Menu
Dieta

Funciona ou só te engana?

A BBC, rede de televisão britânica, criou recentemente uma série de programas sobre a indústria do emagrecimento. Basicamente eles afirmam que o sucesso dessa indústria é baseado no fracasso de toda e qualquer dieta.

Verdade seja dita, dieta é um negócio já fadado ao fracasso mesmo. A não ser que você ache, sinceramente, que vai passar a vida sem carboidrato, à base de sopa de repolho, ou tomando shake industrializado. Perder peso é uma questão quase que de matemática, matemática simples até para quem não tem nenhuma aptidão com números, como eu. Você emagrece quando ingere menos calorias do que gasta. Você pode, de acordo com a sua preferência, optar por gastar mais, fazendo atividade física, ou ingerir menos, com controle alimentar, mas não tem como fugir disso.

Mesmo assim, é insano a quantidade de produtos (naturais ou não), de dietas, de novas atividades físicas e de tratamentos estéticos que são criados todos os dias com esse fim.

Eu nunca usei remédios. Não por fazer a linha natureba mas por saber que remédio não adianta nada a longo prazo. Você emagrece e depois engorda tudo de novo (assim como qualquer outra dieta restritiva). Também não entro na dieta do momento porque tenho horror a não poder comer o que eu quiser, mesmo que de vez em quando. E outra, eu quero ser mais saudável do que magra.

Ao mesmo tempo, eu não resisto a quase nada que me prometa bem estar, mais saúde e menos peso. Se estiver ao meu alcance e couber no meu orçamento, eu tento.

Atualmente faz parte do meu dia-a-dia o uso de 3 desses itens que prometem quase que um milagre: o óleo de coco, o chá verde e a semente de chia. Acontece que toda vez que meu estoque está quase acabando eu me pergunto se vale a pena continuar comprando esses produtos.

Hoje resolvi escrever sobre isso para ver se alguém troca uma ideia comigo à respeito:

307957_M Óleo de Coco

Possíveis benefícios: O óleo de coco virgem gera calor no organismo o o que auxiliaria na perda de calorias. Além disso ele diminui o mal colesterol e aumenta o bom.

Lado B: É calórico e tem gosto de coco (supresa!).

Na prática: Eu consumo uma colher de chá ao dia (sempre misturado com o smoothie de espinafre e frutas que eu tomo na hora do almoço) e não as 2 – 4 sugeridas porque não consegui usar o óleo na hora de cozinhar (continuo usando pouquíssimo azeite de oliva ou spray de óleo de girassol). Consumir puro, então, nem pensar. Até aguento o gosto de coco mas a textura continua sendo de óleo, o que eu acho nojento. A verdade é que até hoje eu não sei se isso faz nenhuma diferença na balança ou no meu bem-estar. Eu emagreci bastante, mas quanto disso é por conta do óleo de coco? Estou realmente na dúvida se continuo comprando o óleo ou se deixo para lá.

Sementes de Chia369959_M

Possíveis benefícios: Previnem doenças cardíacas, reduzem o mau colesterol e equilibram a pressão arterial. Também são indicadas para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso a Chia é fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso  no estômago, tornando a digestão mais lenta, resultando num aumento de saciedade e consequentemente perda de peso.

Lado B: Também é muito calórica o que exige cuidado na hora de consumir.

Na prática: A chia é a minha queridinha. Eu uso em forma de farelo, que não altera o gosto dos alimentos. Consumo duas colheres de sobremesa (rasas) ao dia, uma no café-da-manhã (junto com mingau de aveia e frutas secas) e outra no smoothie. Eu realmente acho que a chia me ajuda a não ficar com fome entre uma refeição e outra. Aliás, eu acho que só consigo almoçar um smoothie porque a o mingau que eu como de manha me deixa bastante satisfeita e quase sem fome para o almoço. Não fico sem.

IDShot_225x225-1Chá Verde

Possíveis benefícios: Contém grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a cafeína, que favorecem o gasto de energia pelo organismo. Protege o coração e ajuda a evitar o envelhicemento precoce da pele.

Lado B: Eu gosto muito de chá de ervas (principalmente hortelã) mas odeio o gosto do chá verde, que é bem amargo. Além disso, tomado puro, me dá dores horríveis de estômago. Não consigo tomar quente, mesmo no inverno, porque ou tomo num gole só, ou não tomo. Além disso, contém cafeina, o que pode ser um problema para algumas pessoas.

