Menu
Pretensões e Desabafos

O avesso da culpa

Quem lê o meu blog faz tempo já está cansado de saber que eu faço questão de dizer que não sinto nenhuma culpa com relação ao meu jeito de maternar. Para quem não sabia ainda, eu afirmo mais uma vez que a culpa não é minha.

Não amamentei, meu filho chupa chupeta, assiste TV, come uma comidinha pronta de vez em quando, e eu faço questão absoluta de ter um tempo só para mim, de ser mulher e de ser esposa. Sem culpa.

Mas eu sofro da síndrome contrária à da mãe culpada. Eu sofro da síndrome da mãe que se acha a tal, da supermãe. Tem nome isso aí? Se não tiver um dia vão batizar da Síndrome de Sorensen (em minha homenagem; ó, vai vendo o nível do meu egocentrismo). A verdade é que eu me acho mesmo a melhor mãe do mundo. Isso não quer dizer que eu seja melhor do que ninguém, não é isso. Nem sou perfeita. Mas sou a melhor mãe que EU posso ser e muito melhor do que eu achei que ia ser.

Para quem nunca quis ser mãe, para quem nunca achou que pudesse ser feliz ficando em casa sem trabalhar fora, para quem nunca nem gostou de criança, eu me superei. E me supero diariamente. Não faço mais do que minha obrigação de amar e cuidar do bem-estar físico e emocional do meu filho, mas faço com tanto amor, com tanto gosto, com tanta felicidade que acabo achando que isso faça sim alguma diferença.

Sempre me orgulhei de fazer bem-feito tudo o que eu me propus a fazer nessa vida. Com a maternidade não tem sido diferente. Claro que eu tenho minhas dúvidas, claro eu nem sempre sei o que fazer, claro que eu erro com ele, claro que eu choro e tenho vontade de gritar, mas no final do dia, no geral, fico contente com o resultado. Quando ele vai para a cama depois do banho e da mamadeira e eu sento em frente à TV com o marido tenho a sensação gostosa de dever cumprido.

E mais do que isso, não tenho vergonha de vir aqui e contar isso publicamente. Assim como não tenho vergonha de falar dos meus momentos difíceis.

Deveria?

Por que é que eu não leio isso por aí nos blogs alheios? Será que as pessoas não admitem ou eu sou um caso raro?

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

38 Comments

  • Brunainglaterra
    August 21, 2012 at 12:02 pm

    E este foi um tapa na cara das mães que se exibem no mundo perfeito.

    Ótimo texto!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 21, 2012 at 7:39 pm

      Bruna,
      Pois é eu não acho que exista mundo perfeito, não. Mas eu faço o que eu consigo, o meu melhor e já fico feliz da vida com isso!
      Beijos

      Reply
  • Elo Iwamoto
    August 21, 2012 at 12:51 pm

    Acho que muitas mães querem agradar aos outros, se igualar a muitos e se esquecem de ser elas mesmas !! Parabéns pelo lindo texto. Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 21, 2012 at 7:40 pm

      Elo,
      Eu acho isso também, existe tanta competição. Para quê, né? Eu olho só para mim, para o meu papel, por isso não comparo e estou feliz.
      Beijos

      Reply
  • Grace
    August 21, 2012 at 12:52 pm

    Olha eu acho que ser “a melhor mão que se pode ser” já é muito. Com certeza vc é a melhor mãe pro seu filho, ele é seu e ninguém faria melhor por ele. Eu também me orgulho da mãe que me tornei quando vejo meus pequenos sendo admirados e elogiado por gente que nem conheço, claro que também admito que tenho meus mimimis, minhas chatices e a falta de paci~encia que me é peculiar, mas aos trancos acho que estou fazendo um bom trabalho.
    Ótimo o seu texto, sincero, por isso que gosto desse espaço. E como já te disse pra quem só te conhece te “lendo”, vc não faz idéia do quanto mudou!! Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 21, 2012 at 7:41 pm

      Eu acho que é muito mesmo, Grace. Acho que é o que o MEU filho precisa. Será que mudei tanto assim mesmo? haha… Ou melhor, será que dá pra notar?
      Beijos

      Reply
      • grace
        August 21, 2012 at 8:25 pm

        oxe!!

