Menu
Pretensões e Desabafos

O porquê de eu não perder meu tempo com novelas

Mesmo assistindo uma delas, di-a-ri-a-men-te.

Assisto mesmo e não tenho vegonha.

Passei pela fase (enquanto criança e pré-adolescente) de assistir todas até a fase do menosprezo total, não só pelas novelas mas também por quem admitia assisti-las.

Sempre estudando e/ou trabalhando à noite, não sobrava tempo mesmo. Nem que eu quisesse. E foi então que novela virou comfort TV. Depois de um dia estressante no trabalho, chegar em casa a tempo de pegar o capítulo da novela das 8, o que era raro, passou a ser  o meu treat televisivo. Algumas pessoas chamariam isso de guilty pleasure, mas como eu disse, não tenho vergonha. Hoje eu sei, era meu jeito de descansar a cabeça. Afinal ver novela não exige nenhum esforço mental, ao contrário do que pode acontecer lendo um livro ou assistindo um filme (ou qualquer coisa mais prestável na própria TV).

Passei muito tempo aqui na Irlanda sem dar a mínima para que o acontecia na rede globo. Até o dia, depois que E. nasceu, em que resolvi que queria voltar a ver novela. Pedi então que a minha irmã assinasse a globo.com. Custa uma ninharia e os capítulos (assim como outros vários programas) estão lá na integra, a minha disposição para assistir sempre que quiser ou puder. E nem preciso assistir no computador, uma vez que o mesmo está conectado à TV.

I., que já acabou assistindo um pedacinho aqui outro ali, meio que não se conformava por eu gostar. Isso porque nem mesmo se comparadas às novelas daqui (ruins de dar pena), as do Brasil primam pelo alto nível intelectual. Tem até uns atores bons de vez em quando, mas vamos combinar que a maioria tem quase tanto talento para aturar quanto eu. As estórias são meio xinfrins, a trilha sonora é ruim, enfim, não é fácil achar qualidades que justifiquem esse meu novo/velho hábito.

Outro dia mesmo foram minutos intermináveis de uma cena em que uma mulher, muito bonita por sinal, tomava banho de mangueira semi-nua. Juro que falhei em encontrar a relevância daquilo para a trama.

E foi por isso mesmo que eu andei pensando a respeito. Por que será que eu assisto novela? Será que eu estou virando a minha mãe? Será que ser mãe queimou de vez meus neurônios?

A resposta, claro é óbvia para qualquer um que observe em que circustâncias eu assisto. Eu não sento para assistir o capítulo do dia anterior (eles estão disponíveis sempre algumas horas depois da exibição no Brasil). Eu simplesmente dou o play e vou brincar com E., ou lavar a louça, passar roupa (essa é minha combinação favorita), até mesmo enquanto eu escrevo eu assisto novela.

Nesse momento da minha vida, enquanto acumulo as funções de mãe e dona-de-casa, não sobra muito tempo para assistir coisas que me obriguem a parar, prestar atenção e pensar. Não durante o dia, que sim, é de trabalho mesmo estando em casa!

Ou seja, a novela funciona exatamente para o meu próposito, que é me distrair sem perder tempo. Como eu disse aí em cima, não precisa ser gênio para acompanhar novela. Eu posso perder um pedacinho e tudo bem. Posso perder um pedação e ainda sei o que acontece. Posso perder capítulos inteiros!

Vou continuar assistindo? Vou. E só vou me preocupar no dia em que tiver uma hora para mim e, ao invés de ler um livro ou assistir um filme, eu correr para o site da globo.

Afinal de contas ninguém vive só de Lars von Trier.

N.

ps E por falar no Lars von Trier estou louca para assistir Melancholia.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

20 Comments

  • Brunalemanha
    September 9, 2011 at 9:22 am

    Comecei a sentir falta de novela quando fui ao Brasil em dezembro.
    Aí sim, aquele acúmulo de comercial durante a tarde do capítulo da noite me deixou zonzinha e com inveja.

    Até pedi pra amigar me dizerem quando começa a próxima pra eu assistir online nesses sites piratas. Ou Youtube. Mas a Globo tá dando um chega pra lá no Youtube…

    Então, contapragêntchy quanto custa a assinatura da Globo!! =D

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 9, 2011 at 10:04 am

      Bruna,
      Pasme, a assinatura anual da globo.com me custou R$12,00 REAIS, não euros não! Ou seja, um realzinho por mês.
      Muito melhor do que assinar globo internacional ou ver pela internet.
      Beijos

      Reply
      • Brunalemanha
        September 9, 2011 at 9:11 pm

        Cêjura??? Vou fazer é já!!
        Valeu a dica, gata!

        Reply
  • Mi.
    September 9, 2011 at 10:10 am

    Amiga, eu tive minha fase de desprezo de novela, e ai depois quando o desprezo passou, fui tentar assistir e nao gostava mais :/ agora ate queria assistir so pra saber o que esta rolando no Brasil, porque quando leio as noticias dos “famosos”, nao conheco mais ninguem, mas nao consigo gostar.. Sera que quando o seu afilhado hipotetico nascer isso muda?

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 9, 2011 at 10:28 am

      Amiga mãe do meu afilhado hipotético, novela é que nem cerveja, a princípio ninguém gosta, mas aí você vai tomando, assistindo, e quando vê já adquiriu o hábito.
      Beijos

      Reply
  • IngridSouza
    September 9, 2011 at 11:26 am

    Nossa, com essa novidade da Globo.com tão bareteeeenho eu vou largar meu “tamoligado.net” de lado e partir pra fonte globifera com muito mais dignidade hahaha.

