4 livros inteiros e nenhum romance, para variar um pouco.
***
Moonwalking With Einstein – Joshua Foer
“A arte e a ciência de lembrar tudo” – O jornalista “esquecido” virou campeão norte-americano num concurso de memória e conta aqui sua experiência.
Foer entrevista neurocientistas, pessoas com amnésia e super dotados (incluindo um portador da síndrome de savant que afirma ter memorizado mais de 9.000 livros) e mergulha na história cultural da memória e das técnicas utilizadas por atletas mentais.
Tudo isso para revelar o impacto da memória na nossa vida e como fazer para melhorá-la (se é que isso é possível).
Extremamente interessante sem ficar chato. Adorei.
Faz tempo tenho procurado por livros específicos sobre como criar meninos. Pura curiosidade de mãe, eu não acho que preciso de livro nenhum para me ensinar como lidar com o meu filho.
Encontrei esse que é bastante famoso e comprei sem pensar duas vezes.
Olha, foi difícil de ler (mas eu insisti e fui até o final). Não gostei. Não gostei do “tom” do autor, não achei nada de muito útil e estou até agora meio em choque com as críticas positivas do livro. Ele chega a afirmar que meninos que não são cuidados pela mãe até os 3 anos são prejudicados. Meninas nessa idade podem ir para a creche ou ficar com uma babá, mas aparentemente esse mesmo tipo de cuidado vai transformar seu filho sabe-se-lá-no-que. O resto é só senso-comum: meninos tem mais energia, meninos precisam de atividade física, blá, blá, blá.
Continuo procurando algo mais interessante nessa área.
Why Be Happy When You Could Be Normal? – Jeanette Winterson
O terceiro livro do mês foi uma das maiores supresas literárias dessa minha vida de leitora. Passeando numa livraria dei de cara com um livro e comprei simplesmente porque amei o título. Nunca tinha ouvido falar da Jeanette Winterson e muito menos do livro que a tornou famosa no Reino Unido, Oranges Are Not The Only Fruit, e que inspirou esse livro de memórias.
Li rápido, do mesmo jeito que eu como rápido quando gosto muito do que estou comendo, mas não querendo chegar no fim.
Sabe aquele livro que dá vontade de grifar várias partes para voltar e ler depois?
The Politically Incorrect Parenting Book- Nigel Latta
“Os seus filhos às vezes fazem você achar que sua cabeça vai explodir? Você já gritou com eles até ficar rouco? Têm dias em que você quer correr para o aeroporto mais próximo?”
Respostas práticas e de senso-comum, exemplos do dia-a-dia, técnicas de mudança de comportamento que realmente parecem funcionar sem malabarismos e coisas do tipo, escritas por um psicólogo (e pais de dois filhos) especialista em crianças com problemas comportamentais.
Nada de cama compartilhada para não traumatizar a criança, nada de achar que eles vão morrer de chorar. Resumindo, nada dessa chatice de maternidade contemporânea que escraviza a mãe em prol dos filhos.
Não sai mais da minha estante.
***
N.
6 Comments
Camila
September 4, 2012 at 12:57 pmAdorei as dicas. Confesso que tenho preguiça de ler e sou de uma área que precisa ler muito, e muitos assuntos interessantes. Enfim, questão de hábito, pois Monteiro Lobato me traumatizou na infância e sabemos que carregamos traumas pela vida.
Queria apenas perguntar uma questão, que não sei se você saberá me responder sobre o segundo livro: a questão do não cuidado da mãe. Será que ele se baseou no Complexo de Édipo? Foi o que me ocorreu de momento.
Já ouvi, e estudos apontam, que crianças que não tem a presença de um cuidador que exerça papel de mãe e pai e que é adotada tem um comportamento, geralmente, diferente. Pois a personalidade da criança é formada até os 3 anos, se não me engano. Então é a fase que causa mais trauma, mais delicada.
Com relação ao primeiro livro, me parece interessante. É possível melhorarmos a memória. Haja vista a utilização da hipnose para hipermnésia e a neuróbica para ajudar a combater as deteriorações da velhice. A neuróbica e a neurociência, de modo geral, são fantásticas.
Sobre o livro do Psicólogo, nem preciso comentar … Psicologia é tudo!
Nivea Sorensen
September 5, 2012 at 11:28 amCamila,
O livro é bastante simplista e não acredito que ele tenha explicado melhor a questão dos cuidados com meninos até 3 anos. Só para deixar claro, eu não estou dizendo que ele está errado ou não, eu só não gosto do tom com que ele escreve, afirmando categoricamente que é prejudicial para meninos nessa idade serem cuidados por terceiros porque a gente sabe que não é bem assim na prática.
x
Mari
September 4, 2012 at 4:47 pmQueria muito esse último pra dar de presente, mas tinha que ser em português. Não gostei!
Nivea Sorensen
September 5, 2012 at 11:29 amIh, Mari, acho que não tem tradução para o português, não.
x
ka smith
September 4, 2012 at 10:20 pmAmiga de todos esses me interessei pelo terceiro!
Me empresta?
Não me apetece nada, livro sobre como criar filhos, todos os que tenho (acho que até já te dei um, né?) foi porque ganhei, mas confesso que nem li…
Um beijo
Nivea Sorensen
September 5, 2012 at 11:29 amAmiga,
Eu adoro ler sobre tudo, inclusive criação de filhos. Sou curiosa por natureza.
Empresto o livro, claro.
x