, consciência limpa, todos felizes.

2) Meu marido tem as mesmas obrigações que eu assim que põe os pés em casa. Nas semanas em que a faxineira não vem a gente divide as tarefas para dar conta de tudo. Se ele precisar de uma camisa e ela estiver no cesto para passar, por exemplo, ele mesmo passa. Se eu estiver cansada à noite ele assume a cozinha e os filhos. Além disso ele cozinha um dia na semana (ou mais se eu precisar) e aos sábados e domingos. Quanto aos cuidados com Erik e Elena, também não há nada que ele não faça: banhos, fraldas, mamadeiras, colocar para dormir, acordar à noite, alimentar e todo o resto. Não precisa mandar fazer, não precisa fazer lista. Ele sabe exatamente o que os filhos precisam e como atendê-los. Nunca precisei ligar para saber se já tinham comido, ou se ele lembrou de dar o remédio.

3) Quando a gente cozinha, faz sempre uma receita dobrada. O que sobra vai para o freezer, etiquetado, para ser usado durante a semana, o que me poupa de fazer jantar todos os dias. Tenho no freezer também coisas básicas, como filés de frango embalados individualmente, filés de peixe, pacotes com frutos do mar e camarões, carne moída (de vaca, peru, porco e carneiro) porções de arroz e feijão, legumes e frutas congeladas. Por isso durante a semana os jantares são sempre rápidos, nada que leve mais do que alguns minutos para ser feito. Todas as semanas eu tiro dois dias para cozinhar algo que dê mais trabalho, que renda bastante e vá para o freezer: feijoada para o Erik; sopas para mim; bolonhesa ou carne de panela para os próximos jantares.

4) Faço as compras de supermercado online. Sempre aos sábados. Começo fazendo o menu da semana, faço a lista de compras (mantenho sempre uma lista atualizada do que está faltando) e já vou direto para o site que mantém uma lista com os itens que eu compro normalmente. Tudo é entregue no domingo. Durante a semana só preciso passar no mercado se eu tiver esquecido alguma coisa, o que é raro. Além disso não perco tempo pensando no que fazer para o jantar.

5) Fico com meu celular sempre por perto mas desliguei todas as notificações de redes sociais. Acredite, isso faz com que o meu tempo renda muito mais sem eu ter que parar para olhar a tela do aparelho a cada vez que ele apita. Mesmo assim ainda gostaria de usar menos o telefone e tenho trabalhado nisso.

6) Assisto televisão durante o dia (ironicamente comecei a assistir novela depois que sai do Brasil), mas assisto na cozinha enquanto estou fazendo outras coisas como cozinhar, limpar ou passar roupa. Já os livros ficam só para à noite porque não consigo ler sem interrupções infinitas, o que me irrita. Se tiver um tempinho sobrando (enquanto Elena mama, por exemplo) dou uma olhada numa revista ou no iPad (tenho assinatura digital de 4 revistas brasileiras mas só leio uma, as outras só mesmo uma olhadela rápida).

7) Para me organizar tenho pendurados na cozinha: um calendário com espaço para anotar compromissos; um quadro branco (com o calendário da coleta seletiva de lixo e outros lembretes) para anotar o que tem no freezer, por exemplo, e coisas que eu gostaria que o marido resolvesse para mim (trocar uma lâmpada mais alta, subir no sótão, consertar algo) e um quadrinho com o menu da semana/lista de compras [foto acima]. Também uso um aplicativo para iPad e celular (mas uso só no Ipad) com uma lista de coisas que eu preciso fazer (desde arrumar os armários, até fazer passaporte para as crianças), assim eu não esqueço de nada importante. Sempre começou e termino o dia, olhando e atualizando essa lista.

8) Antes de ir para a cama à noite eu deixo a casa toda arrumada, para evitar que a bagunça acumule. Não importa o horário, eu ou o marido, ou ainda os dois juntos, damos uma geral nos brinquedos espalhados, a louça vai para a máquina, roupa suja idem, fogão e pia são limpos. Já deixo também o carrinho da Elena e do Erik, a mochila dele e a bolsa dela, tudo arrumadinho para a manhã seguinte, assim como separo as roupas para nós três.

