Menu
Livros

Amélia Letrada (Setembro/2014)

Comprei/Ganhei:

  • Active Birth (Janet Balaskas)

Terminei de ler:

  • The Seven Dials Mystery (Agatha Christie)
  • Partners in Crime (Agatha Christie)
  • The Mysterious Mr. Quin (Agatha Christie)

Sabe como eu sei que as coisas começam a melhorar pra mim? Eu volto a ler. Com sintomas de depressão uma das primeiras coisas que eu perco a vontade de fazer é ler. Não consigo me concentrar, não adianta, mesmo que não esteja lendo nada muito sério.

No mês passado resolvi que ia voltar a ler pelo menos um dos romances da Agatha Christie que eu tinha na estante (nem me lembro quanto tempo faz que eu não lia um livro dela). Há um tempo atrás comecei a comprar os livros todos para ler (ou reler) em ordem cronológica. A lista é gigantesca e ainda estou no 13o livro publicado. Além disso percebi que como parei de comprar os livros daqui há pouco vou ficar sem opção. Por isso mesmo hoje corri no book depository (para quem não conhece eles tem os melhores preços, entregam em vários países e não cobram entrega) para comprar mais dois.

9780007122592Comecei com o The Seven Dials Mystery (O Mistério dos Sete Relógios), de 1929  que nunca tinha lido e que não traz nenhum dos personagens/detetives mais famosos da autora. A trama conta a estória de um assassinato que acontece durante uma festa na mansão de Chimneys depois de que alguns jovens resolvem pregar uma peça num amigo. O personagem mais interessante do livro  é o Lorde Carteham, dono da mansão e pai da jovem Eileen que se envolve na investigação e acaba metida com uma perigosa organização secreta. Os dois já haviam aparecido numa outra estória da Agatha Christie e são de fato o melhor do livro. De resto achei a trama arrastada e cansativa. Talvez o pior livro da autora (pelo menos dos que eu li até hoje).

9780007111503Apesar de não ter gostado do livro anterior, emendei na sequência o Partners in Crime (Sócios no Crime), também de 1929. Os personagens do livro são o casal de detetives Tommy e Tuppence e essa é o segundo livro em que eles são  protagonistas. Ao invés de uma estória só, o livro traz 15 pequenos contos. Muito por causa disso, o livro flui super bem. Não dá para começar um conto sem terminar e acabei a leitura bem rápido. Não são meus personagens preferidos mas achei o livro bem interessante.

9780007154845Por curiosidade fui procurar o próximo livro da Agatha Christie e vi que ele também era de contos. The Mysterious Mr. Quin (O Misterioso Sr. Quin), 1930, conta pequenas estórias de mistério sempre com a participação do tal Mr. Quinn e de um senhor chamado Mr. Satterthwaite. Muito diferente de tudo o que a Agatha Christie já escreveu. No início achei o enredo bem interessante, mas depois a coisa ganha um viés meio espiritual, meio sobrenatural. Terminei sem entender muito o que ela quis dizer com a estória, sabe? Foi definitivamente interessante de ler, mas não comprei muito o final, o que raramente acontece com a Agatha Christie.

Quanto ao único livro que eu comprei nesse mês, ficou na mesa de cabeceira intocado. Vamos ver se antes dessa criança nascer eu consigo voltar a me interessar pelo assunto parto.

Por enquanto vou continuar com a Agatha Christie que distrai como ninguém.

N.

PS. Minha irmã está vindo do Brasil e queria pedir algum livro de autores brasileiros. Se alguém tiver uma dica eu agradeço.

 

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

20 Comments

  • Thais
    October 2, 2014 at 6:52 pm

    Laura Gutman – A maternidade e o encontro com a própria sombra.
    Salvou minha vida no pós parto…
    ah, não é brasileira.
    Bjos!

    Reply
    • Cintia Romano
      October 3, 2014 at 12:21 pm

      A minha também, Thais! Tanto que até emprestei para uma amiga grávida! É ótimo!

      Reply
    • Nivea Sorensen
      October 6, 2014 at 5:30 pm

      Thais, não é de lingua inglesa, então está valendo. Eu tentei ler outro dela mas não me ganhou (talvez porque li no tablet e não gosto) x

      Reply
  • catherine
    October 2, 2014 at 9:51 pm

    Adoro quando vejo um post do Amélia Letrada!
    Sei que você pediu sugestões de escritores brasileiros, mas posso indicar um angolano? hahaha
    Não sei se você já leu, mas sou apaixonada pelo AvóDezanove e o segredo do soviético, do Ondjaki. Conheci, tanto o escritor quanto a obra, na aula de Literaturas Africanas (sou formada em Letras – Português e a matéria era obrigatória na USP).
    Sei que tem na Livraria Cultura: http://pesquisa.livrariacultura.com.br/Ondjaki.html

    Vou pensar em algum livro de autor brasileiro e volto aqui pra recomendar 🙂

    bjos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 6, 2014 at 5:32 pm

      Catherine, adorei as dicas. Não conheço nenhum deles mas vou procurar com toda certeza. x

      Reply
  • Camila Novais
    October 2, 2014 at 10:10 pm

    O primeiro livro adulto que li foi “Assassinato no Campo de Golfe” da Agatha.
    Era da minha mãe, ela sempre gostou de suspenses.