Na prática: Encontrei uma versão do chá misturada à outros ingredientes naturais: abacaxi, flor de lótus, grapefruit que eu consigo tomar sem me sentir mal. Como o gosto não é tão ruim (mas eu também não acho bom) eu espero o chá esfriar e tomo sem nem perceber, pelo menos 3 xícaras por dia. Também não vi de perto nenhum benefício mas acho que mal não faz, não é? Além disso, com o estômago cheio de chá (ou água) eu acabo mesmo comendo um pouco menos. Acontece que não sei se ingerido frio, ou não puro, traz algum benefício.

***

Alguém por aí já testou algum desses produtos ou conhece outros que valem a pena?

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

16 Comments

  • Ana
    August 22, 2013 at 4:08 pm

    Estou louca pra experimentar a chia, parece interessante. O chá verde eu não dei conta. Comprei o chá branco, que não é amargo igual o chá verde, mas pra dizer a verdade eu não tomo todo dia. Vou tentar inserir na minha dieta diariamente a partir de agora e ver se faz alguma diferença. xx

    Reply
  • Liza
    August 22, 2013 at 4:28 pm

    Os dois primeiros eu nunca experimentei mas to querendo usar essa semente de chia. Chá verde desde que cheguei aqui uma amiga “natureba” me apresentou e eu tomava uns 8 cups por dia mas pq é quentinho e eu não era fã do chá com leite, depois de gravida eu parei de tomar por causa da cafeína e agora só tomo esporadicamente, mas não acredito que ele emagreça, como vc disse a gente fica com a barriga cheia de água e não sobra muito espaço pra comida.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 1, 2013 at 12:05 pm

      Liza, eu acho que é isso mesmo mas eu continuo tomando.
      x

      Reply
  • Luciana - Canada
    August 22, 2013 at 4:48 pm

    Eu emagreci com WW inspirada em vc. Acho que controle alimentar e exercicio é fundamental também, principalmente depois de ter ficado alarmada com minha glicose alta.

    Tenho Chia em casa, mas esqueço de tomar. Na verdade comprei pra fazer o tal smoothie, mas fiz uma vez e ficou tao horrível que desisti. Vou ver se acho alguma receita legal pra fazer e assim começar a tomar. Me passa a receita do teu smoothie pra ver se começo a toma-lo no jantar. 🙂

    Evito comer carbo refinado a noite tb. Como uma proteina e uma fruta.

    Ja tomei remedio e pra mim funcionou pq queria perder pouco e aproveitei pra fazer uma reeduçao. Tomava cha verde em capsula e como quase nao como carne vermelha o CLA fez um bom efeito em mim.

    Beijos!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 1, 2013 at 12:06 pm

      Lu, eu não consigo ficar sem carbo à noite. Eu como quase sempre mesmo que seja uma porção pequena.
      x

      Reply
  • Adriana
    August 22, 2013 at 5:24 pm

    Oi Nivea,

    Tomo chá verde a mais de 6 anos e gosto muito, nem me importo mais com emagrecimento, ele é um produto que o resultado vc só vë a longo, longo prazo!!! Tomo a erva e é somente uma que tem aki no Brasil, eu adoro, tomo sem adoçar e já me acostumei, acordo de manhã e ligo a cafeteira e tomo quase 2 litros até o 12hs, não posso passar das 15hs, por que ele tem muita cafeina e vc pode não dormir a noite.
    Ele é bom para tudo, principalmente para a mulher, ele trabalha nos radicais livres do corpo, pele, cabelos, unha e pode ajudar no emagrecimento, antes de engravidar eu tomava também, e tinha uma dieta mais rígida seguida pelos vigilantes do peso, estava com o peso em dia, hoje estou 10kgs acima do peso e minha bb tem 3 meses, mas a pele continua ótima e nem estrias na gravidez eu tive, mas não posso afirmar que foi por essa razão.
    Eu indico total e sou fã de carteirinha de todos esses produtos naturais, oléo de coco acho que não funciona não, agora a semente de chia é ótima no café da manhça e a linhaçã também, porque possuo omega3 para a mulher é um santo milagre!
    É isso… bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 1, 2013 at 12:07 pm

