Pretensões e Desabafos

Olhando pra trás (Janeiro)

Dizem que ao final de Janeiro mais de 310% das pessoas que fizeram resoluções de Ano Novo já desistiram delas.

Eu optei esse ano por dividir as minhas ao longo dos meses e, com o final do primeiro mês, vim aqui contar para você (e esfregar na minha cara-de- pau) como ficaram as coisas. Assim eu mantenho meu foco e não desisto de algumas coisas que eu acho importantes para que o meu ano seja legal, produtivo e saudável (física e mentalmente).

Tenho que contar, primeiro, que Janeiro foi um mês bem complicado para mim. Eu sabia que não teria rotina até a metade do mês, com minha irmã aqui, mas não contava com outros imprevistos. Um deles foi meu problema de coluna, que na verdade parece ser um problema nos ossos da bacia que me acompanha desde o parto do E. Enfim, as dores e a recomendação médica me impediram de fazer atividade física (o que consequentemente me deixa mais propensa à depressão), de sair, de manter a minha rotina. Confesso que só agora estou me sentindo melhor depois de quase 3 semanas de muita, muita dor e um pouco de desânimo.

Nada melhor então do que fazer um balanço do que terminou e olhar para frente, não é? Meu acerto de contas ficou assim:

1. Tomar 4 pints de água diariamente. Estou chegando lá. Foi difícil no começo porque tinha perdido o hábito. Hoje estou usando um applicativo no celular que me lembra da água 4 vezes por dia, mas acabo bebendo mesmo antes do alarme. O bônus: estou começando a incluir duas xícaras de chá verde também. Resolução mantida para Fevereiro.

2. Usar uma máscara de hidratação no cabelo uma vez por semana. Também estou contente com o resultado, acho que consegui hidratar o cabelo uma vez todas as semanas. Bônus: aproveitei o tempo da máscara no cabelo e estou usando sempre uma no rosto também. Nem precisei comprar nada porque tinha uma coleção de produtos em casa. Aproveitei o embalo e organizei todos os meus produtos de beleza. Outra que entra na lista para fevereiro.

3. Voltar a frequentar as reuniões dos Vigilantes do Peso (a partir da metade do mês). Voltei. Na verdade voltei logo na metade do mês, como queria, mas a dor nas costas apareceu e fui obrigada a ficar duas semanas longe. Agora tenho minha segunda reunião amanhã à noite. Infelizmente estou perdendo peso à passos lerdos pela falta de atividade física. Também não estou muito contente com a minha relação com a comida. Andei comendo demais por estar triste e entrei num círculo vicioso. Perder alguns quilos na quarta vai me fazer bem. Também sei que esse vai ser o assunto da minha sessão de terapia na sexta. Em fevereiro gostaria de emagrecer pelo menos 4 quilos.

4. Ler um livro inteiro (não conta o que eu acabei de terminar). Feito. Terminei um, o que estava lendo, e li outros dois. Conto depois no Amélia Letrada ainda essa semana. Mantenho a resolução para Fevereiro: fico contente se conseguir terminar mais um, dois é bônus.

5. Assistir à dois filmes novos. Melhor do que a encomenda. Assistimos quatro: Les Misérables (no cinema), Zero Dark Thirty, The Impossible e Silver Linings Playbook. Para fevereiro a meta é de 6 filmes.

6. Desmontar e guardar (organizadamente) a decoração de Natal. Tudo devidamente arrumado, encaixotado, etiquetado e guardado.

7. Organizar os cartões de Natal (vi um projeto lindo no pinterest e vou adotar). O material que eu tinha comprado no Etsy para fazer isso demorou um pouco a chegar e acabei não fazendo nada com os cartões ainda. Vou deixar para mais tarde, na verdade, só depois de Abril quando passar a festa de aniversário do E.

8. Atualizar os endereços da familía e amigos para facilitar o processo de envio dos cartões no ano que vem. Não fiz ainda, mas aproveitei as liquidações do início de ano e já comprei os cartões para dezembro.

9. Montar um calendário para estabelecer metas semanais (coisas pequenas, pessoais e em relação à organização da casa; outra idéia do pinterest). Esse saiu, não ficou bonito como eu queria, mas cumpre seu papel. Quando eu deixá-lo mais bonitinho eu mostro.

10. E por falar no Pinterest: organizar, limpar, ler e colocar em ação algumas das ideias que eu colecionei por lá. Aos poucos tenho feito isso, o pinterest tem sido uma fonte enorme de inspirações e idéias para o meu negócio, assim como a ferramenta perfeita para eu guardar os links de coisas que eu gosto, das que eu preciso comprar, das que eu gostaria de ter, minhas receitas, livros e filmes que eu já li/assisti ou quero ler/assistir e uma infinidade de outras coisas.

Antes que a semana termine eu volto com a minha lista completa de Fevereiro.

Alguém aí ainda continua firme e forte ou já esqueceu do que prometeu no dia 1 de Janeiro? Me conta?

N.

