Menu
Livros

Amélia Letrada 2015 {Janeiro & Fevereiro}

Dois em um porque eu comecei o ano bem devagar, lendo um livro em Janeiro e outro em Fevereiro…

***


450779The Hound of Death – Agatha Christie
(O Cão da Morte)

Para quem não sabe estou comprando e lendo (ou relendo) todos os livros da Agatha Christie na ordem em que foram publicados. Como quero ter a coleção toda em casa compro sempre os exemplares da mesma editora, com capas que seguem o mesmo padrão (e que são lindas).

Quando procurei  The Hound of Death percebi que não era fácil de encontrar, principalmente com a capa que eu queria. Encontrei pela Amazon mas acabei não comprando porque o preço da entrega era muito maior do que o preço do livro em si e resolvi esperar. Como queria ler o livro para dar continuidade no projeto de ler todos em ordem acabei comprando o meu exemplar usado num sebo, com uma capa diferente mesmo (ainda quero comprar essa da foto para minha coleção).

A razão para isso é que o livro não faz parte dos títulos mais famosas da autora. Aliás, nem parece ter sido escrito por ela, já que não são estórias de assassinato. The Hound of Death é uma coletânea de 12 contos sobrenaturais à lá Edgar Allan Poe.

Confesso que a princípio estranhei tanto que enrolei mais de um mês para conseguir finalmente engatar e me encontrar na leitura. O primeiro conto, que dá título a obra, então, não cheguei nem a entender direito dado meu desinteresse. Depois o livro até melhora, mas ainda assim não convence.


11250053Snow Child – Eowyn Ivey
(não econtrei título para ele em português)

“Alaska, 1920. Um casal atormentado pela perda de seu único filho (nascido sem vida) há muitos anos atrás se muda para uma fazenda isolada de tudo e de todos em busca de um recomeço. Um dia, na primeira tempestade de neve do inverno, resolvem criar um boneco de neve. No dia seguinte o boneco desaparece mas da floresta surge uma criança que passa a fazer parte da vida do casal.”

O livro faz parte da minha coleção há bastante tempo, comprado ou ganhado (não me lembro) depois de eu ter lido algumas resenhas positivas na época do lançamento.

Honestamente, não me agradou. Também demorei muito tempo para ler, meio perdida na narrativa um pouco arrastada da autora. Simpatizei muito com os personagens principais, o casal Jack e Mabel e com o sofrimento dos dois. A solidão, a escuridão, o isolamento, a falta de um filho e de comunicação entre os dois, tudo chegou a me comover. A história da criança, que não se sabe ao certo se é real ou se faz parte da imaginação deles, é que não me convenceu. A mistura de conto de fadas com realidade muito menos. No fundo acho que se a autora tivesse escolhido um único caminho teria sido mais feliz.

Vale dizer que eu pareço ser exceção já que as resenhas de sites de literatura são bastante positivas.

***

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

10 Comments

  • Bijou
    March 6, 2015 at 5:07 am

    Legais os livros, parecem interessantes. Eu tô com vergonha, estamos em março e até hoje não consegui terminar nenhum dos livros que comecei a ler (tentei A Guerra dos Tronos vol. 3 mas só cheguei até mais ou menos a metade, tentei a biografia do David Bowie mas o começo é tão enrolado que não consegui sair dali e tentei a biografia dos Smiths, mas parei mais ou menos na página 100). Agora tô lendo Doutor Sono, a continuação do Iluminado, do Stephen King. Amo esse autor, leio tudo que sai dele. Acho que esse livro eu consigo terminar, o problema é que passo o dia cuidando da minha filha, quando ela vai dormir é que eu tenho tempo de cuidar da casa e quando eu finalmente me deito (lá pela 1h da madrugada) só consigo ler umas 3 páginas e capoto de sono. rsrs

    Beijos!
    http://www.baudabijou.com.br

    Reply
    • Nivea Sorensen
      March 13, 2015 at 7:05 pm

      Bijou, não dá para fazer nada enquanto você cuida dela? x

      Reply
  • Helena
    March 6, 2015 at 7:00 pm

    Uau, que empreitada. Li muitos livros da Agatha Christie, nem sei quantos, mas quase uns 20. Meu irmão tinha uma coleção que saiu nas bancas aqui nos anos 80 e li os que ele tinha – só os do Poirot.
    Deu até vontade!
    beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      March 13, 2015 at 7:05 pm

      Helena, eu li muitos dessa coleção de banca na adolescência x

      Reply
  • Thata Tagarela
    March 10, 2015 at 11:56 am

    Nossa, eu AMO Agatha Christie. Minha mãe é fã e tem uns 10 livros dela. Aí eu li todos quando era adolescente. Preciso reler. Depois fala quais você gostou mais. Me lembro vagamente de algumas histórias.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      March 13, 2015 at 7:06 pm

      Thata, o Caso dos Dez Negrinhos sempre foi meu preferido x

      Reply
  • Thata Tagarela
    March 10, 2015 at 11:57 am

    Ps. esses dois eu não li, mas pelo que vc falou é melhor nem comprar né

    Reply
  • Camila Lima
    March 11, 2015 at 6:05 pm

    Oh god! Acabou? hahaha
    Eu li o blog todo de cabo a rabo, tudo em sei lá, uma semana e meia… (tenho essa mania de ler do primeiro ao último post se gosto de um blog)
    Fiquei e fico fascinada pelo jeito como você escreve, como a gente se sente dentro da sua vida mesmo que sem nunca ter ouvido falar de você antes…
    Me vi em muitas das situações, não quero filhos e pretendo não querer por algum tempo ainda, leio muito, Agatha desde pequena (Os três ratos cegos e Um brinde de cianureto marcaram minha infância), aprendi inglês sozinha, frequento as aulas hoje só pela gramática…
    Odeio o calor, planejo acabar a faculdade e fazer intercâmbio em Dublim, escrevo um blog sem pretensão de publicar, comecei a pouco e já movi muitos textos para o modo privado apenas para que eu pudesse lê-los no futuro.
    Bom, obrigada por dividir sua vida com quem você não conhece, me deu muito o que pensar e me fez ver e encarar a depressão de uma forma completamente diferente do que eu pensava, me fez chorar algumas vezes e rir outras tantas.
    Prazer, Camila Lima! 😀

    Reply
    • Nivea Sorensen
      March 19, 2015 at 5:17 pm

      Ai, Camila! Que delícia de comentário. Sério que você leu tudo? Nem eu tenho muita coragem de voltar lá atrás. Um beijo grande para você x

      Reply

Leave a Reply