9) Uso sim um pouco de TV ou de iPad para fazer o Erik parar quieto alguns minutos enquanto eu tenho que fazer o jantar, ou dar banho na Elena, por exemplo, sempre com moderação. Também incentivo sempre que ele passe alguns momentos do dia brincando sozinho.

10) Eu acordo muito cedo, durmo tarde e não gosto disso. Tenho tentado muito ultimamente ir para a cama um pouco mais cedo para conseguir dormir mais do que as 6 horas de costume porque conforme a semana vai avançando eu vou me sentindo cada vez mais cansada.

Tudo isso faz com que o meu dia-a-dia seja mais fácil, o que não quer dizer que eles sejam de propaganda de margarina.

Hoje por exemplo, ironicamente, o caos impera por aqui. Elena chora há horas e horas (agora está no sling enquanto eu escrevo de pé, balançando), Erik destroi a casa (tem dias que ele está especialmente atacado) e a pilha de louça suja na pia está muito maior do que a minha paciência. Ou seja, TUDO o que eu queria fazer hoje a tarde não deu certo e vai ficar para amanhã.

Em dias assim, eu respiro fundo e repito o mantra da maternidade: vai passar… vai passar…. vai passar…  E continuo balançando uma enquanto socorro o outro do fogo na bunda que caiu de cima de algum móvel da sala enquanto fazia o que não devia.

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

24 Comments

  • Rejane
    May 19, 2015 at 5:37 pm

    Olá, Nívea! Não vou comentar sua rotina, sua trilogia ou tetralogia, e sim, dizer que sou fã do seu jeito de escrever: inteligente, coerente, coeso e principalmente muito divertido! Um abraço

    Reply
  • Célia
    May 19, 2015 at 6:43 pm

    Muito bom…pode escrever sua trilogia ou sua quadrologia…escreve que adoro te ler….Um beijo! 🙂

    Reply
  • Jane
    May 19, 2015 at 6:44 pm

    Bem, eu sou aquela que é mãe de uma filha que mora em Dublin, e graças ao seu blog ano passado, nos orientamos como seria o tratamento na maternidade local entre outras coisas 🙂
    Continuo te acompanhando daqui do BR e me divirto enquanto vc. vive a experiência novamente da maternidade com a Elena. Amo seu Erik !!!
    Um beijo, e sucesso em sua rotina !
    Dois beijos no Erik e dois na pequena E

    Reply
  • Bibi
    May 19, 2015 at 9:21 pm

    Excelente!!!!!
    Se a tua vida é um comercial de margarina(ou parece ser) é porque vc tenta fazer de tudo pra isso acontecer.
    Confesso que sou um pouco assim. Tento organizar tudo e minha maior satisfação é, à noite, desligar as luzes com todos dormindo, tudo limpinho e no lugar. tudo ajeitado para o outro dia. Assim me sinto melhor.
    Mas também preciso contar que sou um trator. Enquanto estou fazendo algo, não gosto de interrupções. Não me importo em fazer, desde que não atrapalhem. E disso não gosto em mim.
    Sou sua fã… escreve mais aí pra eu me inspirar… hehehe
    Bjoo em vcs!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 20, 2015 at 9:56 am

      Bibi, eu também sou assim. Ter que parar o que estou fazendo quase me enlouquece, mas estou tentando melhorar já que com criança não tem outro jeito. x

      Reply
  • Adriana G.
    May 20, 2015 at 1:46 am

    Oi, Nivea!! Muito obrigada por este post (e pela promessa dos próximos…)! Faço parte do grupo que tenta entender o mistério da multiplicação das horas que você faz, e hoje comecei a desvendar esse enigma… rs… Já vou adotar algumas dicas a partir desta noite e amanhã mesmo vou providenciar um quadrinho como o da foto, que adorei! Agradeço, mais uma vez, sua generosidade em dividir conosco seus dias e sua intimidade. Esteja certa de que, com isso, inspira e ajuda muita gente! Um grande beijo!!

