Menu
Pretensões e Desabafos

Namas…quê?

Amanhã eu começo minhas aulas de ioga (porque demorou tanto é uma longa estória, deixemos pra lá)

Ou melhor, eu não, my new me. Porque eu, ou melhor my old me, não é uma pessoa do tipo que faz ioga.

My old me é uma pessoa estressada, que não para 5 minutos para respirar, que acha meditar a maior perda de tempo e que exercício físico tem que ser feito combinado com outra atividade (na minha cabeça, produtiva, tipo correr e ouvir música, pedalar e ler/ou assistir TV).

my new me tem feito tudo diferente e vai encarar duas aulas de duas horas cada, no sábado e no domingo como parte de um curso de introdução à ashtanga.

Só que my new me nem sabe direito a diferença entre Hatha, Bikram, Ashtanga e outros tantos tipos de ioga (essa foi escolhida por influência da minha cunhada).

My new me não sabe direito que roupa usar para se fazer ioga (nem te conto há quantos meses eu ando fazendo pesquisas na internet para descobrir o que usar e não me sentir tão ET).

My new me comprou um tapete de ioga, mas não comprou a bolsa para carregá-lo e nem entende a instrução da página da escola que diz “trazer uma toalha de tamanho razoável” (rosto? banho? que diabos de tamanho é “razoável”?).

My new me recebeu um email do instrutor* que terminava dizendo Om Shantih. Best regards, atenciosamente, nada disso: Om Shantih. Até agora my new me não sabe se esse é o nome dele (se for ele pode não gostar do fato de eu chamá-lo de David), ou se quer dizer “por favor, lembre-se que é proibido usar preto (de novo ele pode não gostar porque as roupas que eu comprei são basicamente todas pretas).

Ou seja, my new me não tem nem cheiro da idéia de onde está se mentendo.

Mas my new me é otimista e já está se vendo com o corpo da Madonna na época que ela fazia ashtanga, planejando um retiro espiritual na India.

Seja o que Shiva quiser.

Namaste.

N.

* my new me nem tão pouco sabe se “instrutor” é a palavra para se referir a quem ensina ioga.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

24 Comments

  • Danielle Koivisto
    November 23, 2012 at 11:03 am

    hahaha boa sorte 🙂
    eu tb nao tenho paciencia p/meditar..rs e acho que nunca ia conseguir fazer aquelas posicoes malucas de ioga ..tentei fazer uma vez pilates e na primeira aula quase morri sem folego depois acredita rs
    beijaoo

    Reply
    • Nivea Sorensen
      November 28, 2012 at 3:01 pm

      Danielle,
      Esta tudo ligado à respiração, o que pra quem não tem prática não é fácil
      x

      Reply
  • Line
    November 23, 2012 at 11:38 am

    Acho que você vai adorar! Pode demorar um pouco até você se sentir totalmente confortável, mas essa fase passa, acredite, rs.
    Qual tipo de yoga você vai fazer?
    Beijos!

    Reply
  • Daniela
    November 23, 2012 at 12:58 pm

    hauauhauhauhuahuahuha

    MORRI de rir, Nívea, morri! hahahahahahaha

    Escuta, nós somos muito parecidas, muito mesmo…. e eu detesto qualquer atividade “parada”, acho que o legal deve ser correr e qualquer coisa que leve a adrenalina lá em cima, pq caminhar, por exemplo, não é para mim, mas vou te contar: fiz ioga um tempo e AMEI! AMEI! AMEI! Só não continuei pq era muito caro para o meu pobre bolso e tive que abrir mão das aulas… eu amei, tanto que até hoje eu me digo apaixonada pelo ioga. Eu fiz na Universidade do Yoga (Uni-Yoga) do mestre De Rose, o site é este (http://www.uni-yoga.org/derose/sobre/), eles são representantes da Swasthya yoga, que eu, particularmente, amei. Faço questão de voltar a praticar o yoga, assim que possível, o que não será agora, mas pretendo para o ano que vem, se Deus quiser, pq eu adorei, adorei, adorei. E olha que detesto atividades físicas “calmas”.

    O Yoga não é calmo, não é parado, vc vai se exercitar bastante, vai associar corpo e mente em exercícios, vc vai gostar, acho que sim.

    Boa sorte, de todo o coração, pq até um pouquinho de inveja eu estou sentindo hahahahahaha

    não se preocupe com a roupa, com a cor, modelo, tamanho, nada disso….. se usar camiseta, tente usar um top por baixo, caso vc faça qualquer exercício em que fique de cabeça para baixo, ok?

    beijos!!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      November 28, 2012 at 3:02 pm

      Obrigada pelas dicas, Dani. Vou dar uma olhada no link x

      Reply
  • Joana
    November 23, 2012 at 1:08 pm

    Hahaha new Nivea, boa sorte! 😀

    Eu fiz yoga durante uns meses e adorei. Aliás, não me lembro porque deixei de fazer…

    Tenho um pequeno conselho, que dou por experiência pessoal. Não se deixe enganar, recuse o Bikram yoga! Eu deixei-me convencer por duas colegas que diziam que era “a melhooor coisaaaa do mundooo” e a verdade é que fui apenas a uma aula e recusei-me a frequentar mais. É que o Bikram yoga faz-se numa sala a 40 graus (literalmente)… e é um yoga muito intensivo. O primeiro conselho da instrutora foi, e passo a citar, “Os iniciantes poderão sentir desmaios ou vómitos, mas tudo isso é normal e peço que nunca abandonem a sala”. O meu raciocínio é… se sente desmaios e vómitos é porque não é saudável! Ora…

    Beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      November 28, 2012 at 3:03 pm