      Oi Adriana, eu continuo tomando o chá verde.
      x

      Reply
  • Laís
    August 22, 2013 at 5:29 pm

    Só tenho uma opinião formada sobre o óleo de coco, então, lá vai: Alimento nenhum nesse mundo “queima” ou “elimina” gordura, pode até ajudar a acelerar seu metabolismo, mas destruir os adipócitos ele não vai. O óleo de coco é bem saudável mesmo e até ajuda a melhorar o sistema imunológico (e o meu é uma merda hahaha).
    Sobre o colesterol, é verdade que ele tem uma quantidade grande de HDL ( o tal do colesterol “bom”), mas pra ter realmente um efeito considerável nos níveis de LDL (colesterol “ruim”)precisa estar associado à atividade física. E outra, ele é lotaaaaaado de gordura saturada (e isso aumenta o LDL), ao contrário do azeite que é rico em gordura insaturada e, por isso ajuda com as taxas de triglicerídeos.
    Então, sinceramente, eu te diria para usar o óleo de coco pra cozinhar (tipo, no lugar do azeite) ou não usar…
    Beijos
    P.S: Só me meti porque você pediu nossa opinião, mas tenho certeza que você não é dessas “loka” que querem comer hambúrguer com óleo de coco pra emagrecer! hahah
    P.S.2: Desculpa o texto enoooooorme é que eu tô estudando isso, aí já viu, né?

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 1, 2013 at 12:09 pm

      Lais,
      super obrigada pelo comentario, adorei! Eu já nem uso óleo pra cozinhar (é muito raro usar e nesse caso prefiro azeite) então parei com o óleo de coco mesmo.
      x

      Reply
  • Mari Spil
    August 22, 2013 at 7:45 pm

    Eu concordo! Não suporto seguir nenhuma dieta da moda porque não suporto a ideia de ficar restrita de comer as coisas que gosto, mesmo que vez por outra. Parece que dá vontade de comer aquelas coisas “proibidas” mais ainda do que se não estivesse de “dieta”, né?

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 1, 2013 at 12:10 pm

      Verdade, Mari, é só me dizer que eu não posso comer alguma coisa que é só nisso que eu penso.
      x

      Reply
  • Bruna Dalfré
    August 23, 2013 at 1:28 am

    Olha Nívea, eu não uso nenhum desses produtos, já ouvi falar e li maravilhas, porém eu não acredito que sejam tão milagrosos assim.
    O chá verde eu acredito, é ruim pra caramba, mas realmente é ótimo para “limpar” o organismo, particularmente adoro chás!Minha mãe e minha vó sempre tomaram chá de boldo durante o dia, ajudava na digestão, então eu tomo e não ligo, apesar que acho o boldo mais agradável que o chá verde!Mas sinceramente, nada melhor que a água de cada dia!
    Tem alguns pães integrais que contém semente de chia, eu não sei se tem ai, esses dias comprei um de semente de chia e macadâmia, uma delícia!Então seria uma opção só o pão integral com essas sementes, você come?Eu como no café da manhã com geleia que eu mesma faço, super natureba!
    Mas enfim, nada como alimentação saudável, exercícios e água, muita água!!!
    Bjusss

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 1, 2013 at 12:12 pm

      Bruna, meu pai tomava chá de boldo também. Eu passo mal só de sentir o cheiro.
      x

      Reply
  • Juliana Valera
    August 23, 2013 at 1:51 am

    Eu ouço falar muito sobre eles, não testei ainda e nem quero, não acredito muito nessa modinha toda, cada dia eles inventam que uma coisa é maravilhosa para nosso organismo e amanhã falam o contrário.
    Sou a favor da diversidade na alimentação, nada pode ser consumido em excesso, tudo o que a natureza nos oferece tem benefícios, mas atrapalha se for consumido de maneira errada.
    Beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 1, 2013 at 12:13 pm

      Juliana,
      Eu já tenho uma alimentação balanceada e saudável, então acho que não tem muito mal em fazer algo a mais. Agora concordo com você que tá cheio de gente se enchendo de bolacha recheada e tomando chá verde para ver se emagrece.
      x

      Reply

Leave a Reply