    Reply
  • Nivea Sorensen
    May 20, 2015 at 9:56 am

    Oi Adriana, obrigada! x

    Reply
  • Thais
    May 20, 2015 at 10:13 am

    Recentemente eu deixei minhas nóias de lado e aceitei ter uma faxineira por 3 hrs toda semana para fazer o mais pesado, porque além das 2 filhas, marido, eu mesma, trabalho voluntário, PTA ainda tenho o trabalho full-time de 35 horas no mínimo por semana. Aí não teve jeito, ou era faxineira ou perder nosso fim de semana. Ainda não sei como vai ser minha vida pessoal/profissional nos EUA, mas mesmo se eu não for trabalhar ou estudar vou continuar com faxineira. Ainda mais porque tudo lá me parece ser exagerado! Uma casa normal de 4 quartos lá tem de 300 a 400 metros quadrados, enquanto uma casa de 4 quartos aqui tem de 100 a 200. Socorro.

    Organização é tudo, eu não entendo como as pessoas conseguem viver sem listas e planejamento hehe.

    Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 20, 2015 at 11:27 am

      Pois é, meu trabalho full-time são eles e realmente não dá para fazer tudo, né? O jeito é mesmo se organizar e delegar. xxx

      Reply
  • Paula Oliveira
    May 20, 2015 at 11:47 am

    Só com muita organização mesmo pra conseguir dar conta de tudo. E que bom que seu marido é tão companheiro e consciente.
    Beijo nos quatro.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 21, 2015 at 8:16 am

      Paula, não sei o que fazem as mulheres cujos maridos são diferentes. x

      Reply
  • Natália
    May 20, 2015 at 12:50 pm

    Sou sua fã! Quando eu crescer (leia-se, quando eu for mãe pela segunda vez), quero ser igual a vc!
    Bjs

    Reply
  • Bárbara Hernandes
    May 20, 2015 at 11:24 pm

    Já preciso ler os próximos pra aprender mais! 🙂

    Aqui eu e o R. também fazemos menu da semana e quando vamos fazer compras, já compramos as coisas necessárias para os jantares da semana. Só não temos o hábito de congelar as coisas porque eu pelo menos ainda tenho muitas dúvidas em relação à isso…. tipo, como fazer, como descongelar, se pode congelar qualquer coisa, se pode congelar, descongelar e congelar de novo, etc….

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 21, 2015 at 8:19 am

      Quase tudo pode congelar, Bárbara. Tem umas listas por aí para saber o que não pode, mas eu vou testando e aprendendo. Arroz, por exemplo, dizem que não pode mas eu sempre congelo e fica ótimo. O jeito certo de descongelar é sempre tirando do freezer para a geladeira de um dia para o outro mas eu confesso que se não lembro de fazer isso, deixo descongelando fora mesmo, ou uso o microondas se não tiver tempo. A única coisa que não pode de jeito nenhum é voltar a congelar algo que já tinha sido congelado. Por isso tem sempre que congelar porções pequenas. x

      Reply
  • Patricia
    May 21, 2015 at 2:25 am

    Você é inspiração, queria tanto ser sua amiga rs (me abraça) e continua a dividir suas intimidades de organização para ajudar nessa luta diaria,,,bjus

    Reply
  • Nivea Sorensen
    May 21, 2015 at 8:20 am

    Ah, obrigada, Patrícia x

    Reply
  • Marcela
    May 21, 2015 at 10:42 am

    Nivea, amei esse post, você não faz ideia! Eu odeio fazer jantar e essa sua ideia de fazer mais porções e congelar é uma maravilha. Vou por em prática e adeus ficar na cozinha todo dia, gosto de cozinha só pra fazer bolo, hehe. Já estou vendo que vou adorar esses posts sobre organização, adoro o assunto.

    beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 4, 2015 at 10:16 am

      Marcela, se você tem um freezer essa é mesmo a solução. Eu não viveria sem um. x

      Reply
  • Nicole Godoy
    May 22, 2015 at 2:27 pm

    Teus posts são pura literatura! <3

    Reply
  • Nivea Sorensen
    June 4, 2015 at 10:16 am

    Ah, obrigada querida x

    Reply

Leave a Reply