Menu
Meu babóg

Atividade paranormal

9c8cfa9eeb097a662c6dbd569844c639

Ou prá lá de normal, não sei. Não sabemos.

Fato é que há pouco tempo E. descobriu o medo. Para ser mais específica, começou com o medo de escuro. De uma hora para outra, ele que sempre circulou livremente pela casa, começou a evitar locais escuros e pedir companhia para ir ao quarto pegar um brinquedo, por exemplo. Começou a dizer que estava “scared” (com medo, assustado) e correr para o meu colo. Ensinei a expressar o sentimento em português (agora ele diz “estou com medo”) e não recuso o colo, mas procuro mostrar que está tudo bem e não precisa sentir medo.

Desde ontem, no entanto, a coisa anda mais assustadora, pelo menos para o lado dele. A cada 5 minutos E. para o que está fazendo e vem para o meu colo tremendo de medo. Literalmente, tremendo. Olha para os lados, fica perguntando “o que é isso”, “que barulho é esse?” e praticamente escala minhas pernas. Só se acalma depois de se esconder no meu colo e eu cantar uma música. Ele me agarra com tanta força que já chegou a machucar meu pescoço. Além disso, não quer estar sozinho. Nem sozinho tipo ele na sala, eu na mesa de jantar, que fica há 2 metros de distância, no mesmo ambiente. Se uma porta bater, ou um brinquedo cair no chão e fizer barulho, ele fica ofegante e parece que vai ter um mini treco.

Achei que ele precisava de atenção e parei tudo ontem para estar com ele. Sério, nem jantar eu fiz (eu também não queria fazer jantar mesmo mas não ouse contar isso para o meu marido). A maior distância que mantive foi ele brincando no chão e eu sentada no sofá. Disse para ele que não precisava ficar com medo, mas se ficasse podia correr para mim, mas nem assim ele ficou tranquilo.

Hoje ele continua grudado nas minhas pernas. Até xixi eu já fiz com ele sentado no meu colo, sem exagero.

Agora o pior é que ele inventou de perguntar o que é aquilo na cama dele.

Não tem nada na cama dele. Mas toda vez que eu preciso passar no corredor (e ele vem atrás) ele chora, aponta para o quarto dele  e pergunta o que é aquilo na cama.

Repito: não tem nada na cama dele.

Mas na dúvida, a pessoa adulta e provida de bom-senso da casa, acende todas as luzes, se tranca na sala com o filho e liga para o pai da criança, por favor, chegar em casa antes de anoitecer.

Até lá a gente tem água, comida, fraldas e conexão de internet por aqui mesmo. Deve ser o suficiente para sobreviver por mais algumas horas. Em caso afirmativo aí sim eu vou decidir se:

1) agendo uma consulta no setor de psiquiatria pediátrica;

2) procuro no google alguém especializado em paranormalidade (como chama isso, gente?);

3) mando benzer a casa; ou

4) espero essa fase passar. Com todas as luzes acesas, claro.

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

38 Comments

  • Manu Maia
    January 30, 2014 at 4:09 pm

    Awn, tadinho do ruivinho!! =(
    Mas admito que eu também, mesmo depois de grande, jà vì coisas. Ahaha!

    Torcendo pra ele descobrir logo o sentimento de “coragem”.
    Beijo

    Reply
  • Cah
    January 30, 2014 at 4:21 pm

    Nivea,

    Eu não tenho filho mais cuidei da minha irmã para que minha mãe voltasse aos estudos.
    Eu tinha uns 13 anos e minha irma uns 3 aninhos.

    Do nada, ela começa a falar sozinha, e eu sempre perguntava:
    Com que você está falando?
    E ela respondia imediatamente:
    Com a minha amiga, Stefani, olha pra ela e fala oi.

    Eu juro, que na hora eu quase infartei de medo, e não sabia o que fazer.

    O mais sinistro foi o dia em que ela pediu para que a minha mãe comprasse danoninho para ela (minha irmã detestava danoninho).
    Passou alguns dias e a cada dia um danoninho sumia da geladeira… Uma noite vi minha irmã abrindo a geladeira e pegando um danone e correndo para o quarto.
    Passou alguns minutos e correu para jogar no lixo, na volta para o quarto eu chamei e abri a boca dela para sentir o cheiro de seu halito e para a minha surpresa, nada de cheiro de danoninho.