        Reply
  • Carol
    August 21, 2012 at 1:01 pm

    menina, eu gostaria mto de dizer tudo isso ai que vc tá dizendo, mas a verdade é que eu nao sinto tanto assim. Me sinto mto ótima, mas tenho tantas incertezas e tanto cansaço… sei lá. Mas acho que vai vir com o tempo!

    no mais, parabens por se sentir e admitir isso, achei oootima!

    beijao

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 21, 2012 at 7:42 pm

      Carol,
      Eu canso também, ontem por exemplo nem dormi (foi punk aqui o negócio) mas sei lá, não sei explicar. Você deveria ter o maior orgulho do esforço para amamentar, da falta de sono… Enfim….
      Beijos

      Reply
      • Piscar de Olhos
        August 22, 2012 at 3:41 pm

        Toca aqui, colega, tambem me sinto uma mae do cacete, sabe impecavel?
        Serio, chega a ser ridiculo hahaha.
        Beijo, adorei.

        Reply
  • val
    August 21, 2012 at 1:10 pm

    Fiquei com invejinha da super mamãe que vc é! Tomara que eu chegue là!!! com os dois eu tento meu melhor…mas to longe viu!!rs beijo e até jà!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 21, 2012 at 7:43 pm

      Tá longe coisa nenhuma que seus filhos são lindos, saudáveis, educados. Uma coisa linda de vê-los. Mal te conheço mas só de olhar para eles tenho certeza que você é outra supermãe.
      Beijos

      Reply
  • Camila
    August 21, 2012 at 2:07 pm

    Nivea, creio que a missão mais difícil de um ser humano é educar outro ser humano, ainda mais na sociedade que vivemos hoje, no mundo consumista, imediatista e individualista.

    Vejo a internet atropelar, sem pena, amizade de anos porque as pessoas não tem mais tempo de parar e conversar.

    Então, educar, pelo menos para mim, é uma das tarefas mais dificeis de uma mãe e de um pai. Óbvio que ninguém é perfeito, mas cada vez mais devemos ser perfeitos e admitir nossas fraquezas? jamais!

    Como já disse outras vezes, sou aluna de Psicologia e posso dizer com propriedade que ouço isso em 99% dos relatos dos professores que atendem seus clientes. E isso tende a piorar.

    Em um mundo onde temos que ser cada vez mais perfeitos, os que admitem suas falhas tornam-se raros.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 21, 2012 at 7:45 pm

      Camila,
      Não sei de onde as mães tiraram que precisam ser perfeitas. Ninguém é. Eu fallho, sim. Falho, reflito, tento fazer diferente. As vezes dá certo, às vezes, não.
      Não tenho a menor dúvida, porque a minha formação é de educadora, que não há nada mais difícil que educar. Mas acho também que tudo começa com amor.
      Beijos

      Reply
  • Thaísy
    August 21, 2012 at 4:55 pm

    hum… estou refletindo sobre o post…

    digerindo na verdade…
    daqui a pouco volto com um comentário decente….rsrs

    Beijoo!!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 21, 2012 at 7:45 pm

      Estou no aguardo, Thaísy…. =)
      Beijos

      Reply
      • Thaísy
        August 22, 2012 at 3:38 pm

        Então…

        Com o meu primeiro filho eu me sentia a coitadinha injustiçada… O pai dele saiu da minha vida quando eu estava com 5 meses de gravidez e nunca quis participar ativamente da vida do Yuri… Tive que trabalhar quando o Yuri tinha 1 mês de vida, voltei a faculdade também nessa epoca e na verdade, naquele contexto que eu vivia me sentia a pior das piores mães do planeta Terra…

        Daí minha vida teve uma reviravolta (linda e cenográfica)… Conheci o que hoje é meu marilindo, nasceu o Miguel e hoje olho para esses quase oito anos que sou mãe (fui mãe aos 17, pensa) e sei, tenho a mais absoluta certeza que eu fiz tudo que estava ao meu alcance (e até mais) para ser uma mãe maravilhosa aos meus dois filhotes. Sou totalmente adepta e portadora da Síndrome de Sorensen… Não por obrigação como você ressaltou, mas por livre escolha, pelo amor que eu sinto por eles! E eu faria tudo de novo, ah! Eu faria sim!