    Eu assisto fantástico e agora comecei a assistir a tal da “Fina Estampa” porque novela das oito sempre foi minha preferida hahaha, minha hora favorita é a hora do almoço, comer vendo programa brazuca dá uma nostalgia gostosa, as vezes assisto o Bom Dia Brasil ao vivo e na fim da tarde assisto o SP TV (saudades da minha sampa city) e Jornal Hoje. hahaha.

    Aqui vivemos de seriados no computador e filme só os que passam na TV (sorte que tem muito filme bom, se fosse no Brasil tava assistindo Tela Quente com Moulin Rouge toda semana kkk), não rola ver filme no computador porque o namorido sempre dorme na metade e isso em irrita PROFUNDAMENTE, tenho ODIO de quem dorme na frente da tv (ou computador), nas séries ele fica mais ligadinho. =)

    Beijocas e valeu pela dica.

    PS: TV no Brasil sempre foi “companhia” em casa, minha mãe chega e a primeira coisa que faz é ligar a TV e a bichinha fica lá, ligada falando, falando enquanto mamãe vai tomar conta da vida.

    Reply
  • Nivea Sorensen
    September 9, 2011 at 12:29 pm

    Oi Ingrid,
    Eu também assisto Fantástico e Fina Estampa. Também sempre tenho que assistir alguma coisa na hora do almoço! Antes de assinar a globo eu também assistia Jornal Hoje ao vivo pela net. A vantagem de assinar o site, apesar de não ser ao vivo, é que não tem comercial, dá para pausar e assistir quando der.
    Beijos

    Reply
  • Aninha
    September 9, 2011 at 1:51 pm

    hahahaha.
    Quando vi a cena da mulher tomando banho de mangueira fiquei me perguntando qual era o sentido daquilo….

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 9, 2011 at 2:15 pm

      O pior é que repetiram a mesmíssima cena ontem!
      x

      Reply
      • Aninha
        September 9, 2011 at 11:39 pm

        Já teve uma cena igual?? hahahaa.
        Achei que era da de ontem que vc tava falando!

        Reply
  • Silvana
    September 9, 2011 at 6:00 pm

    N.

    Eu assisti muitas novelas na minha existência, mas de uns 10 anos pra cá, larguei e fiquei com as séries.
    Ocorre que nesse intervalo entre as temporadas, sem filhos e com o tempo sobrando, me pego esperando pelo “barraco” da Pereirão (já chegou nesse?)…
    E hoje, almoçando num restaurante aqui perto da empresa, fico esperando ansiosamente pelo comercial da novela!
    Hoje fujo de casa, mais um capítulo e vicío!

    Sil

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 11, 2011 at 9:12 am

      Sil,
      Já vi o barraco sim! rs
      Também já gostei (e acho que ainda gosto, claro) muito mais de séries. Mas a novela, sei lá, acho que me lembra a casa da mãe.
      Beijos

      Reply
  • Paula
    September 9, 2011 at 7:14 pm

    Nivea alem de tudo oq vc mencionou pra mim é uma forma de me sentir em casa sabe. No momento nao to assistindo nenhuma mesmo. MAs tenho a globo internacional e sempre dou uma olhada no q estao dando, nem q seja pra ouvir o idioma sabe. Confesso q sou noveleira e viciada em series que no final acaba sendo quase igual mas como vc bem falou pra mim tem um q de comfort tv mesmo. Beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 11, 2011 at 9:13 am

      Paula,
      Me passou batido esse detalhe, mas é verdade, me faz sentir em casa também.
      Beijos

      Reply
  • Mari
    September 9, 2011 at 7:43 pm

    Vou te contar um segredo: quando eu assisto Globo, em q-u-a-l-q-u-e-r lugar do mundo, me sinto em casa! Será que eles fizeram algum tipo de lavagem cerebral comigo? Hahahaha
    Não ligo muito pras novelas, mas atraso o meu almoço aqui só pra comer assistindo Jornal Hoje e nos sábados eu conto os minutos pra começar Caldeirão do Huck… Será que sou normal?

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 11, 2011 at 9:14 am

      Mari,
      Olha a má influência, me bateu a maior vontade de assistir Caldeirão do Huck agora! haha
      Beijos

      Reply
  • Cintia
    September 9, 2011 at 8:48 pm

    Ah, eu assino tambem. Novela eh uma porcaria, mas does the job. E eu to doida pra ver Melancholia tambem 🙂

    Reply
    • Nivea Sorensen
      September 11, 2011 at 9:15 am

      Isso mesmo, Cintia, it does the job.
      Beijinhos

      Reply
  • Celi
    September 9, 2011 at 8:49 pm

    Nivea,
    Sabe que quando mudei para cá pensei que não fosse conseguir ficar sem assistir TV (Globo), novela.
    Cheguei a ver o preço da assinatura, mas desistimos.
    Com isso, de vez em quando, pela internet acompanhamos o que está passando, quais são as novelas.
    Acho uma distração divertida! Nessas condições que apresentou sem problema algum… Além do mais fica por dentro do que acontece e passa no Brasil. Maravilha!
    Beijos

    Reply

Leave a Reply