Menu
Livros

Amélia Letrada (Setembro 2013)

Crônicas, histórias de guerra, romance bobinho e mais Agatha Christie foram para a cama comigo nesse último mês, um tanto quanto eclético.

***

A Vida Gritando Nos Cantos – Caio Fernando Abreu

A_VIDA_GRITANDO_NOS_CANTOS_1344945597P“Outro dia, uma amiga se queixou ao telefone- ‘Tenho vinte e sete anos e descobri que, até agora, tenho me alimentado de migalhas’. Falei qualquer coisa banal e consoladora, como ‘a vida é assim mesmo, paciência’ – e desliguei. Só não desliguei a cabeça- a frase ficou dias dando voltas dentro dela. Até que, não lembro bem como, de algum lugar de dentro de mim veio a resposta que não cheguei a dar à minha amiga- ‘Mas será que isso que você chama de migalhas não será, afinal, o próprio pão?’

O Caio F. é meu escritor brasileiro preferido, não é segredo. Apesar disso eu não conhecia seu lado cronista até saber desse livro, uma coletânea de crônicas publicadas entre 1986 e 1996 no jornal O Estado de São Paulo. E que bela surpresa. A princípio estranhei o formato (tão acostumada com o Caio em versão contos) e o fato das referências estarem tão datadas e quase perdidas no tempo (como a citação da Miriam Rios como celebridade, ou de lançamentos de filmes e músicas da década de 80). Passado esse estranhamento inicial percebi que tudo o que me fez cair de amores pela literatura do Caio nos anos 90 está ali, lindamente misturado a registros do cotidiano, de maneira quase boba, quase sem importância mas inundado de vida.

Se fosse possível amar mais…

Band of Brothers – Stephen E. Ambrose (Companhia de Heróis)41RPZCAMMHL

Só li o livro depois que I. me convenceu a assistir com ele a série de TV da HBO (dez episódios) baseada nele.

Apesar de História ser meu assunto preferido nunca me interessei muito por história de guerra já que gosto muito mais do que a gente chama de História Social (a história das classes menos favorecidas das sociedades). Band of Brothers, no entanto, conta justamente a história dos homens que fizeram parte da Easy Company, 506o Regimento de Infantaria Pára-Quedista do Exército Norte-Americano, uma das melhores companhias de fuzileiros do mundo que lutaram durante a 2a. Guerra Mundial.

O Stephen E. Ambrose, além de historiador, escreve muitíssimo bem e a narrativa (toda baseada em entrevistas com os soldados sobreviventes, bem como nos diários e nas cartas dos que morreram em campo) é bastante envolvente.

Confesso que me perdi nas (poucas) descrições de batalhas famosas (do Dia D até o final da guerra) mas isso não fez com o que o livro fosse cansativo. Me apaixonei por cada um dos personagens reais e pela coragem daqueles homens. Chorei muito (com o livro e com a série então, nem se fala) e torci por eles como se não soubesse como tudo termina.

Gostei tanto que outro livro sobre a 2a. Guerra Mundial está na minha lista para ler em breve.

Murder on the Links – Agatha Christie (Assassinato no Campo de Golfe)41mobU1mCVL

“Um pedido de ajuda leva Poirot à França. No entanto ele chega muito tarde para salvar seu cliente, cujo corpo brutalmente esfaqueado foi encontrado numa cova rasa num campo de golfe. Por que o homem estava usado um casaco muito grande para ele? E para quem foi escrita a carta de amor encontrada no seu bolso? Antes que Poirot possa responder essas perguntas o caso sofre uma reviravolta com o descobrimento de um um segundo corpo, assassinado da mesma maneira. 

O segundo caso do detetive Hercule Poirot e terceiro livro da Agatha Christie (publicado em 1923), não foge à regra. A narrativa e o mistério convencem e eu acabei lendo bem mais rápido do que de costume.

You Had Me At Hello – Mhairi McFarlaneYOU_HAD_ME_AT_HELLO_1354402191P

“Rachel e Ben. Ben e Rachel. Melhores amigos até que tudo um dia termina. Há uma década eles não se falavam ,mas quando Rachel esbarra em Ben num dia de chuva é como se essa distância nunca tivesse existido”

Esse é o primeiro romance de uma nova autora inglesa. Ganhei o livro de capa colorida num pacote de livros que I. comprou para mim (de vez em quando ele lê umas sinopses, pesquisa o que têm sido lançado e do que as pessoas estão falando bem e me surpreende com uma seleção de livros novinhos em folha).

Eu provavelmente não teria comprado, não sei, mas quando li as contra-capas de todos os livros do pacote esse acabou me convencendo a ganhar uma chance. Li o primeiro parágrafo e acabei gostando. E não é que me supreendeu? Nada que vá mudar a sua vida e você sabe direitinho como a estória dos dois amigos termina. Mas achei bem leve, engraçadinho, uma delícia de leitura pra aqueles dias em que eu só quero parar de pensar e me preparar para dormir (é um elogio, acredite!).

***

Antes tarde do que nunca… O post está atrasado (como todos os assuntos aqui no blog) mas saiu, quase que emendado com o do mês de outubro.

Volto logo, então.

N.

PS. E o que levar na mala para ler no Brasil, hein? Separei o novo Bridget Jones, alguém lendo?

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

4 Comments

  • Dani Rabelo
    October 22, 2013 at 5:22 pm

    oi chuchu!
    gostei das dicas, acho que eu gostaria muito do livro da agatha e da guerra. adoro histórias de guerra, se forem reais, então…uhu! nunca vi esse seriado, nem tinha lido a respeito deste livro, acho que deve ser bom!

    Reply
  • Liza
    October 22, 2013 at 10:18 pm

    Eu “ganhei” o seriado do Band of Brother do namorado mas nunca consegui terminar, muito sangue e tristeza, os velhinhos contando no final entao as vezes eh de partir o coracao. Acho que o livro deve ser bem mais rico nos detalhes, nao sei se conseguiria ler.

    Ah reparei nas fotos que ficam passando la em cima, teu blog ta um doce!!

    Beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 23, 2013 at 9:26 am

      Obrigada, Liza. Eu achei bem forte mesmo, mas gostei muito da série. Tanto que assistiria novamente. x

      Reply

Leave a Reply