Menu
Pretensões e Desabafos

Foi { homeschool dia 3 }

Hoje a coisa fluiu.

Tive que tomar dois comprimidos para dormir ontem (já expliquei que estava muito agitada e não teria conseguido dormir não fosse o antialérgico prescrito pela psiquiatra justamente para me fazer dormir), mas dormi bem e não levantei da cama mais cedo para fazer yoga e começar o dia sem crianças ao redor. Acho que precisava dessa hora extra de sono.

Enfim, dormi bem e acordei já diferente dos últimos dias de hipomania. Mais foco, menos afobação, menos irritação, mais tolerância. Quase como se eu voltasse a ser eu mesma.

Ian levou as meninas para escola às 8 e eu tomei banho, me arrumei e tomei café-da-manhã antes de começar as aulas com o Erik.

Às 9 estávamos os dois à mesa começando com matemática. Todo o conteúdo programado para a primeira semana de aulas ele cumpriu em 11 minutos de prática num site que assinamos. Sozinho. Sem o auxilio de materiais concretos, sem necessidade de escrever o raciocínio.

Sempre soubemos que esse era um fator que o desmotivava na escola. Erik não aprende escrevendo ou fazendo as atividades num livro didático. O raciocínio dele é todo mental e não tem quem o faça escrever respostas num livro ou fazer o mesmo exercício várias vezes. Além disso, a dispraxia torna a escrita muito difícil então focamos no digitar ao invés de escrever (ainda na escola isso já estava acontecendo e ele tinha permissão de uso de um laptop todo configurado para as necessidades dele).

Enfim, finalmente ser capaz de fazer as coisas do jeito dele, e perceber que ele sabia realizar as atividades, fez um bem danado para a auto-estima dele. Na escola ele teria falhado miseravelmente ou nem tentado. Imagina você saber todas as respostas mas nunca conseguir terminar um exercício porque não consegue escrever na mesma velocidade do resto da turma?

Depois praticamos português no Duolingo. Dessa vez deixei que ele pulasse toda a fase de vocabulário básico e trabalhasse com algumas frases. Ainda assim o conteúdo é fácil demais para ele. Por enquanto seguimos assim até que ele comece a ter dificuldades e precise mais do meu apoio e de material extra.

Durante uma pausa (fazemos várias para praticar atividades sensoriais), enquanto eu preparava um lanche, ele começou a ler a National Geographic Kids desse mês. Encontramos uma atividade que ele precisava usar adjetivos, advérbios, substantivos e verbos para completar uma estória “surpresa” e aproveitamos para trabalhar e pesquisar esses termos. Rimos muito com o resultado.

Também fizemos um link com o conteúdo da revista para pesquisar sobre Tubarões brancos.

Para terminar Erik escolheu uma receita num livro ( receitas para crianças aprenderem a cozinhar), leu e fez uma lista de ingredientes. Na segunda-feira nós vamos sair para caminhar e parar no mercado. Com a lista em mãos e dinheiro no bolso vamos praticar fazer as compras no supermercado e fazer a receita de “Pizza Polvo”.

Sabe um dia bom?

Foi um dia bom.

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

2 Comments

  • Roberta Vasconcelos
    September 6, 2021 at 11:16 am

    Há muitos anos admiro sua força e coragem. Que muitos dias bons coroem sua dedicação. Feliz pelo Eric. Feliz por você.

    Reply
  • Bárbara
    September 6, 2021 at 8:30 pm

    Afff, que relato mais lindo, fiquei emocionada! Que mãe foda seus filhos tem a sorte de ter!

    Reply

Leave a Reply