Menu
Gravidez

25 semanas. Menino ou menina?

Screen Shot 2014-10-21 at 15.48.03

Bebê couve-flor segue sem sexo definido. Ou melhor, tem sexo definido, a gente é que não sabe o que é.

Essa decisão de não saber o sexo foi tomada lá atrás, quando eu ainda estava grávida do E. Naquela época eu tratei a gravidez com um certo egoísmo, achando que a última palavra tinha que ser minha e fazendo as coisas do meu jeito. Desde a escolha do momento de engravidar, passando pela de contar a novidade assim que descobrimos, até a ultra feita para descobrir o sexo com 16 semanas, foi tudo do jeito que eu quis não levando muito em consideração os costumes locais e a opinião do I., que vale dizer, sempre me apoiou apesar de não concordar com tudo.

Por ele, por exemplo, a gente teria descoberto os sexo só na hora do parto, como a grande parte das pessoas fazem por aqui. Como a gente desde sempre queria ter mais de um filho mesmo eu concordei que na gravidez seguinte faria a vontade dele.

No fundo nem precisaríamos ter combinado nada disso antes porque desde a primeira gravidez até essa daqui, eu mudei de opnião quanto a praticamente tudo que se refere a gestação e parto.

Hoje posso dizer que a a decisão de esperar é tanto minha quanto dele. Por um lado eu me sinto cada vez mais inserida nos costumes locais e eles fazem mais sentido para mim do que os costumes brasileiros. Me sinto super confortável com o pré-natal feito aqui, com os cuidados oferecidos pelas parteiras, com a idéia de que cesárea é uma cirurgia de emergência e não uma via de parto simplesmente, e que a surpresa de descobrir o sexo na hora do nascimento pode ser muito especial.

3b9f8e6c8659b2af55356320a96ed710

Por outro lado tem o fato de que não saber é em si uma novidade e eu estou a-do-ran-do. Não acho que isso, ou o fato de ainda não ter nome, impeça que eu me conecte com o bebê. É meu filho, cresce dentro de mim e eu não preciso de mais nada para amar desde já.

A reação das pessoas é sempre parecida, dependo da nacionalidade. Brasileiros acham estranho, já os irlandeses nem perguntam. No meu grupo de yoga, por exemplo, somos cerca de 12 gestantes e ninguém sabe o sexo do bebê. Cada vez que uma entra em trabalho de parto a gente espera uma mensagem para saber se nasceu um menino ou menina, e qual o nome.

Não tenho palpites sobre o que é, ou melhor, tenho mas eles mudam de semana para semana. Já me convenci que era menina, depois que era menino, voltei a acreditar que era menina e agora já até cansei de tentar adivinhar. Sonhei com o bebê três vezes, da primeira era um menino (tinha acabado de nascer), da segunda vez era uma menina (e já tinha alguns dias de vida). No meu último sonho fazíamos um exame e o médico contava que era uma menina.

Preferências eu também tenho e por sorte elas também vão se modificando. Não me vejo muito como mãe de menina, mas é claro que gostaria de passar por essa experiência, principalmente se levar em conta que não devo engravidar novamente. Por outro lado um menino facilitaria as coisas para gente, mas será que eu estou preparada para viver para sempre entre homens?

O que não muda é que esse bebê é muito querido, muito esperado e a gente só quer mesmo que ele chegue na sua hora, cheio de saúde e uma pitada de fogo na fralda para gente não estranhar.

Agora se você arrisca um palpite, solta que eu tô curiosa.

N.

PS. mas para frente  rola um bolão.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

41 Comments

  • Ricardo
    October 21, 2014 at 4:50 pm

    Uma menina de cabelo vermelho e muito fogo na fralda!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:24 am

      Além do sexo ainda tem o mistério do cabelo, né? x

      Reply
  • Manu Maia
    October 21, 2014 at 5:01 pm

    Tbm acho q è uma menina, Nivea.
    Ontem sonhei que estava costurando um presentinho handmade, porque tinha lido no computador que alguèm estava esperando uma menina, mas nao conseguia ver o nome da pessoa, e hoje leio teu post… (queria ter sonhado com os numeros da loteria) Ahahah! =D

    Mas o importante ele(a) jà tem, toooodo esse amor, e è isso que importa.
    Beijo

    PS: BTW o presentinho handmade eu quero mesmo fazer viu! Quando tiver mais perto, te mando um email. Posso?

