Menu
Forno e Fogão / Talentos Culinários

Mão na massa: dicas para um bolo daqueles

2d03aea703feb24702fc252a23db3f3d

Quando alguma coisa é muito fácil, em inglês, a gente diz que “é um pedaço de bolo” (a piece of cake). Daí que fazer bolo não é das coisas mais fáceis do mundo, pelo menos não para todo mundo. Fazer bolo ou doces é diferente de saber cozinhar.  Para fazer bolo você precisa de precisão e de um pouco de jeito para coisa.

Por essa razão eu evito compartilhar minhas receitas de doces. Não é medo de concorrência, não (ainda não comi nessa cidade uma massa de bolo melhor do que a minha). É porque mesmo com a mesma receita você pode acabar com um resultado diferente do meu. Quantas vezes você não pegou uma receita já testada e que com você simplesmente não dá certo? Eu sempre fico achando que vou passar a receita, a pessoa vai fazer e se não der certo ou não gostar (ou não ficar igual o meu) a culpa vai ser minha. E isso é meu negócio, né? Tem gente com talento para um monte de coisa, o meu é fazer bolo. Aliás, a maioria das receitas que eu faço hoje, apesar de terem vindo de algum lugar, hoje já são absolutamente minhas porque já sofreram várias alterações e ganharam meu toque pessoal.

Agora quando eu testo uma receita nova da internet não vejo nenhum problema em dar nome aos bois e compartilhar a receita (faço isso sempre pelo Facebook).

Como muita gente continua a me pedir receita eu resolvi hoje compartilhar algumas dicas para fazer um bolo dar certo. Para começo de conversa sugiro seguir uma receita de confiança (sites onde os leitores compartilham receitas não são exatamente a melhor opção) e use ingredientes de qualidade. Feito isso algumas coisinhas podem ajudar aquele bolo maisoumenos a virar um senhor bolo daqueles que todo mundo quer a receita.

1) Seguir pesos e medidas à risca. Baking é ciência, não adianta achar que 2 colheres de açúcar não vão fazer diferença. Na maioria das vezes faz. Não arrisque. Eu uso uma balança para pesar os ingredientes (aqui é um item comum e custa bem barato). Na falta de uma, use xícaras medidoras. Se a receita estiver em gramas e você só tiver xícaras é só usar o google para converter.

2) Ingredientes como ovos e manteiga precisam estar em temperatura ambiente. Isso significa que você precisa retirá-los da geladeira com antecedência. Isso pode evitar que o bolo murche quando sair do forno.

3) Se a receita pedir manteiga, use manteiga e não margarina. O mesmo vale para chocolate em pó no lugar de achocolatado. Algumas substituições como essas ainda resultam num bolo, até com o custo mais baixo (já que margarina e achocolatado são mais baratos), mas com certeza alteram o sabor. Aliás, o mesmo vale para outros ingredientes, é importante usar o mesmo tipo de farinha e açúcar pedidos na receita.

4) Farinha e chocolate em pó devem ser peneirados para a massa ficar mais leve.

5) O fermento tem que estar fresco (para saber se está é só colocar uma colher de chá dele num copo de água quente, se borbulhar, vá em frente; do contrário melhor comprar um novo) e ser colocado por último, só misturado à massa.

6) A forma, idealmente, deve ser forrada com manteiga e papel manteiga quando possível, o que permite que ele saia do forno perfeito, sem aquele domo de massa mais alto no centro. Importante também não abrir o forno antes de 25 ou 30 minutos de cozimento e fazer o teste do palito para ver se o bolo já está assado.

7) E por último, quando tirar o bolo do forno não coloque direto na bancada da pia (ou outra superfície fria) porque ele tende a murchar com o choque de temperatura. Uma grade (pode ser a do forno) resolve o problema e permite que o ar circule por baixo da assadeira também.

Então que o be-a-bá do básico é esse aí. O post poderia ter mais uns 30 itens pelo menos mas esse aqui ainda é um blog de família e não de confeitaria. Se alguém tiver perguntas eu respondo se souber e se não souber a gente tenta encontrar uma resposta, que tal?

Aproveita as dicas e corre lá na cozinha que ainda dá tempo de fazer um bolo para o café da tarde. 

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

30 Comments

  • Zulmira
    June 30, 2014 at 7:12 pm

    Nívea, obrigada pelas dicas muito preciosas. Tenho uma pergunta (de leiga, tá?): onde encontro “receitas de confiança”? Ou melhor, como identifico uma receita de confiança? Além da internet sempre podemos consultar livros e revistas de culinária, mas isso não significa que sejam confiáveis. Tenho um monte de receitas rabiscadas “pelazamiga” em folhas de cadernos, mas não sinto firmeza não. Agradeço antecipadamente.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      July 7, 2014 at 10:53 am

      Zulmira, em português eu gosto muito do Panelaterapia, ele não faz só bolo, não, mas nunca fiz nenhuma receita de que não tenha gostado do resultado.
      x

      Reply
  • Bárbara Hernandes
    June 30, 2014 at 7:49 pm

    Ahhh, adorei as dicas! Essa dos ingredientes na temperatura ambiente eu já sabia, mas como sempre decido fazer bolo assim do nada não dá tempo de tirar da geladeira antes. Sobre medir, eu já ouvi dizer que é o certo, mas acabo fazendo minhas conversões malucas (só faço bolo pra mim, então faço uma receita menor) e nunca dá muito certo. Quando eu fazia bolos inteiros, com a receita toda, no Brasil, eles ficavam melhores.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      July 7, 2014 at 10:53 am

      Bárbara, dá para usar agua quente e micro-ondas para deixá-los em temperatura ambiente mais rápido. x

      Reply
  • Fabiane
    June 30, 2014 at 9:37 pm

    Nunca tirei o ovo antes da geladeira, nem sabia disso na verdade…Meus bolos e tortas não são perfeitos, mas foi com a sua ajuda que aprendi a não deixa-los cru rsrs….E posso afirmar que depois que eu provei o seu bolo e o cupcake, não achei nada nem parecido.

