Menu
Uncategorized

… e aí 4 semanas depois…

… Corri 10km pela Aware.

Quatro semanas exatas depois desse episódio aqui eu tirei forças de tudo o que foi lugar para participar da Corrida de Natal da Aware, uma organização que apoia pacientes com depressão.

Minha inscrição tinha sido feita há muito tempo, quando eu ainda me sentia capaz de correr. A medicação estava sendo aumentada aos poucos, eu tinha ajuda em casa e me sentia bem o suficiente para praticar e terminar os 10km correndo.

Depois disso meu quadro piorou bastante e eu acabei internada.

Até uma semana antes da corrida não imaginava participar. A depressão já tinha mudado vários dos meus planos: a prova prática de direção, uma viagem à Portugal sozinha, além de toda antecipação do Natal (deixei cartões, compras, calendário do advento, decoração, árvore, tudo para depois) e de outros compromissos.

De uma hora para outra resolvi que não, que precisa da motivação da corrida para fazer algo por mim mesma e por tanta gente que precisa de ajuda. Me inscrevi no site de arrecadação e compartilhei o link na minha página pessoal do Facebook. Em pouco tempo a família e os amigos se mobilizaram e começaram as doações.

Aí não dava mesmo para desisitir.

Sábado fui obrigada a acordar bem mais cedo (a corrida era às 10 da manhã, longe de casa) e vencer o cansaço que me atormenta todas as manhãs (efeito colateral da medicação), além de uma cólica menstrual muito chata e do tempo horroroso. Chovia muito, mas muito mesmo, e estava bastante frio. Ian me levou e foi obrigado a esperar dentro do carro com as crianças porque eu não conseguiria voltar para casa de ônibus e trem ao final da prova com aquela chuva toda.

Me propus a correr devagar e fazer só o meu melhor, sem intenção de correr o percurso inteiro, muito menos de fazer isso em pouco tempo. Estar lá era minha vitória particular e só isso bastava.

No final acabei correndo sem parar até o oitavo kilômetro, caminhei do oitavo ao novo e voltei a correr o percurso final. Completei a prova em 1h15. Estava molhada até os ossos mas me sentindo viva e muito feliz.

Ao todo arrecadamos €835 para a Aware, muito mais do que eu esperava.

Para mim a corrida foi um marco. Cada passo dado, cada kilômetro percorrido significa para mim um recomeço. Eu não reconheço mais aquela pessoa que a depressão matou. Em mim agora eu só reconheço vida.

Hoje eu vou para casa e começo a fase dois da minha recuperação. Não estou bem ainda mas já sei que vou ficar.  A medicação me colocou em pé novamente e eu agora sigo andando, apesar de alguns tropeços. Sigo com a terapia, sigo mudando o que não vinha me fazendo bem e cuidando de mim.

Tenho um caminho enorme pela frente, um caminho de muito trabalho, de altos e baixos porque eles são partes do processo de cura. Ainda preciso de ajuda. Tanto para cuidar das crianças (e aí entram meus sogros novamente), quanto ajuda profissional para cuidar de mim (tenho consultas frequentes com um psiquiatra e com um psicoterapeuta). Preciso de medicação. Preciso de bem-estar. Preciso dos amigos para eu não me isolar.

Preciso escrever. E preciso de você para ler.

Me ajuda também?

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

46 Comments

  • Bárbara Hernandes
    December 15, 2015 at 12:17 pm

    Parabéns por essa conquista e por estar de volta em casa, Nivea! Desejo tudo de melhor pra você e fico feliz em ver sua recuperação. Quando precisar, estou aqui. De verdade!

    Reply
  • priscila
    December 15, 2015 at 12:29 pm

    Nivs… sei que com a distância a única forma de te ajudar e mandando msg e lendo mesmo….. mas saiba que torço e oro por vc todos os dias…. vc estará muitíssimo bem logo logo…. tenha fé e siga em frente….. beijos e um abraço enorme…

    Reply
  • Ana flores
    December 15, 2015 at 12:32 pm

    Que noticia boa! Sempre estive torcendo por você e,confesso, estava ansiosa pelo seu relato. Parabéns pela corrida e pela coragem! No que depender de mim pra ler aqui, você pode marcar na caderneta que sou do time das leitoras fiéis! Mais uma vez, parabéns!