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:25 am

      Se pode, Manu? Vou amar um presentinho handmade vindo de você. Obrigada x

      Reply
  • Bibi
    October 21, 2014 at 5:02 pm

    Ah, não sei mesmo. Eu sou péssima em palpites. Então, vou ficar na expectativa.
    Acho que do segundo, eu também não teria tanta vontade de saber… ia fazer as coisas com mais calma.
    O importante é mesmo estar tuuudo bem!
    Bjoka em vcs!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:27 am

      Bibi, acho que a calma é mais comum depois da primeira gestação, né? x

      Reply
  • Mi
    October 21, 2014 at 5:19 pm

    Aqui a maioria quer saber o sexo do bebe para poder decorar tudo e ja planejar com antecedencia. Alemaes nao gostam de surpresas haha eu tb sou a impaciencia em pessoa. Com a milena so descobrimos la pela 23a semana q era menina..e so entao começamos a pensar em nomes. Agora ja temos uma ideia do sexo mas ainda nao esta 100% confirmada. So mes q vem. E estou louca pra saber definitivamente. Nos queriamos desde o começo outra menina. De for menino tb estamos contente, eh claro. Mas como vc disse: nao me vejo como mae de menino! Hehe tudo tem seu lado positivo e negativo.o importante eh q venha com saude. Bjs!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:28 am

      Mi, eu já tinha te dado os parabéns pela gravidez? Parabéns!! x

      Reply
  • Ana Luísa
    October 21, 2014 at 6:32 pm

    Eu sou uma das pessoas mais curiosas que conheço e confesso que entrei no seu blog correndo quando vi o título do post, doida para você ter contado o sexo, veja! HAHAHA. Embora eu imagine que jamais conseguiria aguentar a gravidez nessa dúvida, acho lindo quem consegue! Deve ser uma emoção na hora. E eu amo descobertas de sexo, porque é sempre emocionante! Tanto para um lado, quanto para o outro, tipo, não existe notícia ruim, é sempre uma alegria *_*.
    Vou arriscar um palpite totalmente infundado: Eu acho que é outro menininho. Mas devo estar totalmente tendenciosa, só porque você postou uma foto no insta, acho que da sala bagunçada, e colocou que tava se acostumando a viver com 3 homens. Aí eu acho que levei a sério, hahaha.
    E:::: ” uma pitada de fogo na fralda para gente não estranhar.” Achei fofo demais <3

    Beijos!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:30 am

      Ana, eu acho que a gente fica mais curiosa com a gravidez alheia, acredite. Toda vez que vejo uma amiga ou conhecida grávida quero saber o que é! x

      Reply
  • Juliana
    October 21, 2014 at 7:17 pm

    Nivea! Admiro quem sabe esperar…rs
    Por aqui estou de 29 semanas, e fizemos sexagem fetal com 8… este é meu primeiro bebe, e além do fato que iamos viajar para fazer o enxoval, sou muito ansiosa e curiosa! Achei que foi importante para me conectar com o bebe… mas tbm, se esperasse um pouco mais acho que ia me conectar de qq jeito… hj penso que a barriga e os chutes conectam muito mais do que simplesmente chamar o bebe pelo nome!
    Mas enfim, seja menininha ou menininho, o amor é o mesmo!
    Que seu novo bebe tenha muita saúde e seja tão lindo ou linda, qto o irmão mais velho! =)
    beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:32 am

      Juliana,
      Se foi importante para você se conectar, acho ótimo. O que é legal para mim não é legal para todo mundo e que bom que é assim, né? Mas eu confesso que jamais faria uma sexagem fetal, mesmo que quisesse saber o sexo teria esperado ver num ultrasom. Um beijo e boa gravidez para você x

      Reply
  • Paula Oliveira
    October 21, 2014 at 8:25 pm

    vish, eu, brasileira que sou, acho que estou mais curiosa que vc. rs.
    mas tô apostando numa ruivinha de fogo na frauda.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:33 am

