Menu
Pretensões e Desabafos

Dazed and Confused

Meu filho E. já não anda mais tão confuso nesse mundo grande de Deus.

Pelo menos ele já sabe, há essa altura da vida, que não é um filhote de ovelha. Não que ele saiba quem ele é, ao que tudo indica, com 5 semanas, ele mal sabe que o pé dele é dele mesmo e que nós dois não somos a mesma pessoa.

O que eu quero dizer é que já chora como um bebê.

Uma pena, diga-se de passagem, porque eu achava o méééééé dele bem charmoso. Achava até que combinava com todo o tema irlandês, sabe? Assim como o cabelo vermelho.

Quando ele chorava era tão bonitinho que eu nem chegava a me irritar, dava era vontade de imitar ovelha feito ele. Vai ver foi por isso que ele trocou de choro. Deve ter percebido que aquele não me comovia tanto assim. Choro de bebê tem que se estridente, irritante, para fazer a mãe agir rápido. Daqueles que em público te fazem passar vergonha e irritam todos ao redor.

O méééééé agora está restrito à situações críticas. Quando a fome é muita, e o desespero é grande, por exemplo, o que normalmente só acontece depois do banho, e ele já está cansando de chorar. Diga-se de passagem, esse é o único choro que eu consigo identificar (Tracy Hogg que me perdoe, ainda não terminei o livro).

Agora confuso mesmo ele está quanto a questão dia e noite. Ainda não faz a menor noção de quando é um ou quando é o outro. Culpa de quem? Minha, assumida.

Nos primeiros dias de vida, quando ele mamava non-stop e passávamos a noite no sofá da sala, me acostumei a ter sempre o computador ao lado, muita luz, TV ligada, iPod, iPad, telefone, tudo junto e funcionando ao mesmo tempo. Enfim, uma parafernália de eletrônicos e de informação.

Surtei a criança e agora pago o preço. Aliás, pagamos. Somos obrigados a ficar a noite inteira com ele no colo (porque I. que é pai, também tem que participar), e assim que o dia amanhece, e ele é colocado por um minuto na nossa cama, olha aí o resultado na foto. Desmaiado.

Só que aí quem diz que eu consigo dormir?

Me conta agora, ainda dá tempo de corrigir isso ou vou passar o resto da vida assim com cara de zumbi? Tem concerto? Alguém aceita devolucão? Algum dia assim EVER vou dormir a noite toda? Hein?

Confusa, minha gente, ando eu. Deve ser falta de sono.

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

25 Comments

  • Ananda Etges
    May 20, 2011 at 4:21 pm

    Nivea,

    Tenha fé e leia o meu post de hoje!

    http://projetodemae.wordpress.com/2011/05/20/rapidinhas-e-agradecimentos/

    Faz três dias que o Vítor dorme a noite inteira, ou seja, 8 horas seguidas. Eu me sinto a mais feliz das criaturas (não é pra menos, depois de 1 mês e meio zumbi total). E minha vida mudou depois que comecei a aplicar o tal do EASY da Encantadora de Bebês. Vale a pena tentar 😉

    Beijos e boa sorte!

    Ananda.

    http://projetodemae.wordpress.com

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 20, 2011 at 5:59 pm

      Ananda, superei minha inveja blaster de vc e comentei la. bjs

      Reply
  • DanyGouveia
    May 20, 2011 at 4:48 pm

    Ni de ovelhinha, virou filhotinho de corujinha =)…
    Mas nao tenho experiencia com a minha de nao dormir a noite toda, mas meu sobrinho nao dormia no comecos e depois comecou a dormir!!!

    Entao acho que e questao de tempo de voce dormir a noite toda, porem nao ate tarde, porque dormir direito…acho que nao foi feito para mae!!!

    Bjkas

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 20, 2011 at 6:01 pm

      Dany, me diz agora que a Bella tb dorme boa parte da noite desde de pequenininha? Inveja parte II (e contando).
      Nem estou falando de dormir ate tarde, nao. 6 horinhas que fossem me fariam feliz e humana novamente.
      Bjs

      Reply
      • DanyGouveia
        May 20, 2011 at 8:21 pm

        Ni ela dorme…hihi
        Mas o problema eh que a boneca dorme em horario de gente grande as 23hs e depois acorda as 6 da manha p… mamar e dorme ate as 9/10hs da manha…Mas qd nasceu era mamando de 2 em 2hs, isso ate completar 2 meses e meio =)

        Reply
  • Dani
    May 20, 2011 at 6:03 pm

    Nívea, pode parecer que não…mas vc vai voltar a dormir uma noite inteira sim! Aos poucos vcs vão criando intimidade e uma rotina se estabelecerá…acredite!