    Reply
  • Mari
    December 15, 2015 at 12:58 pm

    Oi Nivea,

    conheço seu blog há quase 1 ano e, apesar de nunca comentar, tenho acompanhado seus relatos e sempre torço muito por você!
    Continue seguindo em frente!
    um bj grande

    Reply
  • Val
    December 15, 2015 at 12:59 pm

    Parabéns, Nivea. Com certeza a cura virá. Torcida não lhe falta. Um beijo

    Reply
  • Carol
    December 15, 2015 at 1:21 pm

    Ni, mas é claro que estaremos aqui te lendo, te apoiando, torcendo por vc. Hoje e sempre. Tenho acompanhado a sua luta e quero dizer que, do lado de cá, ficou uma coisa muito bonita: a tua exposição que trouxe validação, trouxe significado, trouxe dignidade para quem passa por essa doença. Que não é motivo de vergonha. Que bonito, cara.

    E que teu recomeço seja doce, como teu blog, teus bolos, tua escrita.

    beijo enorme! sigo na torcida!

    Reply
  • Luciana Ladevig
    December 15, 2015 at 1:24 pm

    Nivea, me emociono sempre com os seus posts. Leio sempre, e também estava esperando o próximo, torcendo muito por boas notícias. Quando voltar pra cá, venha sentir uma brisinha do mar aqui comigo. Logo logo você estará inteirinha. Beijos

    Reply
  • Gabi Sallit
    December 15, 2015 at 1:26 pm

    Querida, estamos aqui, com todo nosso carinho, força e admiração.

    Reply
  • Lilian
    December 15, 2015 at 1:37 pm

    Parabéns por cada passo!!! Torcendo por vc!
    um beijo

    Reply
  • Mariana
    December 15, 2015 at 1:37 pm

    Querida Nivea, através dos anos de blog tenho me surpreendido com a quantidade e qualidade das amizades que é possível fazer por um meio que -a princípio- seria tão impessoal. Através dos blogs conhecemos pessoas e nos deixamos conhecer, nos inserimos em realidades às vezes próximas, às vezes distantes da nossa… e temos muitas chances de conhecer, de compreender, de desenvolver empatia pelo outro, de torcer, de orar, de se emocionar com as conquistas e de lamentar os maus momentos. Muitas vezes desse jeito nos tornamos tão próximos de pessoas que estão tão distantes, que nos surpreendemos quando, de repente, nos lembramos que nunca vimos esta pessoa na vida, nem trocamos com ela nenhuma palavra “real”. Parece que conhecemos estas pessoas há anos!
    Tenho acompanhado sua luta, sempre torcendo, orando, enviando meus melhores desejos, e continuo fazendo. Escreva, que estamos te lendo. Há uma rede de pessoas ao redor do mundo, nos locais mais distantes, lendo suas palavras e enviando seus melhores pensamentos.
    Um grande abraço!

    Reply
  • Paula Oliveira
    December 15, 2015 at 1:58 pm

    Me emocionei, Nivea. Estamos todos aqui com vc.
    beijo

    Reply
  • Helena
    December 15, 2015 at 2:08 pm

    Estou aqui, te admirando cada vez mais, pela força e pela coragem!
    Mando energias revigorantes, agradecida por poder crescer através de seus relatos. um beijo enorme

    Reply
  • Célia
    December 15, 2015 at 2:54 pm

    Estamos aqui! E vamos á isso com você! Parabéns… o mérito é seu! 😉 Beijosss

    Reply
  • renata
    December 15, 2015 at 3:17 pm

    Nivea, estamos todas aqui com você! Eu fico emocionada de ver tua força, mesmo nesse momento tão difícil, nos inspirando. Esse foi um ano dos mais duros, com muitas perdas e dores que ainda estão presentes. Torço por você, e te agradeço por me ajudar a dar significado a essa dor que também passei aqui. Um beijo!

    Reply
  • Bibi
    December 15, 2015 at 3:34 pm

    Ni, parabéns por mais essa conquista. Só a tua força e vontade te levariam aonde tu chegou.
    Os méritos são teus! Tua família te ajudou muito, esteve ao teu lado, mas você querer é imprescindível.
    Huhu!
    Bola pra frente e que venha o próximo degrau, que vai ser alcançado com todo o sucesso que tu merece!
    Boa sorte e estou (estamos todos) aqui pra te acompanhar e ajudar de alguma maneira.
    Bjs.