      Joana,
      Eu desisti de tentar a Bikram por essa razão.
      Obrigada.
      x

      Reply
  • Katia
    November 23, 2012 at 1:20 pm

    oi Ni! espero que vc goste da yoga… eu fiz há alguns anos e retomei este ano novamente… eu tb não consigo realmente “meditar” ou me “transceder” assim, mas faço, porque acho que os exercicios de respiração ajudam muito e tb, pelo alongamento que ele te proporciona.. sei lá.. a gente faz algumas posturas, que vc nem imaginava que seriam possíveis, ou descobre alguns músculos que vc nunca tinha dado conta deles.. rs rs
    esse “ohm shanti” é um tipo de saudação… o meu “prô” (é isso ai, eu chamo meu instrutor de “Prô”) sempre começa ou termina a aula com essa frase… mas eu não sei exatamente o que significa…
    quanto a roupa, pode ser qualquer roupa confortavel.. so tome cuidado com meia.. pq se ela não tiver o antiderrapante embaixo (que nem aquelas de bebê), ela vai mais te atrapalhar que ajudar.. pq escorrega.. é bom usar top por baixo.. pra não aparecer nada “indevido”.. rs rs … bjos e “enjoy it”

    Reply
  • Priscila M.S.Lima
    November 23, 2012 at 2:27 pm

    Oi Nívea, adorei seu post.

    Espero que você goste da ioga. Sempre tive vontade de fazer, inclusive esse é um dos ítens da minha lista de resoluções para o ano novo, rsrsrsrsr – que eu ainda insiste em fazer, rsrsr. Por um período frequentei um local que ministrava aulas de Meditação Raja Yoga, e para eles Om Shanti significa: Eu sou um ser de Paz. Eles tem até universidade na Índia. Sei que meditação é diferente de ioga, mas se tiver interesse dá uma olhada, eles tem textos muito interessantes: http://www.bkwsu.org/index_html-pt

    Bjs e boa sorte com seu new me, rsrsrs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      November 28, 2012 at 3:04 pm

      Obrigada, Priscila. Vou olhar o link mais tarde.
      x

      Reply
  • klelia
    November 23, 2012 at 4:09 pm

    N.

    mamae eh professora d yoga e tb faz aniversario dia 8/10.
    =D
    to quase trazendo ela pra Dublin =)

    vixi acho q no comeco vc vai achar um pouco pesado pq 4hs em dias seguidos eu acho muito…pq eh mito q yoga eh facil,tinha ateh dono de academia q fazia aula com a minha mae e reclamava/gostava q o exercicio era dificil ja a meditacao isso eu ainda acho chato mesmo sabendo q faz um bem danado,quem disse q eu consigo deixar a mente vazia,haha.

    mamae sempre falava,roupa comfortavel e que te de liberdade pra movimentar o corpo,entao de preferencia sem ziper,botao essa coisas q podem te incomodar numa posicao…dai vc via de um tudo,gente toda arrumada com roupa d ginastica/yoga d marca e tal ateh gente q vinha com roupa d “faxina” se eh q vc me entende 😉
    mas isso era no brasil,nunca experimentei yoga aqui na irlanda…
    razoavel pra mim seria a de rosto,acredito q seja pra enxugar o suor.
    la no brasil a gente pedia lencol ou toalha q era pra cobrir os colchenetes oferecidos pela gente.
    vixi,cada um da um nome mas professore instrutor eram os mais usados la na nossa “escola/academia”
    Om Shantih tb eh muitooo usado nos mantras que sao cantos/rezas,de o nome q achar melhor…vc repete ao longo do dia infinitas vezes…
    eu por exemplo tenho repetido 216 vezes todos os dias: Om Sri Shanaishwaraya Namaha.

    vai com fe! e depois conta o q achou 😉
    xx
    k.

    Reply
    • klelia
      November 23, 2012 at 4:12 pm

      e desculpe os erros de portugues pelo caminho 😉 x

      Reply
    • Nivea Sorensen
      November 28, 2012 at 3:04 pm

      Obrigada, Klelia.
      x

      Reply
  • vania
    November 23, 2012 at 5:01 pm

    Yoga eh td de bom. Hope u like it! Namaste 🙂

    Reply
  • Camila
    November 24, 2012 at 11:09 pm

    Nunca fiz yoga, nem sabia que existia diferentes tipos.

    Eu também sempre fui uma pessoa que dizia que nunca faria atividades paradas, até que conheci a hipnose. É mágico, é tudo de bom, e dá vontade de ficar ali para sempre. Mudei totalmente a minha visão sobre atividades paradas depois disso.

    Boa sorte e depois conta para gente como foram suas aulas!!

    Reply
  • Bruna Dalfré
    November 25, 2012 at 1:39 am

    Corajosa Nívea!
    Boa sorte na aula…..eu não levo o menor jeito pra isso….
    Depois nos conte como foi!!

    Beijinhooos

    Reply
  • Luciana - Canada
    November 26, 2012 at 7:45 pm

    Showww Ni, vai com tudo!
    Também estou num projeto “new me” para 2013! Ja perdi 1,700kg, entrei na academia e aproveitei a Black Friday para dar um up no guarda-roupa!
    Te dou a maior força!! Dizem que Yoga é tudo de bom!
    O importante é encontrar algo que nos relaxe e nos faça esquecer de pensar em outras coisas enquanto fazemos tal atividade (Dizem que o nome disso é concentraçao rsrsrs). Eu encontrei isso com o Flamenco! Eh a unica coisa que me prende a atençao e nao me faz ficar fazendo a “lista do mercado” enquanto malho! 😛

    Beijooos!

    Reply

Leave a Reply