Menu
Forno e Fogão / Talentos Culinários / Vida na Irlanda

7 Jantares

Ou o que se come todas as noites na minha casa.

Aqui na Irlanda o jantar é sempre a maior refeição do dia, ao contrário do que a gente está acostumado no Brasil (onde a gente almoça muito bem, mas pode trocar o jantar por algo mais leve se quiser). Eu mesmo quando queria perder peso não abria mão do meu jantar (e meu almoço é sempre uma sopa ou um sanduíche leve) por dois motivos: 1) é a única refeição que eu faço com o marido e 2) a única em que eu faço com calma, depois que E. já dormiu.

Eu sigo três regras básicas na hora de escolher o menu do jantar da semana (o que é feito sempre no domingo junto com as compras de supermercado): não faço fritura, não faço nada extremamente elaborado ou demorado (a não ser que seja feito na slow cooker, uma panela elétrica que cozinha lentamente) e as receitas são sempre saudáveis. Sábado e domingos são exceções e a gente se permite comer coisas mais calóricas e que exigem mais tempo na cozinha.

Também faço uso de muita coisa que eu já compro congelada ou congelo depois de preparado.

***

Segunda-feira  – Filé de bacalhau ao molho de ervas com risoto de limão e ervilhas.

photo 1-29

O peixe eu compro fresco no mercado e lá mesmo escolho o molho (bacalhau aqui não é salgado). Os filés vêm embrulhados individualmente e marinados num saquinho que vai direto ao forno (ou pode ser congelado). Coisa melhor impossível porque evita que a casa toda fique cheirando a peixe. Eu costumo comprar toda semana e revezo entre salmão, bacalhau ou linguado.

A receita do risoto eu adaptei daqui. Como o prato do dia seguinte já tinha aspargo eu não quis repetir e usei as ervilhas (tenho sempre ervilhas e seleta de legumes congelados). Poderia ter colocado um pouco de queijo parmesão e deixado o risoto mais cremoso mas acabei esquecendo. Ficou uma delícia e I. pediu para repetir o prato na semana seguinte.

Terça-feira – Couscous marroquino (esse é “gigante” mas eu normalmente uso o pequeno) com pimentão doce, cebolinha e coentro servido com linguiça vegetariana  e aspargos (ambos grelhados).

photo 2-29

Esse prato é um dos únicos que é repetido todas as semanas sem falta. A gente adora, é fácil, saudável e muito gostoso. O que varia é o acompanhamento que pode ser frango grelhado, peixe ou linguiça. Ou pode ser com os substitutos vegetarianos como essa linguiça que a gente compra congelada e é muito menos calórica do que a normal. Normalmente eu faço com salmão. A receita original eu tirei de uma revista (e você encontra aqui) e era feita com o salmão num papelote. A receita foi-se e eu faço de cabeça e do meu jeito mesmo, só deixando o couscous de molho em caldo de galinha e temperando depois. Quando a gente começa a enjoar eu mudo os temperos um pouco.

Quarta-feira – Sopa de legumes e frango.

photo 1-31

Também rola sempre aqui em casa (a não ser no verão). Não sigo receita e faço cozinhando cebola, alho, aipo, cenouras e uma batata e depois batendo tudo. Tempero com curry, coentro, pimenta (ou que tiver a mão) e misturo com frango desfiado. Faço uma semana e já congelo para a semana seguinte.

Quinta-feira – Almôndegas com macarrão integral (e eu como sempre com espinafre).

photo 3-20

A receita é mais ou menos essa aqui, do Weight Watchers, mas eu substituo a farinha de pão por semente de chia e uso o molho que eu faço de vez em quando e congelo (com pedaços de tomate em caixinha e ervas). O macarrão é integral porque a gente evita massa branca (principalmente durante a semana) e eu acho muito mais gostoso, além de me deixar com a sensação de saciedade por muito mais tempo.

Sexta-feira – Hambúrguer caseiro.

photo 2-31

Esse também não muda: sexta é sempre dia de hambúrguer grelhado (mas vario os temperos ou a carne que pode ser de peru ou de vaca). Quando tenho temperos naturais são esses que uso: cebolinha e coentro. Se não tiver uso sempre algumas ervas secas, ou curry em pó. Misturo com um ovo e semente de chia para dar liga. Também faço semana sim, semana não, e congelo os hamburgueres separados. Faço para o E. também.

Sirvo acompanhado de batata-frita (que não é frita, é feita no forno) mas se eu tiver pesagem no dia seguinte no Weight Watchers deixo as batatas só para o marido. Dependendo de como foi meu dia, ou a minha semana, eu como no pão de hamburguer ou nesse pãozinho de sanduíche que é menos calórico, mas não abro mão do pão (nem que seja de forma light e integral). Como gosto muito de espinafre sempre coloco muito e deixo o sanduiche enorme. Não dispenso também a maionese light. Às vezes coloco uma fatia de queijo light também, de novo depende se a semana foi de exagero e eu preciso maneirar, ou não.

Sábado – Macarrão com dois molhos (branco e vermelho) e frango.

photo 3-22

Nessa noite I. não jantou em casa e eu não cozinho para mim sozinha. Quando isso acontece eu aproveito os pratos prontos e congelados que eu tenho sempre no congelador, normalmente da marca Weight Watchers. Esse eu experimentei pela primeira vez é da marca do mercado Tesco, da linha light deles. Na verdade não gostei e não compro mais. Os do Weight Watchers apesar de light e congelados não deixam de ser gostosos (eu acho, pelo menos), alguns inclusive eu gosto muito mesmo (mas as porções são bem pequenas).