    Beijo

    Reply
  • Cris
    May 20, 2011 at 6:59 pm

    Flor… um dia vc vai dormir sim mas NUNCA mais como antes… se ele der um suspiro vc vai acordar… rssss
    Qto ao baby aos poucos ele acostuma… aqui foi um Deus nos acuda e não quero ser chata mas a culpa é sua sim… hahahaha
    Com o Gabriel foi a msm coisa, eram luzes e eu ligava a bendita da TV de madrugada… aí fiz ao contrário de dia comecei a cutuca-lo pra ficar acordado e apesar de mal humorado em alguns dias ele passou a dormir mais horas a noite!!!

    BJOUXXX

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 21, 2011 at 2:01 pm

      Cris, tô sabendo que a culpa é minha mesmo.
      Bjs

      Reply
  • Ingrid
    May 20, 2011 at 8:23 pm

    OPA, vai dormir a noite inteira sim, mas tá na hora de começar a mudar e criar rotina no pequeno vicking, ele tendo uma rotina “normal” as coisas vão ficar mais faceis, inclusive dormir a noite!

    Por mais dificil que seja ficar no escuro, quietinha, vale tentar, de repente ler apenas com um abajur ligado é uma saída pra não morrer de tédio, durante o dia sim, pode deixar tudo ligado, fazer barulho por que ai é até bom que ele fique mais acordado.

    Devagar as coisas se encaixam, mas minha querida, a rotina é mais que necessária e vai te ajudar muito!

    BEEEEEEEEEEEEEIJOCAS

    Reply
  • Brunalemanha
    May 21, 2011 at 9:43 am

    Eu tô ainda meio que procurando cabelos na cabeça dele pra ver se encontro um fio vermelho…

    Mesmo assim você não abala meu instinto materno haehaheha 😉

    Concealter nas pálpebras inferiores e sorria feito miss!!!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 21, 2011 at 2:03 pm

      Bruna,
      O cabelo está todo concentrado (bonitamente) na parte de trás da cabeça. Um arraso!
      Bjs

      Reply
  • ka smith
    May 21, 2011 at 1:15 pm

    Amiga, ontem a sogra ficou com as crianças, eu e o rosinha fomos jantar fora, chegamos em casa cedo porque fomos direto do trabalho dele, deu 9:30 estávamos na cama e de lá só saímos hoje as 10 da manhã.
    Delícia a casa sem kids, mas tô aqui ansiosa para que ele cheguem logo!
    Dormir sem preocupação e relaxadamente só com eles na casa dos avós, mas daqui a pouco, vocês se acertam, vc sabe para dormir a Chloe nunca foi problema, já para me dar PAZ para comer é que são elas e ó, te dou o nome de um corretivo óoootimo para olheiras….hahahha

    beijooo

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 21, 2011 at 2:04 pm

      Ok, corretivo óootimo para olheiras, qual o nome mesmo?
      Bjs

      Reply
  • Fernanda
    May 21, 2011 at 10:32 pm

    Meu bebê foi com 1 mês dormir no seu quarto (usamos babá eletrônica) e dormia com a luz apagada, fui trash nesse negócio de rotina. Era banho, seio e berco. No máx ligávamos uma musiquinha… Mas eu colocava ela lá acordada e assim ela adormecia sozinha e ia até de manhã se deixasse. Eu que colocava o celular pra despertar no meio da noite e a acordava pra mamar. Até ter 5kg, a partir daí a médica liberou e ela passou a dormir a noite toda. Eu tbem não deixava ela tirar soneca muito perto da hora de dormir… e fazíamos um certo silencio na casa pra ela relaxar… Logo vc percebe como ele funciona e ajeita tudo. Tranquilo… vc tá no controle…. Beijos.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 22, 2011 at 1:24 am

      Oi Fernanda,
      Pois é, não consegui descobrir o que funciona com ele. Damos banho, mamadeira, ele vai para o moisés onde dorme, e uma hora depois já está chorando. Parece estar com fome, ai mama um pouco e vai assim a noite inteira. Resmungando de hora em hora.
      Um beijo

