Menu
babóg / Meu babóg

Foi catar coquinho

Toda sexta-feira quando vou pegar E. na escola é a mesma ladainha: E. não quis assistir ao filme (toda sexta-feira eles exibem um DVD, o que diga-se de passagem eu acho péssimo); E. é o único que não senta para assistir ao filme: E. quis fazer outra coisa enquanto eles assistiam ao filme (imagino a raiva da professora que tem que ir fazer outra coisa só com ele). Sempre num tom quase que de reclamação. Nunca disse nada, a não ser que ele é assim mesmo. Perguntei se a professora via isso como um problema, se ele tinha dificuldade de manter a concentração durante outras atividades, se tinha indícios de dificuldade de aprendizado, e a resposta foi negativa.

Welcome to my life, meu filho não assiste um filme inteiro. O meu filho não assiste um desenho inteiro que dure mais do que 3 minutos e nunca dois na sequência, quem dirá um filme de uma hora e meia. Meu filho não para em frente uma televisão, meu filho não senta a não ser que você proponha uma atividade interessante (ele gosta muito de quebra-cabeças, de lego, blocos, de pintura) e mesmo assim é sempre por poucos minutos, o que é normal na idade dele. Ele senta com você para ouvir histórias ou nos poucos minutos que a gente permite que ele brinque no iPad (o tempo aqui é controlado, limitado a dois periodos de 10 minutos no máximo por dia).

Eu não estou reclamando disso, não. Por um lado acho ótimo. Acho que televisão demais emburrece e que ele cresce e se desenvolve melhor com outros estímulos. Se você tiver o que oferecer (atividades, brincadeiras e etc.) ele é um doce de menino com fogo na bunda, agora se estiver entediado (o que acontece com muita frequência) ele vira um diabinho mesmo.

Por outro lado dá um trabalho do cão. Você acha que eu aguento ficar o dia todo com ele? Não aguento e esse é um dos motivos que ele começou a ir à creche algumas manhãs por semana (hoje vai todos os dias). Você acha que eu consigo trabalhar ou fazer muita coisa enquanto ele está em casa? Não consigo. Você acha que não cansa? E. me deixa exausta diariamente. Mas ele é esperto e saudável, o que me basta e faz todo esforço valer a pena.

Por isso mesmo eu PRECISO arrumar o que fazer com ele todos os dias e acho que isso faz parte do meu trabalho como mãe. Vamos combinar que eu gosto de um desafio e a coisa ia ser muito fácil se eu deixasse ele na frente da TV ou com o iPad o dia todo. Ele me dá trabalho e eu estou mais do que acostumada a trabalhar mesmo.

O legal é que qualquer coisa nessa idade pode se transformar numa aventura. Semana passada por exemplo, passamos um tempão nos jardins do condomínio catando coquinhos (na verdade castanhas). Enchemos dois baldinhos que depois viraram material para várias brincadeiras em casa. Enquanto eu fiz jantar ele ficou para baixo e para cima enchendo caçamba de caminhões, interditando estradas e usando tratores para liberar o caminho. Recolher as castanhas depois também virou brincadeira.

photo 1-45

photo 3-31

photo 1-46

photo 2-46

Ainda bem que eu sou criativa, né?

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

30 Comments

  • Renata Marques
    October 14, 2014 at 4:39 pm

    E o legal é poder comer as castanhas depois, hmmm.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 14, 2014 at 8:18 pm

      Renata, nem comemos. Nem sei o que fazer com elas, acho que cozinha e descasca, né? Aqui acho que eles não tem esse hábito x

      Reply
      • Camila Novais
        October 15, 2014 at 3:38 pm

        Ia justamente falar sobre isso.

        Encontramos desse tipo de castanha nos mercados e feiras aqui em Sampa, nunca comprei e não tenho ideia do sabor. Elas são lindas, mas será que são boas?

