Forno e Fogão

Muffins de Clara de Ovo

Essa idéia dos muffins de clara de ovo eu vi num grupo do Vigilantes do Peso no Facebook há um tempo atrás.

Eu acho que na verdade a receita original era feita com um ovo inteiro mas eu acabei testando e aprovando a versão feita só com as claras (você, claro, pode fazer como achar melhor).

Vale também adaptar os recheios e os temperos. Eu normalmente faço com bacon picadinho (cru); queijo e tomates; pimentões e atum; enfim, qualquer combinação que você quiser. Essa semana, no entanto, eu tinha frango e salmão desfiados na geladeira e fiz assim para aproveitá-los.

O primeiro passo é untar uma forma de cupcakes (eu uso um pouquinho de óleo de coco ou um spray de óleo qualquer) ou se possível usar forminhas de silicone que não grudam, não precisam de óleo nenhum e são mais fáceis de limpar do que a forma untada.

O primeiro ingrediente é um punhado de verdinhos (eu gosto de espinafre mas vale qualquer folha ou salada já pronta).

Depois é a vez da proteína. Como eu falei aí em cima, fiz alguns com frango e outros com salmão já cozidos, aproveitando sobras da minha geladeira.

Aí é só completar a forminha com a clara de ovo (ou ovos batidos no garfo mesmo). Aqui é fácil e prático encontrar as claras já separadas em garrafas (vende no supermercado, no açougue, etc.).

Feito isso é só temperar. Eu não gosto de sal, e dessa vez usei só pimenta mesmo. Já usei ervas misturadas, tempero de churrasco, pimenta, orégano ou que combinar com o recheio. Dá para colocar também queijo parmesão por cima se você não estiver, como eu, economizando nas calorias.

Depois é só colocar no forno pré-aquecido, em temperatura média, até dourar.

Deixo esfriar e depois eles ficam na geladeira para gente ir comendo no café-da-manhã ou de lanche (basta colocar alguns segundos no microondas para esquentar).

Não sei quanto tempo eles duram na geladeira porque na minha casa eles sempre acabam antes do terceiro dia.

É uma opção bem legal e saudável de café-da-manhã para quem não tem tempo de cozinhar de manhã (e quem tem?).

N.

1 Comment

38 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

Previous Post
May 15, 2017
Next Post
May 15, 2017

1 Comment

  • Letícia

    Aqui em casa eu faço uma versão gordisse dessa receita: uso um pedaço de mortadela (vai vendo hahaha) para “forra” a forma, fazendo as vezes da forminha de cupcake tipo uma cumbuquinha. Ponho as folinhas e o que mais tiver na geladeira que eu ache que combine (vai depender da larica também), coloco o ovo dentro – também pode ser mexido mas prefiro ele inteiro mesmo, pra ter aquela gema delicia escorrendo quando você parte – e muito queijo ralado por cima. Mas gostei muito da sua versão light também, vou experimentar (sem preconceitos quando o assunto é comida)!

Leave a Reply

Related Posts