Barriga Gravidez Pretensões e Desabafos

De malas prontas

Demorei horrores mas finalmente estou com (quase) tudo pronto para a chegada do segundinho ou segundinha. Lavei e guardei as roupas que já tinha e as que ganhei no chá-de-bebê e fiz uma pequena lista do que precisa ser comprado se não antes, logo depois do parto.

Nessa semana também terminei de comprar o que precisava para organizar as malas da maternidade. Estou levando duas, como da outra vez, uma menor com as minhas coisas para a sala de parto e uma outra maior (essa fica desde já no porta malas do carro do marido) com que precisaremos para a estadia na maternidade, para mim e para o bebê.

Mala de parto – Essa fica comigo no caso de eu precisar ir ao hospital sozinha (se o marido estiver no trabalho) e tem tudo que eu possa precisar do momento da internação até o nascimento e tranferência para o quarto.

10172588_771013802965553_3851356644676013436_n

  • Camisola para parir – As parteiras até recomendam que seja uma peça de roupa velha, um camisetão ou qualquer coisa que dê para abrir e amamentar o bebê logo após os nascimento mas eu resolvi comprar uma camisola nova. Eu sei que suja e vai pro lixo depois, mas fiz questão de que fosse algo que eu me sentisse bem e bonita. Essa estava na minha wish list e comprei o pacote com duas (a outra está na outra mala para usar nos outros dias de hospital).
  • Roupão – Caso eu precise andar pelos corredores e também para usar depois.
  • Par de havaianas – De novo, se eu precisar circular fora do quarto e para uso posterior (principalmente no chuveiro).
  • Par de meias quentes – Outro item da lista recomendada pelas parteiras, já que dizem que a gente costuma ter frio nos pés na hora do parto. Honestamente não lembro se usei no parto do E., mas não custa levar.
  • Mini toalha de rosto.
  • Necessaire com itens de higiene pessoal: creme de mão (eu não fico sem porque minha mão seca e me dá aflição), lip balm para lábios secos, estojinho com escova de dentes e pasta (posso querer escovar os dentes, vai saber), presilhas e elásticos para prender os cabelos, óleo de amêndoas e tea tree oil para misturar e usar como óleo de massagem (estava na minha lista de maternidade do E., também por recomendação do hospital, mas nem quis saber de ninguém enconstando em mim durante o trabalho de parto).
  • Oléo de Massagem de Arnica e bolsa térmica de lavanda: A bolsa vai ao microondas para aquecer e aliviar dores diversas (é meu xodó). Em caso de dor nas costas posso combinar as duas coisas para aliviar a dor.
  • Bola de pilates: ainda não resolvi se deixo desinflada na bolsa ou se inflamos e deixamos já no porta malas do carro. O hospital oferece algumas mas recomendaram levar a minha só para garantir que eu tenha uma disponível de qualquer jeito. A bola vai ajudar a me manter ativa no trabalho de parto e tentar posições diferentes durante as contrações.

Está faltando nessa bolsa alguns itens que eu preciso lembrar de pegar antes de sair de casa, e para não esquecer de nada deixei uma lista pronta no celular:

  • remédios homeopáticos (tenho consulta semana que vem para montar um kit de remédios para lidar com cansaço, ansiedade, medo, dor, e etc., além dos que eu tomo para depressão)
  • chart do hospital: minha pasta com todo meu histórico da gravidez que eu levo e trago em todas as consultas
  • câmera fotográfica, celular e carregador.
  • talvez algumas frutas secas e sucos para consumir durante o trabalho de parto (mas ainda não decidi se vou levar alguma coisa nem o quê exatamente, não acredito que eu vá conseguir ou querer comer nada).

Mala da maternidade – Essa fica no carro desde já porque não precisamos pegá-la assim que eu chegar no hospital. Também não tem muita preocupação se eu esquecer alguma coisa porque I. vai e volta do hospital todas as noites e pode sempre trazer ou comprar o que faltar.

Para meu uso pessoal:

10857848_771013816298885_4943986060303113418_n

  • Toalha de banho e de rosto – Pedem duas e levei as duas no parto do E. mas ocupam um espaço enorme e usei uma só. Se eu achar que preciso de outra I. pode levar para mim.
  • Uma camisola e dois pijamas – Pode ser muita coisa, mas nunca se sabe quando o bebê vai vomitar em você e já que eu tenho que ficar no hospital quero pelo menos estar sempre limpinha.
  • Sapatilhas de tecido (havainas já estão na outra mala).
  • Absorventes especiais para pós-parto, calcinhas descartáveis e protetores descartáveis para os seios – Não coloquei os pacotes inteiros na mala e deixei alguns em casa para I. ir levando ao poucos se preciso.
  • Escova de dentes (vou comprar uma nova só para não correr o risco de esquecer a minha no dia), pasta e touca plástica para o cabelo
  • Duas necessaries com miniaturas de produtos de higiene pessoal –  uma para o chuveiro: xampu, condicionador, sabonete liquido, hidratante e xampu a seco e a outra com o restante das coisas: desodorante, sabonete liquido gel, loção adstringente e hidratante para o rosto).

Esqueci da escova de cabelo na foto mas já inclui, assim como um cardigan caso esteja frio no quarto. Ainda preciso colocar calcinhas e sutiãs na mala (mas se esquecer I. pode trazer ou comprar pra mim depois).