        O cabelo do E. tá top !! 😀

        xx

        Reply
        • Luciana - Canada
          October 15, 2014 at 3:50 pm

          Gente!! Poe no forno e assa (da um talho na casca antes e deixa por 30 min mais ou menos)… eh simplesmente maravilhoso!! 🙂

          Reply
        • Nivea Sorensen
          October 17, 2014 at 5:51 pm

          Eu me lembro de comer no Natal. x

          Reply
  • grace
    October 14, 2014 at 4:47 pm

    ainda bem! kkkkk
    Aqui minha Lelê assiste um pouco de desenho e filme, mas não mais que 20 minutinhos também. Acho normal pra idade deles

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 14, 2014 at 8:19 pm

      Grace, acho que o normal é mesmo não ficar parado tanto tempo, né? x

      Reply
  • Paula Oliveira
    October 14, 2014 at 5:27 pm

    não sei se procede, mas acredito que essas crianças que ficam entediadas com facilidade são na verdade muito inteligentes e por isso precisam de atividades mais interessantes e depois desafiantes. o E. tá bem equipado 🙂

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 14, 2014 at 8:25 pm

      Paula, não sei se isso é mesmo verdade, mas ele definitavamente exige mais do que eu estava acostumada cuidando de outras crianças. x

      Reply
  • Mi
    October 14, 2014 at 5:37 pm

    Haja criatividade pra mante-los ocupados. Milena é um pouco como o Erik. Ela só começou a ver tv quando fomos de aviao para Coreia e passamos 12h no aviao…ai ela assistiu 1 filme inteirinho pra nossa surpresa. Desde entao ela senta quieta por 1h se a tv estiver ligada. Senao, ela tb nao reclama ou faz questao. Aqui voltamos todos os dias cheias de castanhas, folhas secas, pedrinhas…nosso apartamento nunca mais ficou limpo como era antes :)) bjs!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 14, 2014 at 8:26 pm

      Mi, nem me fala. Eu já nem ligo que a casa nunca mais foi a mesma x

      Reply
  • catherine
    October 14, 2014 at 5:56 pm

    Orla, a menina que eu cuidava quando morava em Dublin, adorava catar essas castanhas no Stephen Green! A escola dela era em frente ao parque e precisávamos atravessá-lo para chegar ao ponto de ônibus.

    Acho admirável que você se esforce tanto para criar E. da melhor forma possível e não da forma mais fácil! 🙂

    Bjos!

    Reply
  • Manu Maia
    October 14, 2014 at 7:57 pm

    Ahah, catar coquinho, essa foi boa!
    Mas sabe, acho super bacana essa atitude de trocar o brinquedo convencional, por coisas ”não brinquedo” mas q se transformam em qualquer joguinho. Desenvolve muito a criatividade, gasta menos dinheiro, e a crianca aprende q não precisa sempre gastar dinheiro ou comprar um brinquedo novo pra ter diversão. =)
    Xoxo

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 14, 2014 at 8:27 pm

      Manu,
      Comprei muita coisa desnecessária para o Erik, hoje eu tento me controlar mais e espero que o próximo seja criado com ainda menos porque realmente eles não precisam de nada disso para se divertir. x

      Reply
  • Marina Matos
    October 14, 2014 at 7:58 pm

    Nivea, você é meu exemplo, só isso que eu digo, rs!!!

    Beijo grande!!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 14, 2014 at 8:28 pm

      Ah, obrigada, Marina… beijo grande e você e na sua pequena x

      Reply
  • Thais Bessa
    October 14, 2014 at 8:09 pm

    A Bebella era assim até os 2 anos, não se interrssava por tv nem por um segundo. E eu confesso que tentei. Com 2 anos ela se interessou em assistir um episódiobde Peppa pig. Nunca se concentrava para mais de um. Mas aos poucos ela foi assistindo mais, mas aqui em casa é tudo controlado e monitorado. Nem ligar a tv ou operar a tv ela sabe e não ensinamos mesmo. Ela só vê coisas gravadas pelo Tivo pq não quero que ela veja comerciais. Ela vê 15 mins antes da escola (nem todo dia) e de 15 a 30 mins no final do dia. no fds rola um pouco no meio do dia, mas sempre assim, um episódio e pronto. Não acho excessivo e somos bem resolvidos com isso, pq ela vê uns shows bem bacaninhas. Filme ela gosta no cinema, em casa só Frozen q ela curte.

