Menu
Pretensões e Desabafos

Primeiro dia de aula

São mais de 3 semanas desde a volta às aulas e eu ainda não tinha conseguido postar essas fotos que toda mãe nesse Instagram postou. E eu admito, sem muito orgulho mas com sinceridade, que cada foto que apareceu no meu feed nesse dia me doeu um pouquinho.

Sabe por que? Porque o primeiro dia de aula para mim, esse ano, teve um gosto meio agridoce.

Eu tinha sonhado com esse dia. Com o dia em que depois de mais de 10 anos eu teria todos os meus três filhos na escola ao mesmo tempo. Seria o ano que eu ia voltar a estudar (já tinha até voltado); trabalhar, quem sabe (não estava nos meus planos mas eu queria ter essa possiblidade se assim eu quisesse). Justo, não?

Acho bem normal que depois de 10 anos me dedicando exclusivamente a cuidar dos meus filhos eu quisesse voltar a ter um tempo só para mim. Um período do dia em que ninguém precisasse de mim. Ainda que ficar em casa em tempo integral tenha sido uma decisão privilegiada e só minha. Ainda que, até esse momento, eu não tenha me arrependido dela. Ainda que.

Mas as coisas não seguiram conforme as expectativas que eu tinha e que toda mãe tem. 

Todo mundo que me acompanha por aqui deve saber que antes do final do ano letivo passado nós decidimos tirar o Erik da escola e cuidar da educação dele em casa.

Foi uma decisão bem pensada, vinda de um lugar de privilégio e de coragem, apoiada pela família e por profissionais que acompanharam ou ainda acompanham o Erik, mas muito, muito difícil. Eu sinto de coração que tenha sido uma decisão acertada porque o meu filho, que estava definhando na escola, voltou a ser uma criança feliz, mas eu preciso admitir que eu tinha outros planos para mim e eles ficaram em segundo plano. 

Passadas essas três semanas eu já consigo olhar a foto com carinho, inclusive a do Erik no jardim de casa no mesmo dia, o dia em que começamos o homeschooling por aqui. Ainda assustada com o tamanho da responsabilidade que tomei para mim, mas grata por ver meu filho aprendendo e crescendo fora de um ambiente que não servia para ele.

Então a foto está ai para me lembrar que foi um dia de expectativas quebradas mas de novos sonhos que começam a se construir.

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

No Comments

    Leave a Reply