Menu
Blogagem Coletiva / Mães Internacionais

Blogagem Coletiva: O Dia Internacional da Mulher

Reza a lenda que no dia 8 de Março de 1956, em Nova York, 129 operárias em greve por melhores condições de trabalho foram trancadas dentro da fábrica onde trabalhavam e morreram num incêndio causado pelos patrões e pela polícia. Por essa razão, o 8 de Março teria sido escolhido como data para a celebração do Dia Internacional da Mulher, uma data oficial no calendário da ONU desde 1977.

Para ser sincera eu já tive opiniões completamentes opostas sobre a data. Quando pequena me lembro de achar o máximo sair com a minha mãe e vê-la ganhando botões de rosa das lojas onde passávamos. Acho ainda que quando adolescente eu também ganhei as minhas.

Anos depois, mais crítica (e chata), estudando história e achando que ainda ia mudar o mundo, passei a fazer parte do grupo que repudiava a comemoração por ser machista, e por outras várias razões que não vêm ao caso agora. Nessa época as rosas eram mais escassas, mas se me deparasse com alguém me oferecendo uma, dizia um simples “não, obrigada”.

E depois, bom depois me dei conta de que não havia nada de errado em se comemorar a aquisição de alguns direitos que fizeram com que as diferenças entre homens e mulheres diminuíssem consideravelmente, apesar de ainda aparentes em muitos setores da sociedade e gritantes em muitos cantos do mundo.

Hoje , se me fossem oferecidos botões de rosa pela data, eu os aceitaria em nome de tantas mulheres que vieram antes de mim, que lutaram e muitas vezes morreram para que hoje eu pudesse trabalhar, estudar, votar (e olha só, escolher como presidente do meu país uma outra mulher).

Cheguei então a conclusão, após muito pensar se escreveria sobre esse tema ou não, que me recuso a comemorar o fato de ser mulher em si. Questiono o senso-comum que prega que somos mais frágeis, sensíveis, ou de vênus, ou qualquer qualidade ou defeito baseada só no sexo. Mas comemoro a vida e a morte de mulheres como Anita Garibaldi, Chiquinha Gonzaga, Olga Benário Prestes, e tantas outras cujos nomes não foram nunca registrados nos livros de história, que quebraram barreiras e lutaram pelo que acreditavam.

Foi por essa razão que acabei aceitando o convite da Blogagem Coletiva – Mães Internacionais para escrever sobre a data. O tema pode a princípio fugir um pouco do objetivo do projeto, que é falar sobre maternidade, mas pensando um pouquinho melhor, nós somos todas mulheres muito antes se sermos mães.

Ao final desse post você vai encontrar o link para as outras mulheres que também aceitaram o desafio de escrever sobre o tema, que de tão amplo, não possibilitou que escolhessemos um único enfoque.

E por isso também nesse 8 de Março, nós, 24 brasileiras residentes fora do Brasil, mães e blogueiras lançamos oficialmente o site do projeto Mães Internacionais, que está apenas começando.

Não cabe aqui escrever sobre o projeto em si, mas eu mesma escrevi o texto de apresentação e ficaria extremamente contente se você que sempre me lê aqui fosse até lá nos fazer uma visita.

Antes de terminar, deixo registrado aqui todo meu amor e respeito pela mulher mais importante da minha vida. Ela nem sabe da existência desse blog, mas sabe o quanto eu a amo.

Feliz Dia Internacional da Mulher para você que ama, repudia, ou simplesmente ignora a data. E um especial para as outras 23 mulheres que eu tive o prazer de conhecer virtualmente nos últimos meses. Sintam-se todas beijadas.

N.

PS. Não deixe de conferir a visão de outras mães ao redor do mundo sobre o Dia Internacional da Mulher:

Carol (Argentina)

Neda (Argentina)

Livia (Austrália)

Fernanda (Canadá)

Simone (Canadá)

Carine (França)

Ingrid  (Holanda)

Maria Clara (Indonésia)

Carol P (Inglaterra)

Claudia (Inglaterra)

Karine (Irlanda)

Daniela (Itália)

Joice (Itália)

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

18 Comments

  • Daniela
    March 8, 2011 at 9:25 am

    adorei conhecer teus pensamentos acerca da data, Nivea.
    Grande bjo pra ti tb.

    Reply
    • nivea
      March 9, 2011 at 7:32 pm

      Dani, um grande beijo pra ti pela idéia sensacional do projeto!