        É isso! Achei tão meu este post!! Tem certeza que não anda com poderes sobrenaturais de ler mentes? rs

        Um beijo!

        Reply
        • Nivea Sorensen
          August 22, 2012 at 8:05 pm

          Thaisy, mãe aos 17? Se dá um troféu, amiga! Merecido!
          Beijo grandes

          Reply
  • lorena
    August 21, 2012 at 9:31 pm

    Hahaha tenho a mesma síndrome que você. So não me acho a melhor mãe pq não sou mãe, mas pensando bem, serei mãe e serei a melhor mãe.
    Porque já sou a melhor madrasta, esposa, filha !!! Amiga, por exemplo, não sou a melhor, ando desatenta….

    Entendi total seu post e penso igual. Erro muito com meus enteados, falando do terreno que enfrento, mas faço de coraçao, procuro melhorar sempre, me dedico, então não tem como não me achar boa. Seria incoerencia….
    Mas sei que tenho muito a aprender, muita paciencia pra ter, as vezes falta amadurecimento, mas vamos em frente…
    Bjo

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 22, 2012 at 1:22 pm

      Aqui falta muito, também, Lorena. Sempre falta, né? Se não que graça teria a vida? Confesso que sou péssima amiga.
      Um beijo

      Reply
  • Ananda Etges
    August 22, 2012 at 1:27 am

    Eu me considero uma mãe bem resolvida comigo mesma. Mas têm algumas situações em que a maldita culpa me pega de jeito, por exemplo, quando o Vítor bate e morde. É algo que ainda não sei como lidar, estamos trabalhando nisso!

    Mas enfim… acho que é esse o caminho, né? Tentar fazer o nosso melhor, sem esquecer de si mesma.

    Beijos, Ananda.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 22, 2012 at 1:23 pm

      Ananda, eu entendo e não entendo, sabe? Mas definitivamente o caminho é procurar fazer o melhor.
      Um beijo

      Reply
  • ka smith
    August 22, 2012 at 2:46 am

    Olha amiga, você vai me desculpar, mas a melhor mãe do mundo, sou eu! hahahaha

    Brincadeiras a parte, sei como vc se sente, de verdade, porque me sinto assim, aliás, culpa não faz parte da minha vida, em nenhum aspecto, graças a Deus…

    beijooo

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 22, 2012 at 1:23 pm

      Amiga, eu divido o titulo contigo! haha
      Beijos

      Reply
  • Caroline Carvalho
    August 22, 2012 at 3:23 am

    Ai que concordo com TUDO que disseste, bate aqui que estamos juntas nessa.
    Vou dizer quando a dupla aqui dorme tem dias que sinto um alívio de loucoooooo, como hoje, dormiram as 22:00, estou fuçando na net, postando, lendo… Ai delícia ser normal de vez em quando…
    Amanhã de manhã acordo mãe novamente, kkkkk
    Agora vou te dizer minha mãe sempre me diz e concordo com ela, somos a melhor mãe que podemos ser para nossos filhos, pois damos o melhor de nós para isso.
    Assino embaixo e mais, cada um no seu quadrado, do seu jeito, cuidando com o seu carinho.
    AMEI!
    BJS

    Reply
  • Thais Bessa
    August 22, 2012 at 1:37 pm

    Falou e disse! Eu andei lendo nas ultimas semanas varios posts por ai sobre culpa e li em algum lugar que culpa eh a falta de certeza das suas escolhas. E eu realmente nao tenho culpa. Fico matutando, matutando e nao acho uma culpa pra contar. Mas se eu falar isso abertamente no mundo materno, real ou virtual, vou levar pedrada.

    Mas a verdade eh que a gente se preparou muito. Eu falo que eu levei e levo a maternidade tao a serio quanto um doutorado. Leio tudo, penso, quero entender o lado cientifico por tras de tudo, do sono, da alimentacao, da disciplina, do desenvolvimento motor, cognitivo… tudo. Ai baseado nesse entendimento e nas varias teorias que a gente le, decidimos o melhor.