Para o bebê:

10898014_771013829632217_8681000369946464459_n

  • Algodão e vaselina para troca de fraldas (a maternidade não deixa usar lenços umedecidos e cremes anti-assaduras).  Aliás, com E. nunca usei outra coisa que não a vaselina (em quantidade mínima para não melecar a criança) e ele nunca teve nenhuma assadura. Comprei essa na farmácia mas prefiro a da marca do mercado Tesco que é muito mais macia e fácil de aplicar (além de mais barata).
  • Cobertores (2), toalhinhas de boca (3) e babadores (3).
  • Tocas, luvas e meias diversas.
  • Dois casaquinhos de lã que foram feitos para o E. pela bisavó mas que ele pouco ou nunca usou.
  • Quatro bodies de manga comprida (tive que comprar porque só tinha os de manga curta.).
  • Cinco macacões e um conjunto de calça e blusa (a recomendação é de 3 peças de roupa mas e lembro que com o E. o pai teve que sair para comprar mais porque ele sujava com muita frequência). Optei por levar peças novas e não as que foram usadas por E. (com exceção do conjuntinho azul).

Nessa mala ficou faltando dois itens que eu esqueci de comprar: um pacote de fraldas e uma toalha.

Sabe o que falta agora? Plano A, B e C  para deixar E. aos cuidados de uma amiga e chegar ao hospital a tempo de parir. Toda parteira que olha meu histórico faz questão de me lembrar que é importante ter tudo isso em mente e arranjado já que o segundo parto é em média 50% mais rápido do que o primeiro. A última delas, inclusive, me contou que na preocupação do que fazer com o primeiro filho o segundo nasceu a caminho do hospital.

Imagina o drama? Desnecessário, né?

N.

PS. no Brasil a gente precisa levar as mesmas coisas?

12 Comments

39 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

Previous Post
January 13, 2015
Next Post
January 13, 2015

12 Comments

  • Luciana

    Ai tem calcinhas descartaveis?? Aqui tem e sao a melhor coisa do mundo no pos-parto, pq eu, pelo menos, sangrei muito as 2 vezes, e ter q levar calcinha suja de sangue pra lavar em casa dps eh um castigo.. entao so usei descartavel por umas 2 ou 3 semanas no pos parto. Elas e um pacote de absorvente (o hospital da) por dia.

  • Didi

    Nivs, no Brasil não precisamos levar toalhas, toucas, fraldas, algodão e vaselina.
    Para mim, levei pijamas, chinelo, uma roupa para sair da maternidade e artigos de higiene pessoal. Para o Arthur, cinco trocas de roupa, mas que ele usou apenas 3. As fraldas são da maternidade bem como os produtos de higiene usados na criança.
    Também não precisei de roupa para o parto. Embora tivesse sido normal, utilizei aqueles aventais hospitalares.
    Não pediram especificamente meias e tão pouco me lembro de ter sentido frios nos pés – e olha que eu sou muito friorenta.
    boa sorte e uma boa hora para vocês.

    • Nivea Sorensen

      Aqui é o hospital é publico, então a gente leva tudo que vai usar mesmo. x

  • bibi

    Tá chegando a horaaaa…. huhu…
    tudo prontinho (quase), Níveia!
    Olha, vendo a tua mala, acho que aqui é igual, viu… nem mais nem menos. O Essencial!
    Boa sorte…. planos A, B e C agora a todo vapor, heim?!?
    Vem nos contar!
    Bjoo!

  • Mi

    Na Alemanha o hospital fornece quase tudo 🙂 claro q cada maternidade eh diferente, mas por exemplo na minha nao precisei levar nada pro bebe. Roupas e fraldas eles te dao. So precisa de 1 muda pra sair do hospital, eh claro.
    Pra mae na hora do parto tb recomendam roupas velhas e quentes. Bola, aparelhos de yoga e produtos de massagem, eles tem. Pra estadia da mae, eh preciso pijama, roupas e cosmeticos preferidos. Calcinha a gente nao usa e sim uma redinha mesmo com uns 2 absorventes gigantes dentro (arghhhh). Depois de um tempo vc pode mudar pra calcinhas normais. Mas absorventes e pads sao fornecidos pelo hospital 🙂 entao eh tudo mais relax pq mesmo esquecendo de algo, o hospital oferece bastante ja. Bjs e bons preparativos!

  • Bárbara

    Nossa, que super organizada você. Também arrumei minha malinha, é lógico, mas na Alemanha nao precisei levar roupinhas porque o hospital fornecia as deles enquanto estivéssemos por lá, bem como os tais absorventes e calcinhas descartáveis. Das coisas de higiene, levei, mas confesso que só usei sabonete e xampu porque pro resto me faltaram forcas. Hidratacao e afins só em casa de novo, quando já estava mais “recuperada”. E cara, se o parto do segundo é 50% mais rápido eu mal vou ter tempo de chegar ao hospital. Meu primeiro nasceu 2 horas depois que dei entrada! Imagina o segundo?!!! vixx….

    bons preparos por aí!
    beijo

    • Nivea Sorensen

      Bárbara, me achei bem desorganizada dessa vez porque as coisas ficaram prontas só agora com 37 semanas. x

  • Camila Lins

    Não tenho filhos e posso imaginar que trabalho dá aprontar isso tudo hein …

    Nunca vi usarem vaselina em criança, curioso isso para mim.

    Uma boa hora para você e que o(a) baby venha com muita saúde!!

Leave a Reply

Related Posts