Forno e Fogão Pretensões e Desabafos

Amor com feijão se paga

Outro dia aí eu saí da casa da minha mãe e atravessei um oceano sem saber quebrar um ovo. Não, não é exagero eu juro que antes de me mudar para a Irlanda nunca tinha quebrado um ovo.

Daí aprendi a fazer a cama, passar roupa, tive filhos, larguei um “emprego fora” para trabalhar muito aqui “dentro” mas só me senti crescida mesmo, assim importante, assim dona-de-casa, dia desses quando ganhei minha primeira panela de pressão!

Depois de anos fazendo feijão sem a tal da panela (deixando de molho dia e noite e cozinhando horas e horas), marido resolveu me dar uma de presente. Presente. Isso mesmo. Porque ele é desses que me dá batedeira, máquina de costura e agora panela de pressão e eu sou dessas que a-d0-ra.

Aliás, ultimamente tenho percebido que presente bom é presente últil e não fútil. Por isso escolhi ganhar de dia das mães um processador e uma panela elétrica já que os meus estavam para se aposentar e eu não preciso nem de bolsa nem de sapato (mas não dispensei flores e chocolates).

Desconfio que o presente tenha segundas intenções porque meu marido irlandês adora meu feijão preto com bacon e carne de porco (“carninha yummy yummy” como é conhecida aqui em casa) e porque na semana passada todo mundo jantou feijão com gostinho de queimado, já que de uns tempos para cá eu dei para deixar o feijão no fogo e esquecer da vida (vide post anterior, faz favor).

Mas voltando à panela de pressão, contrariando minha mãe, não explodi a cozinha e o feijão ficou uma delícia.

E olha, só tive que ligar para o marido DUAS vezes no trabalho para me ensinar a usar a bendita. Mas ó, culpa da minha mãe que tinha me deixado com trauma por achar que eu ia acabar explodindo a cozinha.

Pudera, né? Eu não sabia nem quebrar um ovo….

Diz aí se esse mundo não gira mais que baiana em desfile de escola de samba?

N.

10 Comments

39 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

Previous Post
March 8, 2016
Next Post
March 8, 2016

10 Comments

  • Bárbara Hernandes

    Nunca usei panela de pressão e morro de medo, Nivea. A panela já explodiu com uma vizinha e com minha vó… prefiro cozinhar o feijão por horas mesmo! rs

  • Thais

    Hahaha, eu tenho trauma e nao tenho, nem terei. O molho sempre tem que deixar mesmo, independente da panela. Eu uso a slow cooker que fica perfeito e não tem nem a minha neura de explodir nem o risco de queimar (quanto feijao esquecido e queimado ja foi peo lixo aqui em casa).

    X

  • Dani Bispo

    Que issooooo?! Panela de Pressão é vida. Mas…
    Uma coisa que eu faço para não esquecer nada no fogo é programar o timer do celular, Porque senão esqueço mesmo! E tem dado certo . bjssss
    Dani Bispo

  • Mariana Spil

    Obaaa!
    Eu também aprendi só recentemente a usar a panela de pressão, mas já dei tantos usos! Ontem à noite, por exemplo, foi uma sopa de abóbora e mandioca “a 4 mãos” com a minha sogra que ó, manjar.
    No ultimo dia dos namorados ganhei o que, o que? Um liquidificador novinho. Pergunta se achei ruim? Na-na-ni-na-não! Amei! Flores eu planto no jardim, se for pra gastar dinheiro, gaste com coisa útil e duradoura! Rsrs.

  • Silvana

    Nivea,

    Se gostar muito e, mais para frente, quiser uma mais segura, compra uma panela de pressão elétrica. Aproveite bastante e seja feliz.

    Sil

  • Juliana

    Eu nunca nem toquei numa panela de pressão. Aqui quem faz o feijão é meu pai. hehehehe

  • marie

    mensagemNivea, minha mãe me mandou uma do Brasil, eu trabalhei com eletrodomésticos e com panelas em uma assistência de reparos.
    Respeitei tudo direitinho, fogo médio, quando chiou baixei o fogo e meu marido algorando dizendo que ia explodir por ser tecnologia atrasada e tal.
    Eu respondia confiante que sim, que iria explodir primeiro o bairro pois somos vizinho de uma gasolineira, segundo a Suíça que é pequenininha no mapa e comíamos tudo bem gostoso.
    Hoje tenho três, uma que mais parece uma nave espacial. Linda!
    Mas eu simplesmente de-tes-to lavar pq para brilhar e limpar as marcas do alimento quase perco as forças.
    Quase nem uso!

  • Yara

    Eu também adoro ganhar coisas para casa de presente hahaha. Ganhei do marido uma panela de pressão eletrica e menina, que coisa BOA!! Ela não abre se tiver pressão, super segura, não faz barulho de tchiii e nem gasta horrores de água pra cozinhar.

  • Aline Santos Rodrigues

    Adorei seus posts. Me identifiquei muito com todos que li. Adorei ter encontrado vc aqui. Mas não consegui acessar todos? Continue nos presenteando com seus lindos textos. A propósito, concordo que amor com feijão se paga! Rrsrsrs

Leave a Reply