      Paula, eu tenho certeza que está todo mundo mais curioso que eu x

      Reply
  • Paula Oliveira
    October 21, 2014 at 8:27 pm

    oops, fralda*

    Reply
  • Alessandra Mosquera
    October 21, 2014 at 9:04 pm

    Eu também acho que é menina! Sempre achei, desde que você disse que estava grávida naquela foto do E. escutando a sua barriga com estetoscópio de brinquedo.
    E eu acho que os irlandeses estão certos. Minha irmã não quis saber os sexos dos meus sobrinhos antes de nascerem e foi tão mágico. Mas quando eu engravidei, l meu marido disse que queria saber e acabei entrando na dele. Para a próxima, eu gostaria não saber. É muito mais legal, sim.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:38 am

      Que curioso, Alessandra. Normalmente são os pais que não querem saber, não é? Aí na Espanha é comum não saber? x

      Reply
  • Bárbara Hernandes
    October 21, 2014 at 9:49 pm

    Acho a surpresa algo sensacional, bonito mesmo, mas não sei se eu conseguiria passar 9 meses na curiosidade – talvez numa segunda gravidez, como é o seu caso. Eu ACHO que é menino, mas é puro achismo mesmo, porque não tem como saber, né? Formato da barriga, sonhos, são só especulações… o importante é que venha com saúde! 🙂

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:43 am

      Bárbara, eu acho que mesmo que tivesse engravidado nessa altura da vida teria optado pela surpresa x

      Reply
  • Zulmira
    October 22, 2014 at 12:12 am

    Vou abrir o meu coração. Acho esquisito chamarem pelo nome um bebê que ainda não nasceu. Tipo, “a Vanessinha vai nascer em abril”, “O Luquinha já ganhou uma camiseta do Palmeiras” e por aí vai. Mas quem sou eu pra dar palpite na vida alheia?
    (Só acho esquisito.) P.S.: acho que vai ser menininha do cabelinho vermelho 🙂

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:44 am

      Ai Zulmira, eu também acho, viu? Mas concordo com você, é só o que eu acho. x

      Reply
  • Camila Novais
    October 22, 2014 at 1:15 am

    MeninA 🙂

    xx

    Reply
  • Cintia Romano
    October 22, 2014 at 10:50 am

    Eu acho que é um meninO! Achismo total também 🙂

    No meu próximo bebê também quero fazer tudo diferente, na primeira gravidez fiz sexagem fetal, estava muito curiosa… mas quando engravidar de novo quero vivenciar a surpresa também!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 11:45 am

      Cintia, eu tenho curtido muito a surpresa x

      Reply
  • Veneranda
    October 22, 2014 at 4:28 pm

    Soube o sexo dos meus meninos nas duas gestações. Nem pensei na possibilidade de não saber (a não ser que não desse mesmo pra ver), mas hoje passado tanto tempo talvez eu fizesse diferente apenas para saber como é não saber e ter a surpresa na hora.
    Quanto ao chute… bom, aposto numa menina… de cabelinho e escuro e bem tranquilinha…geralmente é assim… quando um vem muito danado o outro é mais calmo… rsrs
    De qualquer forma, que venha com saúde e que encha de alegria a vida de vocês!
    Bjs

    Reply
  • Natália
    October 22, 2014 at 6:12 pm

    Eu também toparia a expectativa de só descobrir o sexo do bebê no nascimento. Mas APENAS numa segunda gestação. A primeira tem toda aquela ansiedade, a gente quer saber como nosso corpo vai mudar, quer escolher logo o nome, fazer enxoval personalizado! De segunda, nosso coração já está mais tranquilo e a gente já sabe mais ou menos o caminho que vai percorrer.
    Mas eu eu desejo a vc uma menininha pra vc saber a delícia que é enfeitar uma boneca, perceber mais delicadeza e desenvoltura e se apaixonar pelo vínculo que ela vai desenvolver com vcs. Apenas “achismos” de mãe de filha única.
    Bjs

    Reply
  • Liza
    October 25, 2014 at 3:22 pm

    Nivea outro dia estava falando isso com umas amigas, na proxima gravidez nao quero saber o sexo. Quero surpresa total, espero nao mudar de ideia ate la.

