Menu
Filhos & Família / Pretensões e Desabafos

Trabalhando de casa

Há pouco mais de um ano meu marido deixou o emprego como diretor de criação numa agência de design gráfico para abrir com um amigo e sócio uma produtora de vídeo e cinema.

Desde então ele deixou de trabalhar oficialmente entre 9 e 5 da tarde, num escritório na zona central de Dublin, para trabalhar num horário mais flexível, de casa.

Foi uma decisão difícil que levou bastante tempo para ser tomada (por nós dois, diga-se de passagem) e exigiu um grande planejamento financeiro, uma vez que envolvia a troca de uma renda estável por uma renda não fixa. Isso porque como você deve saber, eu deixei meu emprego logo após o nascimento do nosso primeiro filho (há 8 anos atrás) para cuidar das crianças e da casa e o Ian é o único responsável financeiro pela familia.

Desde então muita gente me pergunta o que mudou na nossa vida e se a mudança foi positiva.

Para começar, é preciso lembrar que, como tudo na vida, essa escolha teve seu lado positivo e negativo e que essa é uma avaliação bastante pessoal e subjetiva.

O lado negativo tem sido a pressão com que ele lida diariamente para ter sempre um trabalho engatilhado assim que outro termina, já que as contas a pagar não esperam.

Até hoje nunca faltou trabalho, mas é preciso muita cautela. Atualmente uma parte da renda mensal dele vai para uma conta poupança para garantir que ele tenha de 6 meses a um ano de salário, pelo menos, em caso de novos trabalhos demorarem a surgir.

Nesses primeiros anos de vida de um novo negócio isso é fundamental para nos deixar tranquilos e garantir nosso futuro.

Por isso temos aprendido, temporariamente, a viver com uma renda menor do que a que estávamos acostumados quando ele podia contar com o salário todos os meses, sem falta. Recentemente, por exemplo, adiamos os planos de reformar o sótão da casa e transformá-lo em mais um quarto. Achamos que esse gasto agora seria arriscado e desnecessário.

Por outro lado, estar no escritório às 9 da manhã sempre significou sair de casa lá pelas 7. Ou seja, toda a rotina com as crianças pela manhã ficava por minha conta. Assim como boa parte da rotina noturna, uma vez que ele dificilmente chegava em casa antes das 7 da noite (na melhor das hipóteses). Eram horas e horas perdidas no trânsito diariamente.

Quem tem filhos sabe que esses são os horários de maior trabalho com eles e fazer tudo sozinha não é fácil.

Agora com ele trabalhando de casa, na maioria dos dias, nós acordamos juntos entre 7 e 9 da manhã e dividimos as tarefas com a casa e as crianças igualmente.

O mesmo acontece no período do final da tarde/início da noite. Por volta de 5:30 ou 6 horas ele deixa o escritório, quando pode, para assumir o papel de pai.

Dessa maneira o meu trabalho ficou bem menos exaustivo; eu tenho mais tempo para sair à noite ou pela manhã quando quero ou preciso, e as crianças passam muito mais tempo com o pai.

Até a Lua se beneficia já que se ele não pode levá-la para passear antes do trabalho ele pode fazer isso no horário de almoço.

No caso de eu ter algum compromisso durante o dia (consultas médicas, reunião com professores e coisas do tipo) ele pode também tirar algumas horas para cuidar das crianças. Esse tipo de disponibilidade é super importante para quem não conta com uma rede de apoio próxima, como no nosso caso.

Ou seja, na medida do possível ele faz os horários dele e isso é muito bom.

Exceções, claro, acontecem com frequência quando ele precisa viajar a trabalho ou passar o dia em reuniões externas.

Também é bastante comum que ele trabalhe muitas outras horas fora desse horário comercial. Algumas vezes na semana ele volta a trabalhar quando as crianças vão para a cama e sábados e domingos também são dias de trabalho, se for preciso. Em épocas de prazos mais apertados não é raro que ele só consiga dormir por pouquíssimas horas. Não se engane, parece uma maravilha, mas ele trabalha duro.

Aos poucos nós fomos nos acostumando à essa nova rotina e hoje podemos dizer, com toda certeza que o saldo final tem sido muito positivo, pelo menos para nós que não acreditamos que salário alto seja necessariamente sinônimo de felicidade.

Tenho certeza que muita gente acharia (e achou) que a atitude dele foi uma loucura mas eu sabia desde o inicio que ele estava fazendo a coisa certa. A vida é muito curta para você passar 8, 9, 10 horas por dia fazendo algo que você não ame.

Foi por isso que eu optei 8 anos atrás por ficar em casa e foi por isso que ele optou trocar de carreira aos 40 anos.

E quer saber? Ele está mais feliz e isso faz todos nós mais felizes também.

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

8 Comments

  • Pat
    July 12, 2019 at 9:49 pm

    Trabalhar de casa é muito incrível, mas não é nada fácil mesmo não. O peso da responsabilidade é maior mas, em compensação, a liberdade também. Amei seu blog! xx

    Reply
  • Priscila gemballa
    July 14, 2019 at 6:58 am

    Passamos pela mesma situacao aqui e eu achei super positive. Ter mais ajuda, as meninas adoram ter o pai por perto. Bjs

    Reply
  • Ricardo Pavan Martins
    July 15, 2019 at 9:36 am

    Trabalhar de casa é bom demais. Saudades dessa época.

    Nao sabia que o Ian era DC! Sou designer tb 😀

    Reply
  • Maria Paula Wink
    July 17, 2019 at 10:54 pm

    Que bacana Nívea, hoje em dia cada vez mais devemos nos preocupar com nosso bem-estar e qualidade de vida, e acredito também que aprender como trabalhar com marketing digital abre muitas portas, assim como na minha vida. Parabéns a vocês pela iniciativa!

    Reply
  • Heloisa Godioso
    July 18, 2019 at 7:04 pm

    torcendo muito pela família de vocês, se vocês estão felizes é porque está dando certo sim 🙂

    Reply
  • BA MORETTI
    July 21, 2019 at 3:19 pm

    só quem vive a situação, o dia-a-dia, pra saber se a ideia pode se encaixar ou não né? só a família mesmo pra medir o saldo o mais próximo da realidade de vocês. e que bom que as mudanças deram certo 🙂 a vida é esse combo doido de escolhas e que bom quando essas trazem saldos tão positivos ♥

    Reply
  • Gabi
    July 25, 2019 at 8:34 pm

    Mudar de profissão sempre é algo arriscado e que requer muita coragem, né? Ônus e bônus: tem pontos negativos nessa mudança, mas também muita coisa mudou para melhor 🙂
    Acho sempre positivo ler esses relatos porque hoje nós vivemos em uma pressão absurda para achar a profissão dos sonhos e morrer trabalhando naquilo. Terminei meus estudos recentemente e eu entro nuns pensamentos muito loucos sobre ter perdido tempo na faculdade, sobre não gostar do meu trabalho e coisas do tipo, e eu percebo que essa minha geração (não estou me excluindo disso, pois sou exatamente assim kk) é muito obecada por idade/tempo. É quase como se fosse proibido mudar de área, de curso, de trabalho, de casa, de tudo.

    Reply
  • grace
    August 2, 2019 at 1:47 pm

    Adorei o post Ni!
    As vezes nos prendemos em determinadas amarras e vivemos infelizes.
    Beijo

    Reply

Leave a Reply