Menu
Pretensões e Desabafos

O ovo ou a galinha?

Para se trabalhar aqui na Irlanda (e para tirar carteira de motorista, e várias outras coisas, que eu não lembro agora) você precisa de um número de PPS (ou Personal Public Number). É como se fosse sua inscrição na Previdência Social, e é emitido aqui pelo Social Welfare (a previdência social deles).
Como eu estive aqui como estudante no ano passado eu já tinha o meu, mas preciso trocar meu endereço, já que não moro em Dundrum há pelo menos 1 ano e 2 meses. Para isso, no entanto, eu preciso de um novo comprovante de endereço.
Também preciso transferir meu título de eleitor aqui para Dublin. Um, porque legalmente eu tenho que fazer isso. Segundo, e mais importante, porque… Aécio, Serra, Ciro, … não. Né?? Eu pelo menos vou fazer minha parte. Enfim, para fazer isso eu preciso de um comprovante de endereço.
Certo. Eu meio que assim, não tenho um comprovante de endereço. Eu moro com I. Todas as contas estão no nome dele.
Tudo bem. Vamos abrir uma conta no banco. Assim eu solicito um extrato, e pronto, tenho o meu comprovante. Eu preciso de uma conta mesmo. A que eu tinha já deve ter sido encerrada (eu só abri por exigência para conseguir meu visto no ano passado), e I. quer uma conta conjunta. OK. por mim, assim deve ser mais fácil mesmo, já que ele já é correntista.
Então hoje na hora do almoço fomos ao Bank of Ireland. Levei nossos passaportes e a certidão de casamento. Uma funcionária, que obviamente conhece I., vem nos ajudar (mega-super-ultra-blaster solícita e simpática). Pergunta a I. sobre o casamento e não para de dizer o quão “exótica”(meaning “estranha”) eu, e meu nome, somos.  Ela procura então um dos gerentes, ou sei lá como eles são chamados aqui, para cuidar dos papéis.
Extremamente simpático e educado também. No meio do preenchimento de toda a papelada surge o problema. Eu preciso de um comprovante de endereço. Não senhor, eu não tenho nenhum comprovante de endereço. Eu tenho minha certidão de casamento, o que muito provavelmente deveria significar que eu moro com meu marido (que sim, pode provar onde mora). Não, não serve. Serve o meu PPS. Mas para o PPS eu preciso do comprovante de endereço. Ah, serve também uma série de outros documentos, mas para obtê-los eu também preciso… é você sabe o quê.
Chegando em casa depois do trabalho I. liga para a ESB (a companhia de energia elétrica), para colocar meu nome na conta, e assim conseguir o, guess what?. Tudo certo. O meu nome é incluido. Agora é só solicitar que uma correspondência seja enviada ao meu apartamento. Certo? Não, a funcionária explica que pode até fazer isso, mas não servirá como comprovante para o banco, ao menos que seja uma conta. Acontece que as contas de energia aqui na Irlanda são emitidas e enviadas a cada dois ou três meses (não me lembro agora). Sim, aqui só se paga a conta de luz a cada dois (ou seriam 3?) meses. De qualquer jeito, a minha próxima conta agora só em JUNHO.
Ah, detalhe… Eu tenho até maio para transferir o título de eleitor.
N
About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

4 Comments

  • Ana Flavia
    March 25, 2010 at 12:47 pm

    Ah menina, que coisa complicada, mas pra transferir o titulo nao tem que comprovar nada nao. Aceitam ate carta enviada do Brasil.
    Pq vc nao vai no FAS fazer seu cadastro e eles mandam uma correspondencia pra vc que serve de comprovante de endereco.
    BJIM

    Reply
  • Sandre
    March 25, 2010 at 1:45 pm

    oh nivs, vc nem sabe, mas acompanho suas aventuras aqui. rs.
    bjos e saudade!

    Reply
  • Nivea Sorensen
    March 26, 2010 at 5:07 pm

    Ana,
    A informação de q precisava comprovar end tava no site, mas eu ñ fui la ainda. Qto ao comprovante, a gente descobriu como pedir uma segunda via da conta, q chegou hj, por sinal. E qto ao FAS, eles me marcaram um appointment pra semana q vem.
    Bjos e obrigada.

    Reply
  • Nivea Sorensen
    March 26, 2010 at 5:08 pm

    San….
    Bom saber q vc passa por aqui. Muitas saudades de vc. bjos grandes.

    Reply

Leave a Reply