Menu
Blog

Em 2016 eu vou… { tricotar & costurar }

Na minha lista de resoluções, que foi feita originalmente em inglês, eu tinha escrito assim: “be more crafty”, mas como acho que não existe uma tradução legal para crafy em português (adjetivo que vem de craft, que significa artesanato) eu escolhi dar o titulo que você vê aí em cima. A idéia, no entanto, continua a mesma: fazer mais artesanato de maneira geral (inclusive pequenos projetos com o Erik que adora esse tipo de coisa).

Tenho uma máquina de costura completando o segundo (ou terceiro, possivelmente) aniversário na caixa sem que eu tenha se quer aprendido a ligá-la. Aliás, a caixa só está aberta porque toda vez que está por aqui a minha sogra acaba usando. Tenho também uma coleção grande de linhas, agulhas, e todas aquelas coisas que você precisa para costurar, além de um livro com projetos básicos. Tudo comprado há bastante tempo com intuito de usar UM DIA.

Então que nesse ano eu vou aprender. Sozinha, com aula, com o YouTube, com a sogra. Enfim, desse ano não passa! Mal posso esperar para começar a fazer pequenas coisas para a nossa casa.

Já o tricô apareceu na minha vida ainda na adolescência quando minha tia Amélia me ensinou um ponto básico. Desde então devo ter feito dois cachecóis na vida, mas cachecol nem conta porque é mais fácil que me convencer a comer um chocolate.

Quando estive internada o tricô era altamente recomendado por ser uma atividade bastante terapeutica (é relaxante e diminui a ansiedade). Algumas das senhoras faziam e as enfermeiras estavam sempre perguntando se mais alguém queria tricotar. Junto com os jogos e os materiais de arte tinha sempre um cesto com muitas agulhas e lãs. Acabei por algumas vezes me juntando a uma senhora que gostava de tricotar para lhe fazer companhia mas fazia só com o intuito de me distrair e meditar.

Depois disso voltei para casa com vontade de aprender direito. Comprei um livro, aproveitei que tinha um par de agulhas e lã que tinham sido presente da minha sogra (que também tricota), tirei umas dúvidas em vídeos e fui me ensinando coisas básicas.

Outro dia andando pela vila onde eu moro, descobri uma lojinha que vende material de tricô e comprei lã para fazer um gorro (o projeto do gorro veio com o próprio novelo de lã e não tive dificuldades em seguir). Depois que terminei Erik quis um também e como tinha lã sobrando fiz um para ele. Agora a gente anda por aí parecendo dois pares de vaso.

Agora estou só esperando para encontrar um novo projeto. Pensei num cachecol bem colorido para o Erik ou alguma coisa para Elena, para aproveitar que está fazendo muito frio por aqui.

Acho até que vou tricotar alguma coisa para sortear por aqui. Que tal?

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

24 Comments

  • Silvana
    January 29, 2016 at 4:57 pm

    N.

    Muito legal o propósito.
    Já conhece o Ravelry.com?
    Não faltará projetos.

    Boa sorte!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 1, 2016 at 11:52 am

      Me falaram do Ravelry e eu já entrei, Silvana. Obrigada x

      Reply
  • Dani Bispo
    January 29, 2016 at 4:59 pm

    Obaaaa! Um gorrinho novo de lá não seria nada mal, perdi maus dois na minha ultima viagem 🙁

    Parabéns trico é muito legal!

    bjs
    Dani Bispo

    Reply
  • Didi
    January 29, 2016 at 5:21 pm

    Há alguns anos eu queria aprender a costurar, comprar máquina, etc, mas aí veio a roda viva e carregou tudo para lá! Quem sabe um dia?
    Boa sorte na empreitada!

    Reply
  • Fernando
    January 29, 2016 at 5:31 pm

    Nívea de tricô não entendo nada, sei só achar bonito e feio, já de costura sou um pouco atrevido a alfaiate, eu mesmo tiro as medidas, faço os moldes e costuro, aprendi ainda criança vendo minha mãe, tias e avó costurarem, as vezes invento de fazer coisas muito complexas, passo raiva e demoro até finalizar uma peça, pois meu controle de qualidade e exagerado, e desmancho várias vezes, mas quando acabo, o trabalho sai muito bom. Semana passada fiz um vestido de gestante e duas calças pra Erika.
    Espero ver logo várias fotos de coisas que vc costurou, não sou expert mas caso tenha alguma dúvida e quiser perguntar estou à disposição, abraço pra todos.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 1, 2016 at 11:51 am

      Jura, Fernando? Que interessante! Obrigada por oferecer ajuda. x

      Reply
  • Laíse
    January 29, 2016 at 5:38 pm

    Poxa, que ideia bacana. Me deu até vontade de aprender. E que gorros lindos ??

    Reply
  • Beatriz
    January 29, 2016 at 5:38 pm

    Sor-tei-a! Sor-tei-a! Que eu também quero.
    Faço curso de Craft Design aqui na Irlanda e amo como são todos envolvidos e sabem muito sobre muitas coisas DIY. Estou amando crochê e lãs, linhas e agulhas. Quando estiver por Dublin, me chame para um café que vou adorar trocar figurinhas. 🙂

    Reply
  • Davi
    January 29, 2016 at 9:04 pm

    Nossa que ideia sensacional, me deu até vontade de aprender…..

    Parabéns! Nivea

    Reply
  • Bárbara Isenberg
    January 29, 2016 at 10:31 pm

    Ai que legal. Eu sou super a favor dessa sua resolução. Eu amo artesanato. Pra mim é uma terapia e tanto, adooro.
    E vou adorar participar se vc fizer um sorteio. Achei a idéia ótima!
    Beijos

    Reply
  • Jadson
    January 30, 2016 at 8:32 pm

    Nossa que legal, eu amo costurar, estou amando visitar este site…

    Parabéns!

    Reply
  • Luly
    January 31, 2016 at 4:47 am

    tbm amoooo artesanato, eu faz anos tricoto e faço crochet. Na vdd è minha renda extra, as vzs quero parar e descansar dos trabalhos, mas amo o q faço e tbm as vzs q parei foi dificil retomar, as vzs a preguiça tbm invade rsrsrs…fotos lindas!
    Luly
    upismamiblog.blogspot.com

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 1, 2016 at 11:49 am

      Obrigada, Luly. Vou passar para conhecer seu blog! x

      Reply
  • Carol
    February 9, 2016 at 8:55 pm

    Eu faço trico desde adolescente adoro. Passo muito tempo sem fazer, mas quando pego me acalma me distraiu eh muito bom. Bordar ponto de cruz também eh bem bom. Costura não sou boa não, mas economizo fazendo bainha de calca. Segue que vc vai se divertir.

    Reply
    • Nivea Sorensen
      February 12, 2016 at 10:43 am

      Carol, ainda não sei bordar mas tenho até material para aprender também. x

      Reply
  • Yara
    February 11, 2016 at 8:16 pm

    Adorei essa resolução. Eu participava de um grupo de tricoteiras, era tão bom! O grupo acabou, porém o site ainda continua no ar com algumas receitas e dicas, se quiser dar uma olhada: http://www.tricoteiras.com.

    Bjs pra vc!

    Reply

Leave a Reply