Menu
Meu babóg / Pretensões e Desabafos

Para viagem, por favor

Meu babóg acha que minha cozinha tem cara de fast food onde você pode pedir a comida para viagem, só pode.

Sim, porque esse negócio de sentar e comer não é coisa para ele não. Coisa do passado, coisa de bebê, coisa de quem tem tempo a perder e isso ele não tem. E. vive como quem tem pressa, muita pressa, e parar para comer está fora de cogitação.

E você acha que eu não insisti? Insisti até onde minha paciência aguentou mas dar comida para ele, que era minha atividade preferida, virou um inferno. Cada refeição estava levando uma hora porque ele queria um carrinho, e depois outro, e depois outro, e depois outro, se irritava, me irritava, e acabava comendo um nada. Até ligar a TV eu tentei, mas ele se distraia demais com a Galinha na TV e esquecia do frango no prato. Achei que ele tinha perdido o interesse na comida, ele que sempre comeu tão bem.

Até que eu resolvi deixar de forçá-lo a ficar quieto na cadeira (ele já não usa o cadeirão há muito tempo, e senta-se conosco à mesa, numa daquelas cadeirinhas que você amarra nas cadeiras normais) e dar a comida enquanto ele brinca livre-leve-e-solto. Ou seja, eu me sento no sofá da sala e ele vem até mim, come uma colherada, sai em disparada pela casa e volta toda vez que a boca está vazia. Dessa maneira o prato termina sempre vazio e eu mais calma.

Ideal? Longe disso. Quero que ele se sente comigo, quero comer junto, quero que ele volte a comer sozinho (ou pelo menos tente). Quero refeição em família, feita à mesa, tipo comercial de margarina. Só não sei como fazer isso (nem onde a arrumar paciência para conter o fogo na fralda que ele tem).

Será que ainda dá tempo ou já estraguei o menino?

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

24 Comments

  • Priscila Santos
    October 18, 2012 at 12:27 pm

    Calma, ele voltara logo as atvidades normais….rsrsrsr
    A Mariana tb passou por essa fase, mas agora senta conosco a mesa e come como uma moçinha………….e sempre sozinha.
    beijos

    Reply
  • Veneranda
    October 18, 2012 at 12:46 pm

    Supernormal! O meu caçula era assim quando pequeno. Para conseguir que ele comesse eu tinha que ficar andando atrás dele pela casa!!!
    Com o tempo isso foi passando e não comprometeu em nada o meu ideal de refeições tipo comercial de margarina. Lá em casa, quando os horários permitem, as refeições são feitas em família e à mesa… e para nós é sempre um momento muito gostoso e divertido.
    Fica em paz que é só uma fase!
    Bjo

    Reply
  • Camila
    October 18, 2012 at 12:50 pm

    Isso é fase.

    Acredito que quando ele estiver maiorzinho ficará mais comportado, mas que criança testa a paciência das mães, com certeza.

    Pelo menos ele está comendo bem né? No final, isso que importa.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 19, 2012 at 7:18 pm

      Camila,
      Eu também prefiro que pelo menos coma
      x

      Reply
  • Didi
    October 18, 2012 at 1:25 pm

    Paciência, a tal famosa e glamurosa e idealizada por todas as mães que alimentam crianças ativas e bagunceiras, é a única chave. Um dia esse fogo na fralda ameniza (oremos, irmãos) e ele vai voltar a sentar e a comer sozinha (amém).
    Tenho para mim que eles são feitos de fases. E essa, como muitas outras, vai passar.
    Sabe assim: o importante é que coma? Pois eu defendo essa filosofia. Se é assim que vai comer, então que seja. Ou você já viu algum adulto por aí que come correndo pela casa? hahahaha
    beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 19, 2012 at 7:18 pm

      Pois é, mas eu ainda quero que passe antes da fase adulta, Didi! =)
      x

      Reply
  • Mari
    October 18, 2012 at 1:34 pm

    Ni, pelo menos ele num come assistindo tv. Eu fui assim e meu irmão também é. É terrível porque ele faz um escândalo se a gente quiser assistir jornal na hora do almoço ou novela no lanche.
    Boa sorte!
    Beijo

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 19, 2012 at 7:19 pm

      Mari,
      Eu queria evitar isso, mas às vezes recorro à TV também.
      x

      Reply
  • Francine
    October 18, 2012 at 2:08 pm

    Concordo com todos os comentários acima, e o importante é que coma. Se comparar as outras mães perfeitinhas do comercial de margarina que conseguem fazer tudo de maneira certinha como manda o figurino é besteira, vcs tem que fazer do jeito que funciona com vcs. Cada família é de um jeito. Mesmo porque eu duvido muito que no dia-a-dia as coisas são assim sempre perfeitinhas nessas famílias e se for de verdade deve ser chato pra caramba. bjo grande

    Reply
  • Luciana - Canada
    October 18, 2012 at 3:24 pm

    N, eh fase!

