Menu
Gravidez / Pretensões e Desabafos

Um ponto final

Ou closure, como a lingua inglesa resolveu chamar essa sensação de fim depois de uma experiência ruim. O último post de um assunto que fica no meu passado, que aos poucos eu vou superando e que um dia vai ser só lembrança.

Meu ponto final veio hoje.

Em forma de uma última ultrasonografia mostrando meu últero vazio, limpo e saudável. Pela primeira vez isso era uma boa notícia. O que vinha se prolongando por quase um mês terminou hoje.

Naquela última sexta-feira eu precisei lidar com a confirmação da gravidez múltipla (e de alto risco) e de um aborto retido. Precisei lidar também com a decisão de como dar fim a coisa toda.

Esperar era o que eu queria. Esperar meu corpo se dar conta e resolver o resto sem intervenção, sem mais trauma, pelo menos físico. Mas não deu. Não deu porque existia um risco de hemorragia interna e porque eu não poderia arriscar passar mal estando sozinha com meu filho em casa. Ao mesmo tempo preferi (já que a escolha era minha) não passar por uma curetagem no hospital. Aceitei a recomendação da médica que me atendeu e optei pelo cytotec (duas doses de comprimidos que induzem o aborto).

Vim para casa com o remédio na bolsa (e remédios para dor também), lavei meu rosto e fingi que nada tinha me acontecido para receber a fiscal do Food Safety Authority que viria naquela tarde vistoriar minha cozinha para aprovação da minha licença para produzir e comercializar alimentos feitos em casa. Falamos sobre meu processo de produção, sobre meus produtos de limpeza, sobre a esterilização do meu equipamento, a temperatura da minha geladeira. Ela verificou a limpeza do local (até do teto), como eu lavo as mãos, onde guardo minhas embalagens, meu estoque, os banheiros da casa. Tudo como se nada tivesse acontecido.

Só quando ela foi embora voltei a me dar conta do que tinha acontecido naquele dia.

I. ligou no trabalho, desmarcou compromissos e ficou comigo em casa. Não teria conseguido ficar sozinha. Ligamos para os meus sogros e combinamos que minha sogra viria para Dublin no domingo à noite, caso eu ainda não pudesse ficar sozinha com E. Só depois de tudo providenciado eu sentei e tomei a primeira dose  de 3 comprimidos.

As 36 horas que se seguiram eu prefiro esquecer e não teria nem coragem de descrever aqui. Resumindo, hoje eu não teria acreditado que esse era o método menos traumático fisica e emocionalmente. Se tivesse que passar por isso de novo (teria se o remédio não tivesse dado conta de tudo), optaria pela hospitalização e curetagem. Mas essa é sempre uma escolha pessoal.

Só no domingo eu consegui sair da cama por algumas horas. Fiz bolinhos de chuva para E., pela primeira vez (ele chorou e emburrou quando viu os bolinhos porque eles eram muito pequenos, mas depois acho que a gostosura que me lembra a casa da minha mãe foi aprovada). Fiz um bolo de chocolate para a sobremesa também, já que minha sogra viria jantar.

Durante a semana segui em frente. Triste e me sentindo bem fraca e cansada, mas longe de estar deprimida. Visitei o terapeuta, tomei uma taça de vinho, pitadas de normalidade aqui e ali. Minha sogra voltou para Killarney levando E. com ela e eu aproveitei para colocar o sono em dia.

Hoje finalmente acabou. A única recomendação médica é de vitaminas e ferro para a anemia (resultado da perda de sangue), descanso para o corpo, e paz para o coração.

N.

PS. No meio de tanta tristeza nem consegui comemorar o fato da minha cozinha ter sido aprovada.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

42 Comments

  • Grace
    February 14, 2014 at 3:45 pm

    Olha isso tudo, como você mesma disse, acabou, agora é bola pra frente e fazer o gol. E Parabéns pela cozinha, isso é mérito todo seu! beijo

    Reply
  • BiLL
    February 14, 2014 at 3:51 pm

    Ni, que triste! 🙁 Mas como a Grace já disse aí, bola pra frente e parabéns pela cozinha =) Você sempre foi uma pessoa forte e, com o apoio dessa sua linda família, tenho certeza que vai ficar bem. Um beijão.

    Reply
  • Ananda Etges
    February 14, 2014 at 3:56 pm

    Que após esse ponto final venham novos capítulos felizes. Beijos grande.

    Reply
  • Ana Paula
    February 14, 2014 at 4:07 pm

    Só você sabe as marcas que esta triste experiência esta deixando em sua vida. Só você conhece o tamanho e a cor dela. Tudo se encaixará a seu tempo. Fique bem.
    Que você adoce a vida de muitas e muitas família com sua delícias! Parabéns pela conquista!
    Bjs!

    Reply
  • Tassiana
    February 14, 2014 at 4:13 pm

    Jung dizia que era preciso descontruir para construirmos novamente. Voce desabou, juntou os cacos e agora è hora de construir um novo futuro. Fico feliz em te ver bem! A vida segue e muitas alegrias virao!
    Bjs e take care.

    Reply
  • Dani Brito
    February 14, 2014 at 4:22 pm

    Nivea, tenho lido seus posts e juro que penso, penso e penso no que poderia ser dito a vc nesse momento. Não encontro palavras. Mas deixo com vc meu abraço solidário e faço votos para que vc encontre a paz depois do ponto final.

