Menu
Filhos & Família / Vida na Irlanda

O final da pré-escola

Há alguns dias atrás aconteceu a formatura do Erik na pré-escola e eu percebi que nunca tinha falado sobre esse assunto por aqui.

Na Irlanda não existe creche, escolinha ou pré-escola pública. Ou seja, para que a criança frequente uma creche/escola você precisa pagar e não é pouco, não. Por essa razão muitas mães optam por ficar em casa depois da chegada dos filhos, ou pela contratação de uma au pair (uma baba que normalmente mora junto com a família).

Quando Erik tinha um pouquinho mais de um ano achamos que era muito importante para ele ter contato com outras crianças (e importante para mim ter um tempo sozinha) e o matriculamos numa escola uma vez por semana. Depois ele passou a frequentar o mesmo local três vezes por semana, em meio período.

No ano passado ele entrou na idade de frequentar a pré-escola. Nessa idade o governo oferece para todas as crianças residentes na ilha uma bolsa que paga por 3 horas diárias, 5 dias por semana, numa escola particular. Fizemos uso da bolsa e Erik continuou frequentando a mesma escola montessori a semana toda. Ele ficava mais do que as 3 horas pagas pelo governo e nós pagávamos a diferença.

Quando nos mudamos do apartamento na zona sul para uma casa fora de Dublin fomos obrigados a trocá-lo de escola. Como isso foi feito no meio do ano letivo não tivemos muita opção de escolha e Erik acabou indo para uma escola não exatamente pertinho de casa e de qualidade inferior a que ele frequentava antes. Optamos, então, para que ele frequentasse só por 3 horas diárias.

IMG_8655

A diferença entre as duas escolas era mesmo enorme. Na primeira recebíamos boletins diários com as atividades feitas, ele tinha duas professoras na turma e se desenvolveu muito em todos os sentidos. Toda vez que eu ia buscá-lo ele estava de fato participando de alguma atividade ou brincadeira educativa. Já a segunda me deixou com a sensação de que ele estava lá só para passar o tempo.

Com a falta de estrutura e rotina nessa última escola até o comportamento do Erik mudou. Enquanto frequentava a primeira ele parecia mais calmo, mais concentrado.

Isso só não me incomodou mais porque era por um período muito curto e porque era só a pré-escola mesmo. Além do mais, como eu disse, não conseguimos vaga para ele nas escolas que gostaríamos.

Enfim, agora as aulas já acabaram e o desafio é manter o menino entretido e ao mesmo tempo prepará-lo para o início das aulas na escola “de verdade” em setembro. O que aliás, é assunto para outro post.

Dá para acreditar o quanto esse menino cresceu?

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

16 Comments

  • Ananda Etges
    June 29, 2015 at 5:29 pm

    Oi Nivea! Tenho bastante interesse em saber mais sobre o sistema de ensino da Irlanda. Gostei bastante do post.

    E o E. na foto com o chapéu? Fofo!

    Beijos,

    Ananda

    Reply
    • Nivea Sorensen
      July 23, 2015 at 4:43 pm

      Ananda, quero escrever sobre isso faz tanto tempo… x

      Reply
  • Camila Lins
    June 29, 2015 at 6:42 pm

    Oi Nivea,

    Ele está enorme e muito lindo!

    Também tenho curiosidade em saber mais sobre o sistema de ensino por aí.

    Como ele está lidando com o fato de ir para uma escola de verdade?

    Beijo!

    Reply
  • Paula Oliveira
    June 29, 2015 at 11:41 pm

    Que coisa mais fofa, Nívea. Parecendo um rapazinho 🙂

    Queria perguntar algo: seu blog é wordpress?

    Reply
    • Nivea Sorensen
      July 23, 2015 at 4:45 pm

      Nossa, Paula…. demorei tanto para responder que acho que nem adianta mais haha. WordPress, sim x

      Reply
  • Liza
    June 30, 2015 at 12:02 am

    Como ele cresceu! Tá um rapazinho na foto… Lindão!!

    Reply
  • Mieny
    June 30, 2015 at 5:22 am

    E como cresceu, hein?! Seu menino é tão lindinho!

    Que diferente o sistema daí… As crianças ficam na escolinha pelo tempo que os pais optam, é isso? A criança poderia então ficar menos de 3h, tipo apenas 1h… Apesar de que, ficar somente 1h num local não é o mais bacana, ainda mais para uma criança que leva seu tempo para se concentrar numa atividade e tal, enfim… Que peninha que nao tinham conseguido a escolinha que queriam para o E.! 🙁

    Eu sempre tive problemas com adaptação em escolas e colégios (no geral, o problema era no ensino fundamental) e meus pais ficavam de cabelo em pé, porque não se dava pra trocar de escola, assim, do nada, né! Contando todas pelas quais eu passei, acho que foram mais de 13 durante minha vida. :B Qlqr dia compartilho essa história com mais detalhes no meu blog!

    E essa escola de “menino grande” daí funciona como? Por horas também?!

    Beijosssss na família toda! <3

    Reply
    • Nivea Sorensen
      July 23, 2015 at 4:46 pm

      Obrigada, Mieny. 3 horas é o mínimo, algumas creches funcionam só por um período maior (6 horas por exemplo) e os pais pagam a diferença, outras você pode optar só pelo mínimo mesmo. x

      Reply
  • Mariana
    June 30, 2015 at 5:33 am

    Ah, Nivea! Que ótimo você falar disso! Legal saber como é a educação infantil em outros países. Erik tá lindão! Beijo.

    Reply
  • Didi
    June 30, 2015 at 7:01 pm

    Como ele está lindo e grande!!!
    Beijos nos 3!

    Reply
  • Clarissa
    July 1, 2015 at 10:44 pm

    Erik tá um garoto lindo! O tempo voa mesmo! ?

    Reply

Leave a Reply