    Falei com a minha mãe sobre esse assunto, reviramos o quarto (De tirar o guarda roupas do lugar e tudo) e não achamos nada, nenhuma gota de danone.

    Perguntamos para ela, você quer mais danone? Acabou o que tinha na geladeira.
    Ela responde:
    Não precisa, a Stefani não aguenta mais danone.

    Bom, depois disso, graças a Deus nada mais aconteceu. Fizemos muitas orações, pedimos para que fizessem uma corrente de oração em casa. E ajudou muito.

    Bejinhos e ore bastante. As vezes as almas de crianças sofridas, encostam em casa com muito amor. Mais elas não querem o mal só querem orações para seguirem o seu caminho.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 28, 2014 at 4:24 pm

      Obrigada, Cah, espero que seja só uma fase x

      Reply
  • Fernanda
    January 30, 2014 at 4:35 pm

    Pediatra para orientar, sem dúvida! E dar uma conversada na creche, veja como anda as coisas por lá. Medo é normal, mas esse dai está fora dos padrões, na minha leiga opinião!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 28, 2014 at 4:24 pm

      Fernanda, aqui não tem pediatra para falar sobre isso não! x

      Reply
  • Yara
    January 30, 2014 at 4:37 pm

    A minha filha também começou a ter medo de coisas q ela não tinha antes. Se tocar a campainha ou o telefone, ela vem correndo desesperada e diz seu bordão: não é perigoso. Ficou com medo de alguns brinquedos com os quais ela brincava normalmente antes. Um cachorrinho daqueles a pilha faz ela gritar em desespero!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 28, 2014 at 4:25 pm

      Yara, cheguei a conclusão que é só uma fase de descobertas x

      Reply
  • Didi
    January 30, 2014 at 4:49 pm

    Arthur também passou a ter medo. Tem medo de bichos e vive a dizer que o lobo mau está lá fora. Para piorar, no final de ano, minha irmã falou do bicho papão e ele passou a ter medo de certos lugares escuros, mas não do escuro em si – ainda. Dorme ainda no escuro e pede colo para algumas coisas. Diz que tem medo e coloca a mãe na barriga (vai entender?).
    Pergunta o tempo todo que barulho é esse – até barulhos do andar de cima, da rua, de casa, todo e qualquer barulho – e que cheiro é esse. Acho que essa fase faz parte de sua consciência de mundo e de em torno. Acho normal, mas graças a Deus ele nunca me perguntou o que é aquilo em cima da cama dele, senão quem ia ter medo era eu! hahahaha
    beijos

    Reply
  • Daniela
    January 30, 2014 at 5:07 pm

    Criancas pequenas, como seu filho, ainda mante um estreito canal com o plano espiritual, e veem e escutam coisas que nos adultos nao conseguimos. Nada para ter medo. Nem ele e nem voce. Nao sei se voce tem alguma religiao, acredita em alguma coisa. Mas, se quiser dar uma pesquisada no Google, procure por Espiritismo segundo Kardec, provavelmente encontrara algo a respeito.

    Sempre leio o seu blog, mas nunca comento. Parabens, adoro a sua escrita. Simples e envolvente e claro, seu filho eh absurdamente lindo.

    Reply
  • Débora
    January 30, 2014 at 5:18 pm

    Crianças vê que coisas que a gente não vê, espiritualmente são mais evoluídos do que a gente…mas passa…o E. não tem ou teve amigo invisíveis?
    Eu quando criança tinha uma, que vivia comigo, minha mãe tinha que colocar o lugar dela na mesa, com prato e tudo mais..
    Logo essa fase do E. passa..as vezes ele viu algo na tv e ficou assustado, não?!
    Bjo!!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 28, 2014 at 4:26 pm