    Reply
  • Ana Carolina
    December 15, 2015 at 4:35 pm

    Parabéns!!! Eu acho tão importante o que você está fazendo. Falando sobre sua doença. Tem coisas que eu não sabia e quando você escreve eu sinto a sua força de vontade pra melhorar, pra sair dessa. São coisas que ninguém fala e às vezes nem sabemos como agir. Você desabafa e cresce e quem lê tb evolui, pq passa a conhecer o outro lado. te desejo luz e pensamento positivo . Vai dar tudo certo, há está dando

    Reply
  • Carol
    December 15, 2015 at 4:37 pm

    N., que orgulho!!!! Passo a passo você completou esses 10km, e mesmo com a caminhada 1h15 foi demais, eu faço 5km nesse tempo! kkkkkkk
    Força querida, queremos você junto da sua família linda nos mostrando toda a sua doçura!
    Abraço forteeeee!!!

    Reply
  • Lívia
    December 15, 2015 at 4:37 pm

    Tenho acompanhando seu blog há vários meses, e nem sei como acabei chegando por aqui. Sei que adoro seu jeito de escrever e sempre estou acompanhando, lendo tudo e torcendo por você, mesmo de muito longe.
    Conte com mais uma leitora e torcedora assídua!
    Tudo de melhor!

    Reply
  • grace
    December 15, 2015 at 4:50 pm

    Oi Ni,
    fiquei feliz pela corrida e pela volta pra casa! Estou sempre aqui mandando boas energias e pensamentos positivos! Grande beijo,
    Grace

    Reply
  • Marina Matos
    December 15, 2015 at 5:38 pm

    Com toda certeza estamos aqui e braços, coração o olhos bem abertos e acolhedores pra você, Ni! Que seja um lindo e doce recomeço de vida.
    Você é mulher muito forte e incrível, nunca se esqueça disso. Te admiro muito mesmo!

    Abraço bem apertado!

    Reply
  • Laíse
    December 15, 2015 at 7:17 pm

    Ajudo. Ajudo. Ajudo!!!! A sua superação é incrível e me motiva. Você é guerreira. Estamos aqui torcendo dia após dia por você. Continue firme!!!! <3

    Reply
  • lorna
    December 15, 2015 at 7:52 pm

    “me sentindo viva e muito feliz”

    Que bom “ouvir” isso.

    Reply
  • Bruna
    December 15, 2015 at 9:28 pm

    Estarei aqui, e no face lendo tudo!!!! Parabéns, por tudo!!!!!

    Reply
  • kel
    December 16, 2015 at 4:04 am

    Estamos aqui pra ler e torcer por você, sempre!

    Reply
  • Fabrícia
    December 16, 2015 at 1:24 pm

    Nívea,
    Acompanho sempre suas histórias… Tenho alguns amigos em depressão, espero que o mundo em geral perceba o quando essa doença é séria e precisa de mais atenção e conscientização , principalmente aqui no Brasil. Desejo toda força do mundo pra ti e muita luz…

    Reply
  • Mariana
    December 16, 2015 at 1:38 pm

    Admirável, Nivea! Te acompanho quietinha, sempre torcendo. Minha mãe também tem depressão, entre altos e baixos, e tenho conversado com ela sobre você. Que a fase dois seja doce, que o Natal seja muito amoroso por aí! Um super abraço!

    Reply
  • Michele
    December 16, 2015 at 2:39 pm

    Nivea, que bom que ja esta em casa. Parabens pela corrida e a vitoria da sua vida. Estaremos aqui te apoiando e obrigada por compartilhar conosco. Bjos

    Reply
  • Jane
    December 16, 2015 at 4:05 pm

    Não é fácil, mas, é possível. Estou na fase de remédios, psiquiatra e terapia também. Outros motivos, outras sensações.
    Mas, felizmente nos demos essa chance e vamos em frente !
    Um beijo, sucesso e saúde

    Reply
  • Tatiane Mafra
    December 16, 2015 at 5:06 pm

    Estou aqui e também reconheço vida em vc! 😉

    Reply
  • Flávia Maria
    December 16, 2015 at 6:47 pm

    Nivea,
    Parabéns! Muito orgulhosa da sua força e determinação!. Pode contar comigo..já sou leitora fiel do blog a anos!
    Rezo e torço muito por você! Beijos grande!

    Reply
  • Larissa
    December 17, 2015 at 1:32 am

    Parabéns por essa vitória. Você alcançará todas as outras. Pode continuar escrevendo, porque continuarei lendo seu blog, com toda certeza!

    Fique com Deus!

    Beijos!

    Reply
  • Silvana
    December 17, 2015 at 2:30 pm

    Conte comigo! Escreva mto! Adoro seu blog! Torcendo por vc!