    Maaaaaaad teve um breve peíodo que ela assistiu um pouco mais que isso e chegou a ter dias que assistiu uma hora seguida, eu colocava 2 ou 3 episodios seguidos, porque foi quando a Lia era RN e eu estava sozinha com as duas. Tive que usar a Tv sim pq senão não tinha como eu amamentar ou fazer a Lia dormir. E quantas vezes eu a deixava fazendo uma atividade e ela entrava no quarto e acordava a Lia (aaaahhhh). Nesse caso a tv era santa. Mas graças a Deus foi um periodo curto e de exceçao. No comeco da vida com dois vale tudo.

    Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 14, 2014 at 8:31 pm

      Thais,
      Com moderação e controle pode praticamente tudo, né? Eu também já tentei e não tenho dúvidas que usaria mais a TV caso ele assistisse mas ele ainda não demonstra muito interesse mesmo. Com o iPad ele passa mais tempo se a gente deixar e no início da gravidez quando eu me sentia muito mal ele acabou passando horas com o aparelho. Depois percebi que não era legal e voltamos a limitar o acesso. Quando tiver outro filho pequeno com certeza vou voltar a usar esse recurso por um tempo. x

      Reply
  • Rick
    October 14, 2014 at 8:26 pm

    Eu era assim! Mamãe sempre diz que quando eu estava quieto ela tinha que ir lá ver pq eu estava aprontando alguma. Eu só parava quieto pra brincar com meus hominhos e carrinhos, aí eu ficava horas… mas tv, video game e coisas assim… nao parava não!

    Eu gostava de vestir uma toalha de capa, espalhar vassouras, rodos, baldes e etc pelo quintal e sair lutando contra o mal. HAHAHAHA.

    O E. vai ter ótimas lembranças da infância dele.

    Ps: qdo eu tinha uns 9 anos eu fui mordido por um carangueijo na praia. Me enfezei e fui no pôr do sol pegar carangueijos com um balde e escodido de todos, os martelei na cabeça com um martelo de carne. Ninguém gostou.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 14, 2014 at 8:32 pm

      Aqui é assim, se estiver quieto é certeza de que ele está metido com o que não deve.
      x

      Reply
  • Bibi
    October 14, 2014 at 10:28 pm

    Nívea, aqui é igual. Nina não se prende à tv. às vezes até queria que ela ficasse um pouquinho só. Mas já ateá costumei. Seria estranho ela ficar.
    E com eles, não tem tempo ruim, quando se tem imaginação, némesmo!!!
    Bjo!

    Reply
  • Ma
    October 15, 2014 at 8:58 am

    Gente! A escola colocar DVD toda sexta-feira! Vamos combinar que a gente não paga escola pra isso, é pra eles interagirem com as outras crianças e serem estimulados. Que coisa, heim? A Laura também não ficaria tanto tempo assim na frente da TV, nem em casa fica, principalmente num ambiente cheio de outras coisas pra se fazer. A Julia, com 9, já não posso dizer o mesmo, se deixar ela fica hipnotizada com a TV e por isso eu controlo e só deixo no final do dia. Também catamos coquinhos no outono por aqui. Dá pra fazer uns bonequinhos com palitos de braços e pernas e chamamos em alemão de Kastanienmenschen. Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 17, 2014 at 5:52 pm

      Ma, eu concordo que escola e dvd de filminho da Disney não combinam x

      Reply
  • Tatiane
    October 15, 2014 at 12:48 pm

    Haja criatividade, hein?! Acho muito bonito você procurar atividades que façam bem a ele, apesar da trabalheira que dá! Fico imaginando que o mundo será um lugar melhor pra se viver quando estas crianças, que foram realmente crianças em seu tempo, tornarem-se adultos seguros, criativos e cheios de amor pra compartilhar!

    Reply
  • Mari Spil
    October 17, 2014 at 3:34 am

    Aff acho o ó quando colocam filme para crianças assistirem na escola… se fosse para ver filme, eu mesma coloco em casa, não é mesmo?
    Que bom que o teu menino não pára na frente da tv. Claro, dá trabalho. Mas é tão mais saudável…
    E convenhamos, estimula a nossa criatividade ter que inventar brincadeiras. A minha menina ainda é muito nova para parar na frente da tv, mas espero poder sempre ter disponibilidade e disposição para não cair na “babá virtual”.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 17, 2014 at 5:54 pm

      Verdade, Mari. Agora o que me deixa chocada? Gente colocando bebês bem pequenos na frente da TV. Não entendo nem o porquê x

      Reply

Leave a Reply