Eu poderia ter pedido uma pizza, mas já tinha comido feijoada no almoço então escolhi uma jacada só no dia.

Se I. estivesse em casa o jantar teria sido curry que é mais típico por aqui.

Domingo- Fried Rice (arroz “frito” com ovo, frango, camarão e legumes, típico da culinária chinesa).

photo 4-18

No domingo a gente normalmente come pizza, feita em casa também, mas esse foi exceção porque a gente quis pegar mais leve. Essa receita é de todas a preferida do I. que pede sempre. Também é das minhas favoritas porque eu sempre tenho TODOS os ingredientes em casa para fazer e leva só 5 minutos se o arroz já estiver pronto (eu congelo arroz pronto, feito no micro-ondas,para poder fazer sempre que preciso de um jantar rápido), além de não sujar praticamente nada.

A receita original saiu daqui mas hoje eu também já adaptei para o nosso jeito. Normalmente faço com camarão e frango mas no domingo acabei esquecendo de descongelar o camarão e só vi quando a gente já estava esfomeado demais para esperar para comer.

O arroz é integral e o molho de soja light.

***

Quem disse que você precisa morar na cozinha para comer coisas saudáveis e gostosas?

N.

About Author

39 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

18 Comments

  • Marina Matos
    May 20, 2014 at 11:08 pm

    Que delícia!!!
    Com organização e vontade e dedicação a gente sempre consegue, com certeza. Mas uma pitada de talento também não faz mal, haha.

    Nivea, você é minha ÍDOLA, sério!
    😀

    Beijo beijo!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 16, 2014 at 5:30 pm

      Marina, que exagero! Eu sou bem limitada na hora de cozinhar.
      x

      Reply
  • Liana
    May 21, 2014 at 11:34 am

    Otimo cardapio! Quando eu não estava trabalhando (fora) eu fazia cardapio semanal, congelava, e não demorava mais q 30 min pra colocar jantar na mesa a noite. Agora não consigo mais! 🙁 Além de ter me desorganizado, tudo que ponho na geladeira não dura 24hrs (filho adolescente, que come de tudo!)
    To precisando voltar aos bons habitos…

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 16, 2014 at 5:32 pm

      Liana, trabalhando fora é mais difícil, né? x

      Reply
  • Marcela
    May 21, 2014 at 4:41 pm

    Amei esse post, Nivea! Eu gosto dos seus posts sobre doces, mas adoraria se você compartilhasse suas receitas de comidas salgadas também. Ando interessada em comida saudável, e usar receitas de pessoas que a gente já “conhece” (nem que seja virtualmente) é muito melhor do que sair pegando qualquer receita em sites pela internet.

    beijos

    Reply
  • Thais
    May 21, 2014 at 5:23 pm

    Huuuum, que delícia…tb sou “vigilante” e vou copiar. E eu me gabando outro dia porque fiz biscoitos de ovo maltine e um bolo pro meu filho…hahaha (me gabei pq ficaram realmente maravilhosos)
    Nivea, estou smpre por aqui, as vezes comento (muito raramente), mas leio todos seus posts e gosto muito do seu blog.
    Ontem vc me fez chorar no mea culpa…percebi que posso melhorar com meu pequeno e já botei em prática ontem mesmo! Obrigada…
    Bjs

    Reply
  • Silvia
    May 21, 2014 at 9:10 pm

    Hi Nivea,
    Sempre leio teu blog e AMO peixe… Mas não gosto de cozinhar em casa exatamente pleo fato da casa não ficar com cheiro de peixe…

    Pode me explicar a história desses saquinhos que vão no forno? Será que eu consigo comprar no tesco?

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 16, 2014 at 5:34 pm

      Silvia,
      Não tem em todos os Tescos, tem que ter peixaria e mesmo assim não sei se são todos. Vale dar uma perguntada.
      x

      Reply
  • Luciana Ehsse
    May 22, 2014 at 1:10 pm

    Acho um saco planejar, mas depois de prnto organização é ótimo mesmo! Agora tô comendo fora, mas quando morava sozinha planejava a refeição de quase toda semana também. Mas eu fazia sempre mtuita comida, e ai ia comendo 3/4 dias! hahaahahahahaha
    Mas o que eu quero saber mesmo, é quantas micro geladeiras você tem pra caber tanta coisa congelada? rsssrsrs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 16, 2014 at 5:35 pm

      Luciana, eu tenho uma geladeira pequena, na verdade, e um freezer de 3 gavetas de tamanho razoável que com organização quebra muito o galho. x

      Reply
  • Bruna Dalfré
    May 26, 2014 at 6:41 pm

    Humm gostei!
    Ainda prefiro aquele almoço mais recheado e o jantar leve, principalmente com uma sopinha, sempre vai bem neh?!
    Mas o cardápio está bom demais, vou pegar algumas receitinhas, adorei!
    bj

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 16, 2014 at 5:56 pm

      Bruna, eu prefiro também mas o marido trabalha fora e praticamente não almoça então o jantar tem que compensar um pouco. Mesmo assim, durante a semana nunca é nada muito pesado. x

      Reply
  • Priscila
    May 27, 2014 at 2:25 am

    Que delicia Nivs!!! Adorei

    Reply
  • Dai
    June 15, 2014 at 8:41 pm

    Ni, aonde você compra o peixe no saquinho e a linguiça vegetariana?
    Adorei as receitas, vou testar algumas.
    Bjss

    Reply

Leave a Reply