Pretensões e Desabafos

Em caso de emergência

Faça como eu.

O alarme de incêndio do apartamento disparou. Ou melhor, os dois alarmes dispararam ao mesmo tempo (um fica no corredor, outro no meu quarto).

E. estava belo adormecido no seu berço. Eu estava toda ensaboada no banho, com o cabelo cheio de xampu. Sai do chuveiro enrolada na toalha para conferir se era o meu alarme ou o do prédio. Era o meu mas nem sinal de fumaça no apartamento. Tudo na mais perfeita ordem não fosse o barulho ensurdecedor dos dois alarmes (o objetivo do negócio é evitar que você morra queimada mas você morre surda). E. acorda aos prantos, claro.

Aí começa meu problema. Faz o quê nessa hora? Pega o menino no colo, zonzo de sono e susto, tenta desligar a porra do alarme, que não desliga e não para de tentar me deixar surda. Ponho o menino no chão chorando e vou buscar uma cadeira para subir e tentar desligar o alarme. E. coitado tampa os dois ouvidos com as mãozinhas. O barulho é tanto que não consigo nem pensar. Vou desmaiar, certeza que eu vou desmaiar. Barulho de alarme de incêndio mata, não mata? (penso comigo mesma). Não, não mata, o que mata é fumaça (ufa).

Foi então que eu fiz o que toda mulher independente e auto-suficiente faz nessa hora: liga para o marido. Marido ocupado no  trabalho ri da minha cara. Eu choro, claro (que merda que eu sempre choro nessas horas). E faço o que toda mulher no auge do seu auto-controle faz, desliga o telefone na cara do marido (que ficou bravo, viu?).

Subo na cadeira e tento arrancar o alarme do teto, não consigo.  Penso em usar uma faca mas aí acho melhor retirar meu filho do ambiente antes que ele fique surdo e buscar ajuda.

Estou sem roupa (claro, estava tomando banho, lembra?). Tá, vou no armário procurar o que vestir mas o barulho no quarto é ainda pior. Vou sair de roupão mesmo, e de xampu no cabelo.

Saio no hall do prédio. Descalça, de roupão, com um menino assustado no colo (e só de fralda) e xampu no cabelo. Penso procurar algum funcionário na portaria do condomínio (que está sempre vazia). Antes disso sento no chão com o menino e choro, choramos os dois. Choro de nervoso com o marido rindo da minha cara, de raiva de nunca saber o que fazer nessas horas e de insanidade causada pelo barulho infernal. E só pensando que quando eu estou linda, maquiada e de salto alto essas coisas não acontecem (é tá bom, eu nunca uso salto e raramente estou linda e maquiada dentro de casa, então choro por isso também).

E aí o alarme para de tocar. Assim do nada, do mesmo jeito como começou.

Volto então para o meu apartamento, agradecendo meu auto-controle, equilíbrio, inteligência emocional e calma, fundamentais em situações emergenciais.

Ah se não fosse isso…

N.

PS. Não tente isso em casa.

20 Comments

39 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

Previous Post
August 31, 2012
Next Post
August 31, 2012

20 Comments

  • Juliana

    Nossa, ri muito com essa situação, espero que, depois de passar o nervoso você ria de tudo isso também…
    Aqui nos EUA também tem detector de fumaça dentro dos apartamentos e no outro apartamento que eu estava (mudei há quase 3 semanas) acontecia isso também, mas geralmente meu marido estava no apartamentos (e não temos babies), então ele tirou o detector da parede. Uns amigos disseram que aqui isso dá processo e o detector foi colocado de volta.
    É mesmo um barulho enlouquecedor!

    • Nivea Sorensen

      Juliana,
      é verdade mesmo, por lei a gente precisa manter os alarmes. Já aconteceu antes aqui também mas foi por causa da fumaça do forno e o marido também estava em casa.
      x

  • Silmara

    Vc nao tem a senha de de desativar o alarme? (RESSET)
    Isso ja aconteceu comigo uma vez tbm, o barulho te deixa louco!!!! Comigo, por sorte, eu desci no corredor, mas tava tao nervosa e o barulho nao me deixava pensar que eu digitava a senha pra desativar e nao funcionava, ai o vizinho me ajudou, eu dei a senha pra ele e ele digitou calmamente. Q sufoco aquele. Espero nunca mais passar por isso. Tadinho do seu bebe.

    • Nivea Sorensen

      Não é de senha, não Silmara. O alarme da entrada é assim, mas o de incêncio não.
      x

  • Paula

    Nivea

    Eu me lembrei da Phoebe no Friends kkkkkk. MAs oo autocontrole e autosuficiencia a gente tbm ve por aqui. Uma vez fiquei sozinha sem luz e sem vela com o Samuel chorando mais de 10 da noite. Celuluar aqui nao pega, consigo ligar e a reacao do namorido é igual a do seu. Pode? Ai q da mais raiva. Sensacao de impotencia é isso !! E pior nada disso acontece qndo eles estao em casa!! 😛 Ainda bem q o alarme parou! Beijos

  • ka smith

    Eu já vi esse filme antes, né?
    Tenho um post no meu blog que chama “Mistura explosiva” 😀

    Da proxima vez, é só tirar a pilha ou bateria do alarme, eu aprendi…

    • Nivea Sorensen

      Amiga, não achei esse post! Eu tentei tirar a bateria mas não consegui abrir.
      x

  • Thais Bessa

    Hahaha, isso aconteceu uma vez quando a gente ainda morava em Londres. Mas foi no meio da noite, mas foi o alarme do prédio. Pensa no barulho infernal x 1,000 porque eram 9 andares com pelo menos 3 em cada corredor. O mais bizarro foi que um deles ficava bem em frente pra nossa porta da frente, que por sua vez ficava de frente o quarto da Bebella. E mesmo assim ela não acordou, não sei como! Eu tenho TOC muito forte (medicado, inclusive) e tenho sempre um plano de fuga e emergência (o psiquiatra me disse no começo do ano que isso não é normal. Eu jurava que todo mundo fazia isso, rs). Já catei os passaportes e coisas essenciais e fiquei na porta do apartamento enquanto o marido foi verificar de qual era.

    Mas era alarme falso, veio bombeiro e tudo, mas era só defeito.

    E realmente, essas coisas só acontecem nas piores horas. Quem disse que eu consegui voltar a dormir? 🙁

    x

    • Nivea Sorensen

      Mas você fez tudo certinho né, Thais? Eu teria morrido queimada com E. se o alarme fosse real.
      x

  • mi

    Gata, para de inventar desculpa pra assediar o vizinho.. um dia joga calcinha pela janela, outro dia Sai pelada no hall :p

  • Elo

    Rrsrs..sabe que nem sei o que faria..acho que iria agir como você..soube que esses alarmes disparam sem mais nem menos por aí..treinamento de auto controle também..

    Bjs

  • Bruna Dalfré

    kkkkkk.;;;…ri muito!!

    Nívea é incrível como você consegue descrever nós, mulheres com filhos, independente e auto-suficientes!!!

  • Liza

    Tadinho de vcs…. Mas nao pude deixar de rir!! x

    • Nivea Sorensen

      Pode rir, Liza… Depois que passou é para rir mesmo.
      Beijinhos na pança

  • Karen

    Ai eu tambem ri bastante, porque o jeito que voce escreve e muito engracado… mas eu tambem me desespero nessas horas e isso “E faço o que toda mulher no auge do seu auto-controle faz, desliga o telefone na cara do marido (que ficou bravo, viu?).” tambem faco se ele ri quando eu to brava desesperada rsrsrs

Leave a Reply

Related Posts