    Beijo

    Reply
  • Carolina Bittencourt
    February 14, 2014 at 4:37 pm

    Parabens pela conquista Nivea, isso eh so o comeco de muitas coisas boas que ainda estao por vir! Voce ja ouviu falar na Marie Forleo? Ela eh uma life coach americana, nao sei se voce curte essas coisas, mas assisti uns videos bem legais no site dela, motivacionais para women entrepreneurs como voce 😉 Beijo

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 17, 2014 at 4:18 pm

      Carolina,
      Nunca tinha ouvido falar mas vou procurar. x

      Reply
  • Luciana - Canada
    February 14, 2014 at 4:41 pm

    Closure. Perfeito.
    Ja tive experiencia com este remedio. Sem comentários.

    Que bom que sua cozinha foi aprovada! Parabéns! O ideal seria vc poder exportar essas gostosuras! Rá!
    Eu sou completamente team Erik: ‘ele chorou e emburrou quando viu os bolinhos porque eles eram muito pequenos’. Ahahahahhahahahhahah! <3 <3<3
    x
    Lu

    Reply
  • Mari Spil
    February 14, 2014 at 5:40 pm

    Colocar um ponto final é possivelmente a parte mais importante de um processo. É a maneira de poder seguir em frente. Que bom que você pode falar a respeito, aliás, escrever a respeito. Um grande abraço para você e parabéns pela cozinha. Se morasse mais perto e do jeito que amo doces, seria uma cliente fiel.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 17, 2014 at 4:19 pm

      Mari,
      Achei mais fácil falar, ou melhor, escrever, do que guardar, sabe?
      x

      Reply
  • Lorna
    February 14, 2014 at 6:46 pm

    Eu sinto muito, de verdade, sinto demais pela sua dor. Mas jah que voce decidiu terminar esse assunto, mudemos o rumo da prosa, quer dizer que agora sua cozinha esta certificada? UAU!!!! Muito bom…

    Um Valantine’s day cheio de amor e denguinho e que boas noticias estejam ali na esquina, basta so voce continuar andando.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 17, 2014 at 4:19 pm

      Obrigada, Lorna e todo o carinho para você x

      Reply
  • Laís
    February 14, 2014 at 7:03 pm

    Nivea, querida,
    estou há alguns minutos pensando no que posso te dizer, mas acabo de me dar conta que não existem palavras suficientemente boas ou bonitas pra um caso como esse.
    Não sei como você lida com a fé, mas eu tenho muita e queria te dizer que vou orar muito por você! Apesar de nunca ter te visto na vida, saiba que “entendo” e partilho a sua dor.
    Estou na torcida pra que você se recupere logo!
    Fique bem!
    Com muito amor,
    Laís

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 17, 2014 at 4:20 pm

      Lais,
      Nem eu sei muito bem como lido com a fé, mas agradeço de todo o coração as orações.
      x

      Reply
  • Priscila
    February 14, 2014 at 8:11 pm

    Parabéns pela aprovação da cozinha, isso eu já sabia! O resto tudo se acerta e com certeza vc vai superar!!! Beijos

    Reply
  • Fernanda
    February 14, 2014 at 9:08 pm

    Acabou!!! Tudo passa..bola pra frente.

    Reply
  • Liza
    February 15, 2014 at 12:11 am

    Não consigo imaginar o que você passou, Nivea mas te desejo do alegrias e supresas agradáveis daqui por diante. Não te digo pra ser forte pois cada post seu mostra que força coca tem de sobra. Parabéns pela aprovação da cozinha.

    Um abraço bem forte. Xx

    Reply
  • Priscila M.
    February 15, 2014 at 4:28 pm

    depois de uma situação tão triste, que daqui pra frente seja doce!
    um grande abraço!
    beijos!

    Reply
  • Nicholas
    February 15, 2014 at 5:41 pm

    “há males que vem para o bem” e bastante estranho, tive uma professora que teria seu primeiro filho, já estava quase preparando tudo para o enxoval, estava chegando a fase de saber o sexo do bebe. Só que a vida sempre dá uma rasteira, ele perdeu o bebe, inexplicavelmente tudo isso aconteceu. A escola toda se chocou com o fato desse perda, ela também não planejava.
    Dou meus parabéns e siga em frente com seu novo negócio, quem sab eu nao importe pro brasil suas guloseimas

    Abs

    Reply
  • Bibi
    February 17, 2014 at 9:05 pm

    Nívea, agora é pensar pra frente.
    Você viveu tudo, sentiu, sofreu, chorou… e agora, passado o luto, tem o E. e o I. te esperando, a tua cozinha aprovada… e planos pra depois!
    É vida que segue! E estou aqui, torcendooo!
    Beijos e fique bem, sempre!

    Reply
  • Didi
    February 17, 2014 at 9:15 pm

    Um beijo doce que chegue ao coração.

    Reply
  • Fabiane
    February 18, 2014 at 7:03 pm

    Você é guerreira demais…e como você mesmo disse, é um ponto final e agora virão dias doces, alegres e cheio de clientes fazendo encomendas…eu sou uma, estou chegando aí louca pra experimentar seus bolos. Bjs

    Reply
  • Cintia
    February 19, 2014 at 2:09 pm

    Poxa, Nivea, comecei a ler seu blog (e a te seguir no facebook) a pouco tempo. Sou do time das quietinhas, mas não posso deixar de registrar aqui o quanto eu sinto pelo que vc passou e te deixar um forte abraço.
    Força, querida! E parabéns pela aprovação da cozinha 🙂
    Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 19, 2014 at 2:15 pm

      Muito obrigada, Cintia. Eu agredeço o carinho e o comentário x

      Reply
  • Dai
    March 8, 2014 at 8:01 pm

    Ni, fiquei ausente do teu blog por um tempinho, resolvendo questões pessoais confusas, nem imaginava que você havia passado por tudo isso.

    Só posso te enviar um beijo e um abraço cheios de carinho =)

    Dai

    Reply

Leave a Reply