      Obrigada, Débora. Ele ainda não tem amigos imaginários x

      Reply
  • Márcia
    January 30, 2014 at 5:32 pm

    Ele se assustou com alguma coisa, não acho que seja só pra chamar a atenção, pq vc da atenção a ele o tempo todo. Pode ser na creche, algo que ele viu na tv. Ja pediu pra dizer o que ele está vendo em cima da cama? Desenhar talvez…. seja o que for, ter medo é horrivel.
    E eu sou meio medrosa, digamos, sugestionavel.
    Criança tem uma imaginação doida…. converse bastante com ele e de importancia ao que ele diz… deixe que ele se sinta seguro. Porque depois que a gente cresce e diz que tem medo de assistir filme de terror (eu) todo mundo fica rindo e achando ridiculo…. e não é.
    Minha solidariedade ao pequeno E.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 28, 2014 at 4:26 pm

      Obrigada, Márcia. Não notei que ele tenha assistido nada fora do normal, não. x

      Reply
  • daiana
    January 30, 2014 at 5:46 pm

    Tadinho! até me arrepiei!
    Vou te contar que eu era como ele quando criança e durou até eu fazer ums 6 anos. Eu ouvia vozes, via vultos e objetos meus sumiam e reapareciam em lugares inusitados. Eu sofria tannto de medo, chorava, grudava na minha mãe. ela me levou até em benzedeira rs
    O fato é que chegou um dia que eu já exausta daquilo implorei pra Deus pra não ouvir mais as vozes, pra não ver mais nada e depois desse dia nunca mais esses casos ocorreram.
    Hj costumo ter sonhos premonitórios, acho que é vestigio da minha infância perturbada rs.

    Reply
  • Livia Di Batista
    January 30, 2014 at 5:53 pm

    Nivea, querida, as crianças até os 7 anos tem uma conexão com o mundo espiritual muito grande.
    Como sua amiga disse: a oração as energias boas e a alegria no lar fazem a diferença. Não o conforte no sentido de piedade, mas no sentido de ajudá-lo a ficar forte para lidar com o medo. O medo é normal.. até nos temos. Mas saber lidar com ele é o importante .
    Sugiro também que tente ler histórias agradáveis e de anjos e de anjo da guarda que nos guia e cuida.
    E, caso tenha um pouco de interesse e/ou acredita, pode ler um pouco do conhecimento esírita e dos laços espirituais – inclusive da mediunidade infantil.
    O bom ambiente e alegria sempre é o crucial de qquer lar saudável!
    Sucesso! 😉

    Reply
  • grace
    January 30, 2014 at 6:13 pm

    Ni, coincidencia ou não ,imha filha de quase 3 anos começou a duas semanas com medos que não tinha. Não dorme mais sozinha no quarto (tenho que ficar ao lado até pegar no sono) e acorda de madrugada chorando e temos que ficar com ela até que adormeça.Acho que é fase (assim espero pq tá osso acordar a noite) pq tenho lembrança que o mais velho teve uns medos assim e passou. O jeito é acalmar e esperar. Beijo

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 28, 2014 at 4:28 pm

      Espero que por aí já tenha passado, Grace x

      Reply
  • Bruna Dalfré
    January 30, 2014 at 6:15 pm

    Nívea pelo seu relato, acho que E. deve ter passado por alguma coisa, se assustado em algum lugar, é muito medo!
    O interessante é trabalhar com a fantasia, uma dica legal é vocês fazerem uma “varinha mágica” e ir até o local onde o está assustando, converse com ele, pergunte o que tem..monstro?bruxa? Explique sobre a varinha que ela é mágica, invente uma estória, trabalhe com a fantasia nesse sentido, em alguns casos dá super certo!
    Bju

    Reply
  • Heloisa
    January 30, 2014 at 8:05 pm

    Caraca! Até eu fiquei meio assim com essa história, pq parece q ele está realmente vendo alguma coisa.
    Pede pra ele descrever o q ele está vendo, pra vc pelo menos ter uma ideia do que eh.
    Eu nao sou mto religiosa, mas mandaria benzer a casa.
    Poderia até ser algum desenho q ele assistiu q o deixou assustado, mas se é tao recorrente, acho q tem sim alguma coisa q ele vê e nao identifica.
    A Picu está com 7 anos agora, mas nunca teve isso. Ela passou pelo medo de escuro soh, que eh normal lah pelos 4,5 anos, mas só msm. Depois conta como “evoluiu” o caso.