    Decidimos no plural. Tai outra coisa que nao posso falar abertamente. Pai do filho a gente escolhe. Nao tenho paciencia de escutar amiga reclamando que o marido nunca trocou fralda, nunca fez isso ou aquilo. Oi? Quem escolheu o pai da crianca foi vc. Aqui em casa eh tudo tudo dividido, ele so nao carregou, pariu e amamentou. Ate quando eu nao trabalhava fora ele chegava do trabalho e cozinhava, lavava tudo porque sabia que cuidar de crianca cansa muito mais. Mas e se eu conto isso por ai? Mais pedrada.

    No fim das contas o que me desanima muito do mundo materno eh essa competicao pra ver quem SOFRE MAIS. Que coisa bizarra! Uma fala “ah meu filho nao dorme” e a outra fala “ah mas o meu tem 5 anos e nunca dormiu” Ponto! Ganhou! Mae que adora falar “eu larguei tudo pelos meus filhos, minha carreira, nunca tive tempo pra mim, nunca fiz as unhas, nunca sai com o marido”. Como se isso fosse algo pra se orgulhar! Sei la, a competicao parece ser: quem sofre mais e tem mais culpa = melhor mae.

    Eu hein, eu fico no seu time, das sem culpa! 🙂

    Bjos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 22, 2012 at 1:47 pm

      Thais, eu podia ter escrito isso tudo aí. Concordo plenamente. Parece que a gente ter que sofrer muito como mãe para poder ser considerada normal.
      Aqui o pai toma as decisões também, divide todas as tarefas. TODAS.
      Um beijo e obrigada pelo complemento.

      Reply
  • Thais Bessa
    August 22, 2012 at 1:38 pm

    PS: E nao acredito que mae culpada, estressada infeliz possa fazer o filho feliz. Mae feliz = filho feliz.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 22, 2012 at 1:49 pm

      Eu parto desse princípio, Thais. Eu sou feliz com as minhas escolhas, mesmo as que não o colocam em primeiro lugar o tempo todo e acho que por isso ele também é mais feliz.
      x

      Reply
  • Aline Melo
    August 22, 2012 at 2:03 pm

    Nivea,

    Adorei o post. Gostei tanto que dei a minha versão no meu new born blog. Acho que essa cobrança, muitas vezes auto-imposta, de muitas mães é insana! A maternidade já é um desafio, pra quê colocar a culpa? Pra dar mais mérito? Citei seu blog no meu humilde bloguinho, espero que não se importe. Ainda não tive tempo nem de fazer blogroll, mas com certeza o Que Seja Doce estará lá. Bjss no Babóg.

    Aline

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 22, 2012 at 8:05 pm

      Aline,
      Eu já fui lá conhecer o seu blog. Obrigada pela visita e pelo comentário. Espero te ver por aqui mais vezes.
      Um beijo

      Reply
  • Priscila Santos
    August 23, 2012 at 1:18 pm

    Adorei, simplesmente lindo!!!!
    Cada mãe tenta sempre fazer o melhor! Mas vc tem mesmo feito muitas coisas legais…….
    beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 24, 2012 at 10:09 am

      Todas fazemos, Pri. Algumas admitem outras infelizmente (na minha opinião) vivem cheias de culpa.
      Beijos

      Reply
  • Paula
    August 27, 2012 at 3:36 pm

    Nivea}

    Só hoje pude ler o seu texot!! Que plenitude hein!! Olha assim como disseram por ai, eu gostaria de dizer q me sinto assim tbm mas nao, me questiono muito, muito e muitas vezes me nao acho q faco tudo como eu gostaria, que sou a mae que queria saber mas lendo o seu texto percebi que sabe oq? Quase sempre sou muito melhor do que eu imaginei, me orgulho muito de mim e do meu filho. E a vc: Obrigada por me ajudar a ver isso e parabens por se sentir assim. Pq a gente passa por cada perrengue q sentir culpa só nos faz sentir pior ainda! Beijo grande

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 31, 2012 at 10:29 am

      Mas é exatamente isso que eu acho, Paula. Não sei porque, nem é consciente, mas com a maternidade eu resolvi focar no lado positivo. Eu faço o melhor, não melhor do que ninguém, mas o meu melhor. Tenho certeza que você faz o mesmo.
      Um beijo

      Reply

Leave a Reply