Menu
Dieta

Efeito colateral {1}

Quando eu tive alta do hospital psiquiátrico, lá em meados de dezembro, estava com 7kg a mais.

Pudera, além da medicação, que aumenta o apetite e desacelera o metabolismo, a comida do hospital não era das mais leves e bolachas e chocolates estavam sempre por ali disponíveis demais para serem ignorados.

Esqueci o assunto nas primeiras semanas em casa e curti o Natal com a família, comendo de tudo, mas ciente de que precisaria em breve tomar uma atitude

Logo no início do ano novo voltei ao Vigilantes do Peso e estava decidida a ter de volta o corpo de antes da doença.

Acontece que não foi fácil como eu pensei. Aliás, não foi uma boa idéia porque ainda em recuperação eu não conseguia lidar com a pressão de ter que comer direito, de pontuar todos os alimentos, de anotar tudo. Minha sogra ainda estava aqui em casa e a falta de rotina não me ajudou. Era cedo demais.

Abandonei o projeto e esperei estar mais forte para recomeçar.

Daí que na última quinta-feira, ao me arrumar para sair com meu marido, percebi que não tinha o que vestir. Não tinha mesmo, nada me servia. Faz tempo meu armário estava reduzido à blusas soltinhas, leggins e peças mais antigas que eu havia guardado, mesmo assim experimentar um vestido bem larguinho que eu vinha usando ultimamente e vê-lo justo foi um choque.

Percebi que não só não estava emagrecendo (o que eu sabia, claro), mas que continuava a engordar. Hoje isso foi confirmado pela balança: 12 quilos extras.

Então decidi que já chega. Eu não posso me ver livre da medicação, é verdade, mas eu preciso parar de engordar. Preciso perder pelo menos 10 desses 12 quilos. Preciso voltar a caber nas minhas roupas. Não importa quanto tempo leve.

Cortei doces e bebidas alcólicas completamente e o resto pode com muita moderação. Vou diminuir porções, comer a cada 3 horas, aumentar o consumo de legumes e verduras e fazer atividade física diariamente além de anotar tudo o que eu como.

Escrever isso por aqui vai me ajudar também, eu tenho certeza.

Quem me segue no Instagram vai acompanhar meu progresso (aguenta que lá vem muita foto de comida light e saudável e selfie no espelho da academia) além do desafio de março do blog The Skinny Doll onde vou postar uma foto por dia:

Screen Shot 2016-02-27 at 15.30.51

Parece uma bobagem, mas o desafio sempre me ajuda a focar e continuar firme no projeto de perder peso.

Me manda muita energia positiva e sem açúcar, por favor?

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

8 Comments

  • Mariana Spil
    February 29, 2016 at 1:26 pm

    Ai, nem fala. Tô tentando também. Mas por que esses doces ficam pipocando a minha volta o tempo inteiro, hein??? 🙁

    Reply
  • Didi
    March 1, 2016 at 5:57 pm

    Adoro conhecer pessoas que sabem que, às vezes, é preciso voltar atrás. Sinto tanta humanidade quando fazemos (e, principalmente, quando assumimos) isto que deixa o mundo até mais gentil e feliz.
    Se agora chegou a hora de ir em frente, vá!
    Boa sorte e que continue sendo doce, mas que seja light.

    Reply
  • Larissa
    March 2, 2016 at 9:15 pm

    Olá Nivea, acompanho seu blog há uns três anos, quando me tornei mãe do meu primeiro filho. Fiquei um tempo sem vê lo porque engravidei e foi aquela correria. Enfim, em licença maternidade, voltei a acompanhar e na época vc estava em processo de alta do internamento. Sou psiquiatra é admiro muito a forma franca e afetiva que vc usa para descrever seu tratamento, seu cotidiano e sua vida em família. Tenho usado seu blog como referência para meus pacientes e hoje gostaria de oficialmente pedir sua permissão para isto. Desejo saúde e paz para vc é os seus. Abraços. Larissa

    Reply
    • Nivea Sorensen
      March 4, 2016 at 10:15 am

      Oi Larissa, muito obrigada. Se o que eu escrever puder de qualquer forma ajudar eu fico feliz em compartilhar. Muito obrigada, de coração

      Reply
  • Juliana
    April 14, 2016 at 3:37 pm

    Querida Nivea, (acho que já posso te chamar assim, né) pois tenho acompanhado seu blog desde ano passado, quando entrei em depressão. Seus filhos são lindos e saudáveis, bem-cuidados e sei que devem ser a razão da sua vida, você já deve se sentir muito orgulhosa por cuidá-los tão bem!
    outra coisa estou lendo o livro do Andrew Solomom O demônio do meio-dia, e que descoberta incrível. o melhor livro sobre depressão, pra mim. Faz um mês que o estou lendo pausadamente e posso dizer que foi o que me impulsionou a sair da depressão, junto com medicamento, claro, devido a tamanha identificação com os relatos do livro. Sem dúvida uma grande ajuda saber que o que a gente realmente sente relatado nas páginas de um livro. Muito obrigada pela indicação.
    Beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      April 14, 2016 at 3:40 pm

      Oi Juliana, quanto carinho, obrigada! Espero que você fique bem. Beijo meu

      Reply

Leave a Reply