    Reply
  • Renata
    January 30, 2014 at 11:16 pm

    oi, eu nunca comento, mas acho seu blog o máximo e seu jeito de educar seu filho muito sensacional! sou fã!
    como pegagoga, posso dizer que dos 3 aos 5 aparecem muitos medos, é normal, e como adultos da situação a gente só pode fazer isso mesmo, ensiná-los que estamos com eles, e que está tudo bem. Ás vezes ir ao local escuro com a criança no colo, ou chegar perto de algum objeto que ela esteja com medo ajuda… mas nem sempre…
    Já que o tema está em alta na sua casa, seria legal ler com ele ” a chapeuzinho amarelo” e os livros da panda books Léo – o pássaro que tinha medo de altura”,
    “Marcelo – o porco que tinha medo de sujeira”, “Mimi – a coruja que tinha medo de escuro”, “Gaspar – o lobo que tinha medo de lobo”.
    Apagar a luz e iluminar a parede com uma lanterna para brincar de sombras também é legal… no início ele pode ficar assustado, querendo seu colo, mas normalmente eles se empolgam…
    bjsssssss

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 28, 2014 at 4:29 pm

      Renata,
      Muito obrigada, adorei a dica. Vou procurar um livrinho sobre o assunto x

      Reply
  • Camila Lins
    January 31, 2014 at 1:12 am

    Oie Nivea,

    Acho que uma alternativa para entender o que ele vê é entrar na onda dele e perguntar o que tem na cama, o que ele vê, como se sente.

    Na psicologia, esses tipos de perguntas fazemos geralmente quando a pessoa está alucinando, acredita que está vendo algo que não existe. Creio que com ele também vai funcionar, seja lá o que ele esteja vendo. Pode ser alguma sombra, não sabemos. Mas é o conselho que te dou.

    Não diga que não tem nada lá, pois se é algo que o deixa assustado ele provavelmente não te dará bola. Então entre na onda e pergunte o que ele vê, peça para descrever se é pessoa, animal, monstro, qual tamanho, o que o que ele vê faz, porque o assusta.

    Reply
  • Ingrid
    January 31, 2014 at 12:02 pm

    Alguns comentários me deixaram assustada hahaha
    Eu não me lembro de ter passado por uma fase de medo de escuro, mas tive uma fase de ver coisas, vultos etc. Também só resolveu quando um dia, assim como a Daiana, eu orei a Deus e pedi para não ver mais e realmente depois desse dia nada mais de “estranho” aconteceu.
    Achei as dicas bacanas sobre perguntar o que ele tá vendo na cama, pedir para ele descrever ou desenhar e se aproximar do lugar ou objeto com ele para mostrar que está tudo bem e não há o que temer.
    Espero que isto passe logo. Beijos.

    Reply
  • Yara Lucas
    January 31, 2014 at 1:12 pm

    O Felipe deu de apontar para o canto do teto e falar luz, luz e ainda dá tchau pra luz. No canto não tem lâmpada e muitas vezes é durante o dia. Como sou uma pessoa “madura e corajosa”, deduzi que ele tá vendo algum fantasma iluminado (tomara que seja iluminado de branco, né). Então quando ele começa, eu tb olho pra cima, ajudo a dar tchau e ainda mando um beijo pra “luz” assim quem sabe ela fica feliz nos deixa em paz.

    Não acredito em bruxas, mas elas existem.

    Reply
  • lili
    January 31, 2014 at 5:19 pm

    Vai passar. Mas enquanto isso, rezem para o anjo da guarda do ruivinho:”Santo anjo do senhor, meu zeloso guardador,que a ti confiou a misericórdia divina, rege, guarda e ilumina”

    Reply
  • Maíra
    February 4, 2014 at 4:32 pm

    E aí, Nivea, qual foi o desfecho? O medo passou? 🙂

    Reply

Leave a Reply