    Reply
  • Luciana - Canada
    December 17, 2015 at 6:14 pm

    Tao lindo esse seu post. Tao cheio de emoçao. Muita força e muito amor pra vc.
    Obrigada Nivs!
    Um beijo carinhoso.
    Lu

    Reply
  • Beatriz
    December 17, 2015 at 8:04 pm

    A ajuda mais fácil que eu já tive que dar!
    Estamos ansiosos por qualquer coisa que você escrever… e óbviamente, por poder ajudar na melhora de uma pessoa que eu não conheço mas que me é muito querida.

    Reply
  • Katleen
    December 17, 2015 at 11:13 pm

    Acompanho há tempos seu blog e cada vez que leio, cresce a minha admiração por você e pela sua força de vontade!
    Acredite que você é capaz sempre!! Torcendo muito por novos textos cheios de emoção e de vitórias na sua vida! Grande beijo.

    Reply
  • Mariana
    December 17, 2015 at 11:17 pm

    Nivea, estou emocionada com a beleza da sua história! Você é maravilhosa! Muito obrigada por compartilhar esse relato e desmistificar essa doença. Também estou em tratamento psiquiátrico e fiquei muito inspirada e motivada ao te ler! Vontade de cuidar de mim já! Agora! Obrigada! Seja feliz, seja plena, se cuide! Tô sempre aqui te acompanhando! Beijo!

    Reply
  • Fernanda
    December 18, 2015 at 2:29 am

    Lindo obter relato! Conta com essa leitora aqui!

    Reply
  • maria
    December 18, 2015 at 11:53 pm

    Forca menina, voce e o maximo

    Reply
  • Sorayapenna
    December 19, 2015 at 6:48 am

    Presente mesmo quando não comento. De olhos abertos e ouvidos atentos a tudo o que você relata. Beijinhos e abraços sem fim.

    Reply
  • Importador Profissional
    December 19, 2015 at 5:34 pm

    Nossa nivea sorensen, estou muito feliz por você, realmente você é uma guerreira…….Me sentindo espirado em você…..

    Parabéns!

    Reply
  • Analu
    December 21, 2015 at 5:06 am

    Nívea! Que bom saber que você já está em casa e que está mais um passo a frente 🙂 Estou mandando boas energias para você, sempre! Obrigada pelo relato, me ajudou bastante a entender mais sobre a depressão, eu confesso que tinha uma certa curiosidade de saber “como funcionava”, mas nunca recebi um relato tão sincero de alguém que sente na pele. Melhoras!
    Beijo grande!

    Reply
  • Danielly
    December 23, 2015 at 3:48 am

    Você precisa da gente e a gente precisa de você! Estamos sempre te lendo, nos emocionando sempre. linda família, lindo amor.

    Reply
  • Bianca
    December 26, 2015 at 12:24 am

    Oi Nivea,

    Acho que essa é a minha primeira vez comentando, mas não a primeira vez lendo. Já te acompanho há alguns anos.
    Li esse post com um sorriso imenso no rosto, porque apesar de ser um pouco mais nova, lutei contra a depressão durante alguns anos. E te ver melhor, ver seu desejo por mudança, buscando todo tipo de ajuda me deixou imensamente feliz. Há dois anos não faço mais tratamento, nem psicológico e nem com medicamentos, sigo meditando e me “assistindo” a cada crise de ansiedade. Tem funcionado! Não sei até quando, talvez algum dia as crises voltem, mas enquanto meu cérebro permitir, eu aproveito a vida mais doce.
    Quando li a frase “me ajuda também?“, senti aquele amargo das lembranças do pior momento da minha vida. Espero do fundo do meu coração que você possa viver a vida de forma mais leve e doce como deseja, aproveite seus filhos, faça viagens, saia pra namorar e se apaixone com os detalhes mágicos da vida. Eu desejo saúde acima de tudo, força e muito amor. Hoje é Natal e eu não poderia desejar outra coisa! Todo dia é um recomeço, que você resista e recomece todos os dias pronta pra vida.
    Beijos,
    Bianca.

    Reply
  • Zulmira
    December 27, 2015 at 10:18 pm

    Nívea, you are in my prayers each and every night.

    Reply
  • Ricardo
    December 28, 2015 at 11:13 am

    Nívea, vc é super guerreira! Seus filhos tem um exemplo maravilhoso! = )

    Reply
  • Tatiana
    December 29, 2015 at 4:39 pm

    Nivea, parabéns por essa conquista e por estar disposta a vencer essa doença horrorosa. Eu estarei sempre por aqui. Já te admirava muito e agora admiro ainda mais!

    Reply

Leave a Reply