    Eu acho que vem um irmaozinho pro E. (se eu acertar ganho cupcakes?) 🙂

    Beijao

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 27, 2014 at 12:26 pm

      Tomara que você não mude, Liza. Ganha cupcakes mas vai ter que vir aqui nos visitar! x

      Reply
  • Yara
    October 25, 2014 at 9:34 pm

    Acho que eh mais um menininho, beeeem lindo e sapequinha! Que venha cheio de saude e traga muita felicidade pra vcs!

    Reply
  • Fabiane
    October 28, 2014 at 12:54 am

    Ni, minha mãe não teve vontade de saber o sexo das duas gestações, mas ela sentia que era menina e comprou muitas coisas cor de rosa. E sempre que alguém pergunta sobre, ela fala que foi a melhor decisão, já que o amor nasce e cresce independente do sexo.

    Agora chutando, eu acho que vai ser uma menina, só fico na dúvida se será ruivinha como o E. Hahahaha. Você está linda grávida.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 28, 2014 at 12:06 pm

      Nossa, Fabiane, no Brasil todo mundo que eu conheço quis saber o sexo, apesar disso até estar mudando agora. Obrigada x

      Reply
  • Mari Spil
    October 28, 2014 at 2:24 am

    Não sou muito boa com palpites, mas… acho que é menina!
    Porque… sei lá, por causa da elasticidade do rabo da lagartixa. Rsrs.
    É porque é bom demais ser mãe de menina. Há algo de misterioso na relação entre mãe e filha, algo que não sei explicar.
    Com a Hadie nós mudamos duas vezes de cidade antes dos 5 meses de gravidez e algumas outras coisas também foram acontecendo, então algumas coisas como o sexo do bebê acabaram ficando meio que relegadas. Na verdade eu queria passar pela experiência de descobrir só na hora que nascesse, já que também não acho que chamar o bebê pelo nome desde a barriga seja necessário para haver uma “conexão” com ele. Mas o papai estava ansioso e -confesso- eu também fui ficando curiosa com tantos palpiteiros ao redor. Soubemos com 27 semanas, e daí todo mundo começou a nos “aporrinhar” com a escolha do nome. Fomos decidir com trinta e tantas semanas, e mesmo assim não ficamos 100% até quase na hora do parto, quando gradualmente fomos revelando, apenas para os chegados. Rsrsrs. Bem diferente do que costuma se fazer aqui pelo Br. Nada contra, mas saber sexo + nome + contar para todo mundo antes das 12 semanas meio que deixa o “resto” da gravidez meio sem graça.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 28, 2014 at 12:07 pm

      Mari,
      De fato depois do sexo as pessoas querem saber o nome. Dessa nós escapamos. x

      Reply
  • Maria
    January 14, 2015 at 2:39 pm

    Menino!

    Reply
    • Maria
      January 14, 2015 at 2:50 pm

      Eu seguramente nao esperaria.
      Apenas nao faria a sexagem fetal pq acho meio lindo esperar com coração ansioso pela 15. semana.
      Eu tinha um super médico com uma super maquina de ultra q me garantiu 110% de certeza.
      Só nao sei se diria pra massacrar mesmo o povo todo com todo carinho.
      E diria bem linda q nao contaria mais sabia!
      O nome ñ revelaria nem por decreto.
      Pra niguem copiar.
      Já escolhido a dedo todos eles… só gosto de nomes compostos, nem q seja seguido de Maria!
      Tem graça, tem opções, tem especiarias…
      Mas tbm nao adotaria o rosa ou azul…
      Existe tantas combinaçoes cores neutras tao lindinhas.
      E seguramente seria tbm mais de uma.
      Mulher fresca combina como mae de menina.
      Eu adoraria ser mae de menina.
      Mas ser mae de menino é forte e inigualável!
      Sorte pra ti e boa hora!!!
      Ñ vejo a hora de saber da chegada de sua bençao, seu milagre!
      Sua alegria voltou, ai q emoção acompanha-la!

      Reply

Leave a Reply