20 Comments

39 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

Previous Post
February 5, 2013
Next Post
February 5, 2013

20 Comments

  • priscila santos

    Ola Nivs!!!
    Parabens!!! vc esta indo muito bem……ja eu não esqueci, mas muitas não consegui cumprir ainda!!!!
    vou me inspirar em vc e ver se chego lá…..rsrsrs
    beijos

  • Helena

    oi nívea!
    Então minhas metas são (continuam sendo):
    1- comer melhor (menos doces – fail, mais vezes ao dia – ok, refrigerantes só no final de semana-ok e mais fácil que imaginei, mais água-ok)
    2- fazer exercícios diariamente: ok

    Acho que estou no caminho certo e não estou dentro do grupo que já abandonou as resoluções de ano novo!
    parabéns novamente pelo blog!
    até mais

  • Ana Jähne

    parabéns pela disciplina! como meu ano só fica novo em marco, adiei as resolucöes até lá…

    fiquei curiosa pra ver o projeto dos cartöes de natal e o calendário. =)

    p.s.: venho aqui de vez em sempre e cada vez leio mais dos textos velhos. sou apx pelas medeixas avermelhadas do E. =)

    • Nivea Sorensen

      Ana,
      Obrigada por deixar um comentário. Quem escreve sempre gosta de saber que tem alguém lendo! =)
      Vou mostrar o projeto dos cartões asssim que estiver pronto.
      x

  • Laís

    Uaaau! No geral, tá funcionando, n é? As minhas resoluções ainda existem e -algumas- estão sendo cumpridas. No geral estou feliz com o resultado hahha

    • Nivea Sorensen

      Lais,
      Estava bem desanimada, achando que tinha deixado muita coisa para trás, só percebi que não foi ruim quando coloquei assim no papel.
      x

  • Francine

    Na verdade, eu nunca fui de ficar fazendo resoluções de ano novo, e, portanto, não tenho nenhum listinha para ticar. Mas, essa semana comecei um regime bem drástico e pretendo segui-lo mais ou menos assim até conseguir perder os dez quilos que eu quero. Comecei essa semana porque me desesperei quando vi que faltava uma semana para a viagem para praia no Carnaval. Acho que vai dar para aguentar bem. Essa semana também aconteceu uma coisa e andei pensando em controlar mais meus ímpetos, respirar fundo e contar até 10 já. Por fim, acho que comecei fazer uma lista de resoluções de ano novo agora no começo de fevereiro, né!? será que vale? Será que é os trinta anos se aproximando…afff. bjs

  • Julia

    Acabei de começar a escrever no meu blog (passa lá!) como eu tinha planejado assim que o Miguel começasse a estudar e a partir de março começo firme e forte os preparativos pro 3º aniversário dele. “Aponta pra fé e rema”.

    Sorte pra nós! Beijos (:

  • Ma

    Eu não prometi nada, nem fiz resoluções nenhuma, vou seguindo deixando as coisas acontecerem. Menina, vc já comprou os cartões para mandar no natal??? Se isso não é ser organizada, vc nunca vai querer me conhecer pessoalmente, me senti o caos 🙂 Bjs

    • Nivea Sorensen

      Ma, comprei, sim. Fiz isso o ano passado também. Logo depois que passa o Natal as lojas fazem uma super liquidação e você compra caixas de cartões por menos da metade do preço. Sem contar que na correria do final do ano eu nunca encontro tempo para ir comprá-los. Desse jeito não tem desculpa.
      x

  • Renata

    Nivea, parabens pelas conquistas! A minha foi pasaar 30 dias sem reclamar (marido que bagunca a casa, ou outras coisas menores!) as vezes percebia que algo que acontece se agrava ou parece pior com os meus mimimis. Ainda faltam 15 dias, está dando certo, especialmente para controlar a minha ansiedade. Resolvi que só vou falar que nao gostei quanddo algo for relevante mesmo… Ou seja, algo que me incomodará daqui a um ano!! Força na peruca!!

    • Nivea Sorensen

      Renata,
      Eu já tentei isso, sabia? Eu reclamo muito, muito mesmo. Coitado do meu marido. Aliás, tratei muitos desses assuntos com a terapeuta que eu frequentava durante a gravidez. Tenho tentado praticar desde aquela época isso mesmo que você falou, reclamar só se for relevante. Um exercício, viu? Tenho recaídas ainda.
      x

  • Ananda Etges

    Eu ainda estou firme, embora nem sempre forte. Tenho alguns projeto grandes para fevereiro, o que me assusta um pouco. Mas vamos lá!

    beijos!

  • Mariana Mello

    Parabéns pela força de vontade.
    Costuma fazer lista anuais, mas adorei a sua ideia de listas mensais, vou tentar montar uma para este mês!
    Também frequento o Vigilantes do Peso, mas aqui no Brasil, meu lema é devagar e sempre, pois nunca fui de perder peso rápido pela falta de atividade física, mas p importante é não desistir, pois se desisto acabo engordando mais ainda!

    • Nivea Sorensen

      Mariana,
      Eu até emagreço rápido, mas preciso de 30 minutos de exercício físico (além da correria de ser dona-de-casa), Meu problema é que eu engordo muito mais rápido do que isso se eu dar qualquer bobeira.
      x

Leave a Reply

Related Posts