      Reply
  • Claudia
    March 8, 2011 at 10:35 am

    Parabens pra voce tambem, Nivea, e obrigada pelo seu empenho no desenvolvimento deste projeto. Bjs.

    Reply
    • nivea
      March 9, 2011 at 7:33 pm

      Parabéns a todas nós, Claudia. Um beijo.

      Reply
  • Ingrid
    March 8, 2011 at 11:50 am

    Tres VIVAS para vc, mãe, mulher e uma excelente profissional!
    O site ficou lindo, parabéns e um Feliz Dia Internacional da Mulher!

    Beijocas

    Reply
    • nivea
      March 9, 2011 at 7:34 pm

      Ingrid, querida. Aceito os parabéns por ser (quase) mãe e mulher. Quanto ao site, mérito do marido 😉
      beijos

      Reply
  • Manu
    March 8, 2011 at 1:05 pm

    Parabéns pra nós!!!! =)
    E em especial pra você, Nivea. Que tá passando por tantas sensações exclusivas de nós mulheres.

    Beijo, meu.

    Ps: Que legal o texto de apresentação. Fiquei curiosa pra saber se o Google acertou! =P

    Reply
    • nivea
      March 9, 2011 at 7:35 pm

      Manu,
      Obrigada pela visita. Um beijo grande.
      ps. se eu descobrir te aviso 😉

      Reply
  • Neda
    March 8, 2011 at 1:30 pm

    Nivea
    Parabéns pelo site, ficou muito legal!
    Com relação ao dia de hoje, passei mais ou menos pelas mesmas sensações que você e agora me pergunto: onde estão minhas rosas?
    Bjs

    Reply
    • nivea
      March 9, 2011 at 7:35 pm

      Neda,
      Pois é, onde foram parar as rosas?
      Um beijo

      Reply
  • BiLL
    March 8, 2011 at 4:39 pm

    Acho que sou o primeiro homem a comentar esse post eheh. Primeiramente, parabéns pelo blog que está cada vez melhor. É incrível a quantidade de lixo que a gente lê na internet por isso temos que aproveitar alguns raros “oásis” que existem como esse aqui. Todos os textos que li aqui me fizeram rir, pensar, refletir e principalmente ter orgulho de ser seu amigo. Parabéns pelo dia e pelo projeto MÃES INTERNACIONAIS, o site está muito bonito! Um grande beijo!

    Reply
    • nivea
      March 9, 2011 at 7:36 pm

      Bill,
      Vou falar pela milésima vez que morro de saudades de você.
      Beijo grande.

      Reply
  • ka smith
    March 8, 2011 at 9:15 pm

    Ei flor!
    Que esse seu primeiro dia internacional da mulher, como mummy, em um dos melhores papeis, seja feliz.
    E que no ano que vem o E. te dê uma flor e vc não a recuse 😀

    beijo meu na pancinha.

    Aliás, tô pra te falar isso desde sabado, você está mais linda do que nunca, com uma pele ótima e a felicidade estampada no rosto!

    Reply
    • nivea
      March 9, 2011 at 7:36 pm

      Flor,
      Vc que é sempre muito fofa. 😉
      Muitos beijos

      Reply
  • Carine S.
    March 9, 2011 at 10:13 am

    Querida Nivea, que belo texto!!! Sinto a distancia uma forte vibraçao vindo de vc. Parabéns pelo teu trabalho. Quase escrevi sobre Olga Prestes, faz bem relembrar destas heroinas que fizeram e ainda fazem a diferença entre nos. beijo no coraçao e parabéns todo dia p vc!

    Reply
    • nivea
      March 9, 2011 at 7:37 pm

      Carine, muito obrigada.
      A Olga foi sempre a mulher que mais me influenciou. Linda, linda história de vida e morte.
      Um beijo especial para vc tb.

      Reply
  • Livia
    March 9, 2011 at 7:10 pm

    Oi Nivea,
    Adorei seu texto, não tinha a menor idéia de onde havia surgido a data… Concordo com você, acho que o fato de ser mulher não deve ser comemorado por si só, mas sim as inúmeras conquistas que as mulheres tiveram (e ainda têm) que batalhar tanto para conseguir. Parabéns, seu blog é uma delícia de ler.
    Beijo
    Livia

    Reply
    • nivea
      March 9, 2011 at 7:38 pm

      Livia,
      Obrigada pelo comentário e pela visita.
      Um beijo.

      Reply

Leave a Reply