Forno e Fogão

Na lata

Essa foto aí embaixo é do meu escondidinho de feijão de corda com frango, servido de entrada num jantar qualquer dos Sorensen (faz tempo mas eu tinha esquecido de postar). Me diz se não ficou uma coisa fofa de se olhar e se não deu vontade de experimentar?

Tudo feito por mim, inclusive a decoração da latinha onde servi o escondidinho.

A coisa toda começou há semanas atrás quando percebi que poderia dar alguma utilidade às latinhas de atum (em água) que eu ando comendo praticamente diariamente. Eu adoro atum, e uso fácil uma lata a cada dois dias. Cinco semanas de dieta e você faz a conta do quanto de latinha eu juntei. A idéia a princípio era usá-las como forma de bolo (se bem embrulhadinhas dariam lembrancinhas de festa fantásticas, não?).

Poucos minutos antes do jantar, no entanto, eu cismei que ia fazer alguma coisa com as latas, mas não tinha a menor idéia do quê. Pensei primeiro se tinha alguma coisa para usar para decorá-las. Não tinha tecido (que seria minha primeira opção), mas tinha sobras desse papel lindo (que custou os olhos da cara) que foi usado nos meus convites de casamento (que I. fez).

Eu queria usar um pedacinho de palha para dar um lacinho e acabei descobrindo que eu tinha um pedaço guardado na minha “caixa de casamento”. A toalha do hotel onde passamos a lua de mel veio embrulhada num laço de  palha, e eu que adoro uma tralha recordação, guardei, claro.

Faltava só descobrir o que servir na latinha, e eram pouquíssimas minhas opções. Lembrei então que tinha acabado de fazer feijão de corda com peito de frango desfiado para o almoço do dia seguinte. Cozinhei uma batatinha (casa de irlandês sempre tem uma batata) e fiz um purê. Já que tinha cream cheese na geladeira (sobra do que usei para fazer cupcakes), misturei um pouquinho no purê e temperei com uma pitadinha de sal, pimenta e umas ervinhas.

Coloquei a mistura do feijão e do frango na latinha, cobri com o purê, coloquei queijo parmesão ralado por cima e assei por uns minutinhos só para dourar.

I. comeu tudo, disse que gostou, mas foi só. Em defesa dos meus dotes culinários devo dizer que o homem não gosta muito nem de feijão, nem de batata,né? Já eu, não sei se porque estou de dieta e nem sempre posso comer o que eu quero, mas achei o escondidinho a pura luxúria gastronômica. Quase lambi a lata. Se soubesse que o marido nem ia gostar tanto teria comido o meu e o dele.

Agora estou aqui pensando o que mais eu podia servir nas latinhas, hein? Tô aceitando sugestões.

N.

PS: depois de ter servido assim, eu reparei que elas ficariam mais bonitinhas com um laço feito com várias tirinhas de palha.

20 Comments

38 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

Previous Post
October 11, 2011
Next Post
October 11, 2011

20 Comments

  • Ana

    Nossa, ficou lindo! Só não pego a ideia emprestada porque meu abridor de lata é daqueles que corta o anel de metal todo, sabe como é? A borda fica bem afiada, acho que ficaria perigoso. (E sim, o meu atum é old-fashioned e não tem aquelas tampas com argolinha hahaha).

    A ideia dos bolinhos é sensacional, acho que ficaria lindíssimo. Ou crème brûlée, será que daria certo?

    xx

    • Nivea Sorensen

      Ana,
      Eu nunca compro o atum com tampa de argolinha por ser mais caro e meu abridor também tira a tampa inteira, mas fica bem certinho sem deixar pontinhas que possam machucar.
      Olha só, nunca fiz creme brulee, fiquei com vontade de tentar.
      x

  • Maria Clara Machado

    Que ideia ótima! Sério. Tá de parabéns!! Como eu adoro feijão de corda, batata, frango, acho que vou copiar. Só não sei onde encontrar feijão de corda em Jacarta.

    • Nivea Sorensen

      Maria Clara,
      Aqui praticamente não se come feijão (a não ser o adocicado no café-da-manhã), mesmo assim eu encontro o feijão no mercado.
      Já tentou perguntar no google se você acha em Jacarta?
      x

  • Lua Nova

    Menina! que lindo e que cara de gostoso!!! Uma idéia maravilhosa e perfeitamente realizada. Você pode fazer algo com couve-flor, pedacinhos de presunto, mistura creme leite com gemas e tempera a gosto (nóz moscada, sal, por ex.) joga por cima, cobre com queijo ralado e leva ao forno (ou maçarico culinário) para gratinar. Acho que ficaria bonito e gostoso. E não é tãããããõoo calórico assim. Vc pode usar o creme de leite ligth e peito de peru.
    Adorei seu blog. Convido vc a conhecer o meu e saborear um chocolate comigo.
    Beijokas e seguindo…

    • Nivea Sorensen

      Lua Nova,
      Adorei as idéias e já passei pelo seu blog. Estou seguindo mas ainda não consegui ler muita coisa.
      x

  • Priscila

    Que otima ideia! Acho que da pra fazer sobremesas tambem, tipo pudim. Vou copiar a ideia 🙂

  • Claudia

    Ei Nivea…criatividade a mil , muuito bom!
    tambem gosto de ir pra cozinha , receber pessoas ,neta de mineiro cê sabe !!!

    BJOS

    • Nivea Sorensen

      Oi Cláudia,
      Sabe como é, estou com tempo livre, aí quero ficar inventando.
      x

  • DanyCassar

    Fica lindo fazer um creme brulee como a Ana comentou, e ate cheesecake, torta de limao com suspiro, ixi ideias de comidinhas nao faltam.. =)

    Bjs

    • Nivea Sorensen

      Dany,
      Acho que vou tentar o cheesecake em versão individual, será que fica bom?
      x

  • Fernanda Lima

    GÊNIA!

    Ficou delícia!
    Será que você gostou mais porque o paladar do brasileiro está mais habituado ao feijão de corda, ou nada a ver?
    E a latinha serve para mil receitas mesmo, até com o atum!

    Adorei,
    beijo!

    • Nivea Sorensen

      Oi Fernanda,
      Eu nem gosto de feijão, só como mesmo o de corda e recentemente o preto junto com a feijoada. Já I. acho que nunca tinha comido feijão na vida até ter ido ao Brasil.
      x

  • Cris

    HUMMMMMM… vou te contar viu… que dia de Dezembro vc chega mesmo?? kkkkkk
    É pq vou lá na tia pra almoçar né… aiaiai

    BJOUXXX

    • Nivea Sorensen

      Cris,
      Vou estar de férias e deixar a cozinha por conta da mãe mesmo. haha
      x

  • Juliana

    Uauuuuu!! Ficou uma graca! Com uma embalagem dessa, ninguem nem precisa gostar da comida… coloca qualquer coisa aí dentro que vai fazer sucesso.

    Sem ser comida, será que daria certo colocar vela?

    Beijo, Ju

  • ka smith

    Amey!

    Ficou lindo!
    E tenho certeza de que ficou gostoso também, estou precisando avaliar seus dotes para comida salgada (:

    beijooo

Leave a Reply

Related Posts