    Reply
  • Fernanda Brison
    June 30, 2014 at 10:08 pm

    Queria mesmo é comprar um bolo seu, aquele de cenoura das fotos =/

    Reply
  • Jamile
    June 30, 2014 at 10:59 pm

    Sabe que eu nunca tinha dado muita bola pras dicas que você deu e dai que o resultado sempre foi… melhor comprar pronto…. rs vou testar sem dar relaxo e te conto. Bjos

    Reply
  • Fabiana Lima Parra
    July 1, 2014 at 2:27 am

    Adorei as dicas!!! Não sabia disso sobre o ovo e agora que sei entendo pq uma mesma receita as vezes não ficava tão boa todas as vezes….rsrsrs….
    Tenho uma duvida sobre como usar o papel manteiga….ele deve ser untado por cima do papel ou por baixo??? Desculpe a ignorância mas já vi pessoas fazendo dos dois jeitos…..Tem que enfarinhar tb?
    Seus bolos são fantásticos!!!!! Parabéns!!!
    Obrigada!!!!
    Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      July 7, 2014 at 10:56 am

      Fabiana, o certo é untar com manteiga só a lateral da assadeira e colocar o papel manteiga. Acho que se você procurar na internet deve ter tutorial de como forrar direitinho. Se você não encontrar me avisa que eu te ensino.
      x

      Reply
  • Marcela
    July 1, 2014 at 2:36 am

    Ai Nivea, você não sabe como eu amei esse post!!! Você podia fazer disso uma série, sei lá, e dar várias dicas. Ia ser demais! Pense a respeito, por favor??

    beijos! 🙂

    Reply
  • Karine Keogh
    July 1, 2014 at 8:12 am

    Adorei as dicas.
    Um beijo

    Reply
  • kel
    July 1, 2014 at 8:48 am

    Os meus não ficam deliciosos, gosto de bolo simples para comer com café e mesmo assim não acerto, pelo que eu li aqui já vi que cometo muitos erros. rs
    Obrigada pelas dicas! bj

    Reply
  • Ricardo
    July 1, 2014 at 10:13 am

    Olha, nao fiz nada disso no meu bolo de cenoura é ateé que ele ficou comível..imagina se eu tivesse feito, Nivea? Anotado pra próxima versao do dito cujo!

    Ps: eu quero comer seu boloooooooo!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      July 7, 2014 at 10:58 am

      Ricardo, às vezes eles saem perfeito sem muito esforço mesmo x

      Reply
  • Cintia Romano
    July 1, 2014 at 1:29 pm

    Oi Nivea, obrigada pelas dicas!
    Seus bolos são de dar água na boca, parabéns!!!

    Reply
  • Dani Rabelo
    July 1, 2014 at 2:43 pm

    Menina, eu adoro fazer bolos, adoooooooooooooro!!! Dicas boas!! Algumas eu sabia (manter os ingredientes e não substituir por versões mais práticas/ a de peneirar todos os pós/de colocar o fermento e só mexer no final…), mas sempre é bom aprender e eu NÃO sabia sobre colocar em cima da pia a forma quente (sempre pus foim foim foim) e forrar com papel manteiga tbm!!! eu não sabia!

    Adoro dicas para bolos gostosos e finais felizes, poste todas que vc quiser, sempre!

    Beijos!

    Reply
  • Liza
    July 4, 2014 at 10:44 am

    Vontade de comer um bolo teu.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      July 7, 2014 at 10:59 am

      Liza, é só passar aqui na próxima vez que você estiver por esses lados de cá x

      Reply
  • Thais Bessa
    July 5, 2014 at 12:10 pm

    Hum! Olha, eu tb tenho talento pra bolo, mas fora do nível profissa. Mas é algo que realmente me acalma e me deixa feliz. O problema é que depois eu como o bolo todo quase sozinha hahaha.

    A dica que mais mudou minha vida foi “know your oven”. Hoje eu já não sigo recomendações de receita nem de temperatura nem de tempo. Eu conheço meu forno e o ponto pelo tamanho da forma, tipo da massa…

    Quais os seus sites preferidos de baking pra ver receitas?

    Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      July 7, 2014 at 11:02 am

      Thais,
      Se eu fizer um bolo desses de tomar com café, simples, eu também como todo. Eu gosto de bolo brasileiro, sabe, mas não tenho um site preferido não. Em inglês eu até curto os da Nigella, tem um de polenta com limão que é uma delicia. E gosto dos livros da The Hummingbird Bakery também (já fiz várias receitas que dão certo). x

      Reply

Leave a Reply