    Infelizmente, não tenho indicações.
    Tenho o péssimo hábito de ler, quase sempre, literatura estrangeira 🙁

    xx
    Camila

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 6, 2014 at 5:32 pm

      Camila, eu leio mais literatura estrangeira mas justamente por minha irmã vir eu queria aproveitar algo nacional. Obrigada pelo comentário x

      Reply
  • Thaiany
    October 2, 2014 at 10:23 pm

    Nívea,
    Eu recomendo Mario Vargas Llhosa (travessuras de menina má, o herói discreto), Jô Soares (por incrível que pareça acho que ele escreve muito bem e ele tem um humor que transparece em todos os seus livros e vai te divertir), Gabriel Garcia Marques, Zafon, Marçal de Aquino (eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios).

    Se eu lembrar de mais alguns, te indico depois!

    Beijos.

    Reply
    • Thaiany
      October 2, 2014 at 10:24 pm

      Ah, a maioria não é brasileiro, mas são da América Latina então tudo bem né?! haha 🙂

      Reply
    • Nivea Sorensen
      October 6, 2014 at 5:34 pm

      Thaiany, obrigada!
      Eu li o primeiro do Jo e adorei, achei sensacional. Os outros autores eu não li (a não ser Garcia Marques) e me interessei. x

      Reply
  • Bárbara Hernandes
    October 3, 2014 at 12:23 am

    Ahhhh, como eu amo AC! Minha adolescência inteira foi lendo livros dela. Confesso que gostaria de ler mais, mas como eu até comentei com você uma vez, não gostei muito da leitura no idioma original – o que é bizarro, porque eu sempre leio os livros originais, quando em inglês. Acho que ainda tenho que dar mais uma chance!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 6, 2014 at 5:36 pm

      Bárbara, se quiser tentar de novo eu tenho vários aqui. x

      Reply
  • Thais
    October 3, 2014 at 10:27 am

    Sabia que eu nunca li Agatha Christie? Ando em uma fase teen dystopia, guilty pleasure. Mês passado li The Giver e 3 dos livros relacionados, Gathering Blue e Messenger. Falta o Son. Gostei bastante.

    Também li uns de produtividade. Esse mês quero ler alguns livros de parenting.

    Mas parei de comprar livro físico, só kindle agora.

    Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 6, 2014 at 5:37 pm

      Thais, não consigo ler se não tiver o livro na mão. Já tentei, tenho uma coleção virtual enorme mas não me adapto. x

      Reply
  • Flaviana Barros
    October 3, 2014 at 1:23 pm

    Nivea,
    Não sei se vc já ouviu falar de um autor português chamado Valter Hugo Mãe. Seus romances no Brasil são publicados pela Cosac Naify. Eu li dois títulos:” A desumanização ” e ” O filho de Mil Homens”.
    São romances relativamente curtos, mas com temas tão universais e escritos com uma delicadeza impar.
    Aqui tem o link da resenha que me levou a leitura:
    http://www.estradaanil.com/2014/06/beleza-por-que-moras-na-tristeza.html
    ( É a primeira vez que comento e vou me apresentar: Sou Flaviana, moro no Brasil, tenho uma filha de 4 anos, e sou leitora há pelo mesmo um ano do seu blog. Gosto muito da maneira sincera que vc escreve e adoro saber as peripecias do seu babog de fogo nas fraldas!)
    Um beijo!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 6, 2014 at 5:38 pm

      Flaviana,
      Obrigada pela apresentação e pela indicação. Vou agora mesmo ler a resenha. x

      Reply
  • Ma
    October 3, 2014 at 3:21 pm

    Minha mãe é fã da Agatha Christie e comecei a tomar gosto pela leitura com os livros dela, o primeiro foi Convite para um homicídio, meu favorito até hoje. Li todos, mas já tem tanto tempo que deve estar na hora de começar a relar. Do Brasil li o da Fernanda Torres, FIM, que foi bem badalado, mas não achei aquilo tudo que falaram. Se vc quiser tentar, fica a dica. Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 6, 2014 at 5:39 pm

      Ma, eu gostei muitíssimo do Fim. Me supreendeu. x

      Reply

Leave a Reply