      Reply
  • MarianaRocha
    May 22, 2011 at 2:43 pm

    Nivea,
    na primeira vez que li seu post, achei melhor não comentar. esse é um assunto tão polêmico na blogosfera que fiquei com receio de me meter na vida alheia. já basta o quanto é difícil lidarmos com nossas decisões ainda tem gente dizendo que tamo fazendo tudo errado! mas voltei aqui, e agora que já percebi que as comentadoras pegaram leve nos radicalismos, então vou palpitar também, quem sabe te ajude! primeiro de tudo, você não fez nada de errado. você fez o que lhe parecia natural fazer, você fez de coração, você viveu a coisa ali na hora, como te pareceu melhor. e seu bebê ainda é tão pitico! claro que a situação não tá perdida! bom, também é preciso que você saiba que existem duas linhas a seguir quanto ao sono: cama compartilhada e “soninho independente”, que acabei de apelidar assim. sobre a cama compartilhada você vai encontrar milhares de posts na blogosfera defendendo-a. não é meu caso. não vou nem falar o que penso sobre cama compartilhada, vou apenas justificar a minha escolha pela outra via. sabe? acho que ensinar um filho a dormir sem precisar da ajuda de ninguém é um dos maiores presentes que podemos lhe dar se partimos do pressuposto de que queremos um filho independente. pense em todas as espécies de animais (não como pensam essas pessoas que romantizam a natureza). mas pense como as fêmeas jogam os seus filhos no mundo assim que dão o primeiro sinal de que podem se virar sozinhos. é porque elas sabem que não estarão sempre ao lado para fazer por eles, para ajudá-los. então elas querem mesmo é deixá-los fazerem tudo por si, o quanto antes. Por outro lado, temos uma diferença fundamental em relação aos outros bichos, e essa vai ser a última associação que quero fazer com eles. o cérebro do ser humano se desenvolveu muito. ficou muito grande. isso adiantou o momento do parto. por isso, nossos bebês não nascem tão prontos como os filhotes de outros seres. eles precisam de mais tempo pra ganharem independência. tudo isso pra te dizer que, ainda que você vá seguir a linha da rotina, dos horários, método EASY, método Nana Nenê, bom, acho que ainda é cedo pra você se preocupar muito com isso,ou pelo menos, ainda é cedo para esperar que as coisas andem perfeitamente. que ele aprenda quando deve dormir, que você volte a ter suas horas seguidas de sono. isso não quer dizer que você já não possa começar a dar algumas dicas, como por exemplo, ensiná-lo sobre o dia e sobre a noite. como já disseram aí em cima, as sonecas do dia têm que ser com janela aberta, com o barulho natural de uma casa funcionando. Já à noite, o sono deve ser acompanhado pelo escuro e por silêncio. Minha filha nunca dormiu na minha cama, nem no meu quarto. Sempre dormiu no bercinho dela, desde sempre. E um ritualzinho antes do sono faz com que o bebê comece a prever o que vai vir logo em seguida. Li uma vez num livro que é muito mais fácil para o bebê entender que ele vai comer do que dormir. Isso porque damos vários sinais antes da hora da comida. E sempre os mesmos sinais. Mas já na hora do sono, normalmente, cada soneca segue uma ordem aleatória, cada vez ele dorme num lugar, cada vez ele é embalado de uma forma. pra concluir, vamos falar mais disso depois (e também te aconselho a dar uma fuxicada lá no muitosecreto que falei muito disso), acho que por hora você pode prestar atenção nisso: luz, barulho, e ritual, terminando no berço, de preferência (e não no carrinho, no sofá ou na sua cama). quanto à forma de fazê-lo dormir, acho que ainda é cedo para seguir regras. se ele estiver quase dormindo,põe no berço, se ele estiver cansado e reclamando, nine-o no colo, de conforto, cante música, faça o que seu coração mandar. dizem que o bebê humano deveria nascer depois de 12 meses e não 9. mas como te contei, ele nasce antes por causa da cabeça grande, que não passaria pela saída do útero se esperasse mais tempo. então, pelo menos nesses primeiros três meses, a transição deve ser o mais suave possível entre o útero da mãe e esse mundão aqui fora. qualquer coisa me escreva. beijão e fique tranquila que vai dar tudo certo. está dando. teu filho tem saúde e é lindo!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      May 24, 2011 at 2:17 pm

      Oi Mariana,
      Muito obrigada pela doação de tempo e dos conselhos (não gosto da palavara, mas td bem). Concordo com tudo e temos tentado criar uma rotina para que ele durma e claro, para que seja independente tb.
      Um beijo

      Reply
  • Cris
    May 22, 2011 at 6:03 pm

    Flor, eu acho que ele não tá tendo fome e sim frescurinha de babys pra ficar com vcs a noite (digo isso por experiência própria), vi acima que alguém fez mais ou menos amesma coisa que eu… tipo coloquei pra dormir no quarto no escuro depois dos 2 meses, qdo ia chegando um certo horario ja começavamos a fazer silêncio pras coisas se alcamarem e as vezes até colocava uma musiquinha tbm… e de dia fazia barulhos e tudo mais… hj qdo bate o sono de verdade ele dorme ate com um bombardeio…
    Começa a parar de enfiar a mamadeira na boca dele a cada hora que chora pq ai ele ja começa a perder esse habito de comilão noturno!!! Vai por mim isso funciona e muito!!!

    BJOUXXX

    Reply
  • Mi
    May 22, 2011 at 6:28 pm

    que gracinha…ele fazia mééé! haha realmente acho que nao tem mae que ache esse choro incomodo. =) Sobre as noites mal dormidas e cara de zumbi, maquiagem está ai pra isso hehe pelo menos ate ele se acostumar com o horário, vc vai manter a industria de cosméticos em dia. 😉 bjs!

    Reply
  • Daniela
    May 23, 2011 at 9:32 am

    Passa sim, vai passar 🙂
    bjo
    Dani

    Reply

Leave a Reply