    Sophie tb andou murrinhando pra comer, queria uma colher pra ela, depois queria ver televisao, depois so comia no sofa e agora passa por uma fase mais tranquila em relaçao ao jantar (pq ela almoça e lancha na creche).

    Em compensaçao pra dormir… ela voltou a acordar por volta da meia noite e nao tem NADA, eu disse NADA, que consiga acalmar a criaturinha. Ai, coloco ela na minha cama e ela apaga. Bom, como eu tenho que dormir tambem acabo cedendo e vou tentar o fim de semana pra consertar isso. Ate semana passada ela dormiu na cama dela tranquila (por um periodo de 1 mes, pq antes tb tava um inferno!).

    A sorte deles eh o excesso de gostosura! hehehehhehe! Eu digo pra Sophie sempre que a sorte dela eh que ela eh muito gostosa, pq se nao ja tinha colocado la na caixa de doaçoes que existe no final da minha rua! (Olha ai a patrulha das maes perfeitas me detonando pq vou criar um trauma na menina!) 😛

    Beijos

    ps. Vitamina D. Meu medico mandou eu tomar ate o proximo verao, pra repor por causa da falta de sol e principalmente pra nao dar a maldita depressao de inverno! Fica a dica!

    ps2. Vc ja leu a trilogia Millenium?? Acabei de ler e amei. As vezes ele enche um pouco o saco descrevendo detalhes inuteis, mas achei a historia super bem amarrada.

    ps.3 vc conhece Phillippa Gregory? Eu adoro os livros dela. Depois da uma olha e veja se vc gosta tb.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 19, 2012 at 7:22 pm

      Luciana,
      Obrigada, espero que passe mesmo.
      Eu nunca tinha pensado em tomar vitamina D (E. tomou durante todo o primeiro ano que é a recomendação médica aqui) mas eu não acho que minha depressão seja relacionada ao inverno, não.
      Eu adorei a trilogia Millenium. Devorei os três livros e quase fiquei mal quando acabou e eu não tinha nada tão legal para ler.
      Até tenho, eu acho, um livro da Phillippa Gregory por aqui… mas nunca li, não. Valeu a dica, vou procurar para ver.
      Beijos

      Reply
  • Cintia
    October 18, 2012 at 3:56 pm

    Eu lembro disso, acredita? Deveria ser mais velha, claro. Mas lembro da minha mae fazendo bolinha de comida na mao e dando na minha boca e na do meu irmao enquanto a gente pulava na cama. Tem que adaptar, ne? 🙂

    Reply
  • Ma
    October 18, 2012 at 5:57 pm

    Mas quando ele sentava no cadeirão com a TV vc dava a comida na boca ou deixava ele comer sozinho? Olha, eu dou a comida na boca da Laura até hoje (mesma idade do seu) porque não suporto aquela melecação de criança brincando com comida. Não quero nem saber que bebê tem que experimentar textura do alimento e etc , esse papo de mãe moderna de hoje em dia. Dou na boca mesmo, distraio com o que estiver a mão e no sufoco tb apelo pra Galinha Pintadinha e até a Xuxa, pode me apedrejar. El;a come e eu fico tranquila. A Julia está aí com 7 anos comendo sozinha de garfo e faca e fiz a mesma coisa com ela. Uma hora eles aprendem a comer sozinhos, eu não acho isso o mais importante. Pra mim o mais importante é mantê-lo sentado enquanto come, porque senão como vc vai fazer num restaurante? E olha, a Laura tb tem fogo na fralda, ainda bem que ela é a segunda 🙂 Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 19, 2012 at 7:26 pm

      Ma,
      Eu queria que ele comesse sentado, mas não tenho paciêcia, não. Muito difícil a gente comer em restaurante justamente porque ele não para quieto. Eu deixava ele comer sozinho, sim, desde que fosse macarrão ou outra coisa mais fácil e ele comia. Sem pressa, mas eu acho que ele já consegue se alimentar sozinho, é só querer.
      Obrigada e um beijo

      Reply
  • Ananda Etges
    October 18, 2012 at 8:05 pm

    Aqui em casa é mais ou menos assim. Cadeirão só de vez em quando, pq o Vítor tbm não tem tempo para perder! Já tentei ir correndo atrás dele com o prato, mas não fez muita diferença. Então agora faça como tu: fico esperando ele vir pegar uma colherada e outra.

    Beijos!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      October 19, 2012 at 7:27 pm

      Ananda, acho o fim ficar correndo atrás dele com a comida, mas já fiz isso também.
      Beijos

      Reply
  • Liza
    October 19, 2012 at 12:39 am

    Oh dó!
    Por falta de experiencia meu unico pitaco é: vai passar!!! rs
    (se Deus quiser!!)

    Fica bem!! xx

    Reply
  • Rebeca
    October 19, 2012 at 6:31 am

    Hahahaha Que graça… É bom ler posts assim! Não sou mãe, mas vou logo me preparando pra qnd tiver uma bênção linda dessas! 🙂

    Boa sorte, Nivea!

    xoxo

    Reply

Leave a Reply