Quando eu era pequena eu não via a hora de ser grande.
Ser grande, entre outras coisas, significava ficar menstruada e parecer aquelas mulheres lindas andando de bicicleta de calça branca das propagandas de absorvente dos anos 90. Porque se você ficava menstruada precisava andar de bicicleta de calça branca.
Aí um dia, que eu me lembro até hoje (era véspera de Natal) eu acordei menstruada. Acordei, não. Eu na verdade não tinha nem dormido com uma cólica dos infernos que me acompanhou a vida toda, todos os meses, até a minha primeira gravidez.
Ao invés da calça branca eu ganhei um pacote de absorventes, que nessa época a gente chamava de “sempre livre” (assim como a gente chama de gilette qualquer aparelho de barbear). Ao invés de sair andando de bicicleta eu fiquei olhando todo mundo dentro da piscina enquanto do lado de fora eu me sentia a mais miserável das criaturas.
Haviam mentido para mim. Menstruar não era nada legal. O absorvente incomodava, saía do lugar, me sujava e cheirava mal (mesmo trocado com frequência).
A vida inteira tive essa relação com a menstruação. Com o tempo o absorvente interno (que a gente chamava de OB) e a pílula anticoncepcional (para as cólicas) melhoram um pouco as coisas diminuindo os desconfortos.
Ainda assim, sempre odiei menstruar. Quantas vezes não tomei uma cartela de anticoncepcional seguida da outra para ficar um mês livre da coisa.
Um tempo atrás ouvi falar pela primeira vez do tal coletor menstrual. Confesso, morri de nojo. Nem sei direito o que imaginei, mas achava que era maior do que realmente é, que ia ser desconfortável usar, e pior, ia me dar mais trabalho para colocar, limpar, essas coisas. Eu não sei você, mas já tenho trabalho demais nessa vida e não estou procurando mais. Achei ainda que era uma coisa meio fralda de pano, sabe? Lindo na teoria, ecologicamente correto, bom exemplo para os filhos, mas nada prático para minha vida.
Foi num dia desses aí que eu vi a Jout Jout falar do coletor na canal dela no YouTube {diz que conhece? se não, assim que terminar esse post vai lá conhecer que ela e sensacional} e fiquei com aquilo na cabeça. Pesquisei na internet e encontrei na Boots, a rede de farmácia mais conhecida por aqui. Custava €29.99 e fiquei meio assim de comprar, com medo de não gostar e jogar o dinheiro fora. Resolvi esperar o mês seguinte.
Mas nesse meio tempo tive um pequeno sangramento entre uma cartela e outra de anticoncepcional (no mínimo porque eu tinha tomado uma seguida da outra justamente para não menstruar) e passei praticamente duas semanas usando aquele absorvente de uso diário por conta disso. No dia que minha menstruação veio de vez, eu já de saco muito cheio de absorvente, tive que ir na farmácia renovar o estoque e dei de cara com a mooncup (a marca que eu tinha visto na internet). Na hora, sem pensar muito, troquei todas as caixinhas de absorvente que já estavam na mão pelo coletor.
Cheguei em casa louca para abrir e experimentar.
Para quem não ouviu falar, o coletor é essa espécie de copinho feito de silicone maleável. Existem dois tamanhos: um para mulheres acima de 30 anos (quer tenham parido ou não) e outro para as que estão abaixo dessa faixa etária e nunca tiveram filhos por via normal. Você dobra com a mão e coloca na entrada do canal vaginal (e não no fundo como um absorvente interno). As instruções, pelo menos as do mooncup são bem fáceis de seguir e é mais fácil de colocar do que a princípio parece. Se ele estiver na posição correta, acredite, não incomoda.
Para retirar eu precisei de um pouquinho mais de prática, mas peguei o jeito também bem rápido (você precisa apertar a base para retirar o vácuo e não doer) e logo cortei o cabinho do coletor que, no meu caso, ficava quase que para fora (que pode facilitar na retirada mas incomodar). É recomendado que você só corte esse cabinho, se for preciso, depois que já consegue retirar o coletor sem dificuldades.
Uma vez lá dentro o copinho se abre e forma um vácuo que coleta seu sangue não permitindo vazamentos. A primeira vez que usei coloquei um absorvente de uso diário, só para garantir, mas nem foi necessário.
Também ao contrário de um absorvente interno, você não sente que está usando nada. Nada mesmo, nem o coletor lá dentro, nem sangue descendo (e muito menos fica com aquela sensação de estar molhada ou suja). Cheiro? Nenhum. Foi usando o coletor que eu aprendi que o sangue em si não cheira mal, é o sangue em contato com o algodão e o oxigênio que causam um odor forte e desagradável.
As instruções do meu pedem a troca a cada 8 horas, mas já ouvi dizer que dependendo do seu fluxo eles podem ser usados até 12. Para fazer isso a melhor maneira é estar no chuveiro. Você retira o coletor, deixa o conteúdo (que é mínimo, ao contrário da hemorragia que você parece ter quando usa absorvente externo) escorrer no ralo, lava ali mesmo e insere novamente. Ou seja, você sai do banho limpa, sem sangue escorrendo nas pernas, sem perigo de manchar a toalha.
No mesmo dia usei para ir à academia, e pela primeira vez, não fiquei a aula toda (no fundo da sala) incomodada com o absorvente interno ou com medo de vazamentos. Para dormir então, sem comentários. Nunca gostei de dormir de absorvente interno e o externo sempre saia do lugar manchando minha calcinha e até os lençóis, apesar de meu fluxo ser bem pequeno.
24 horas foram suficientes para me perguntar por que diabos não usei isso antes? Por que ninguém me contou que eu não precisava ter passado todos esses anos com raiva de menstruar? Então contei para todo mundo que eu conheço que foi a melhor coisa que eu comprei na vida e achei que era meu dever de mulher vir aqui te intimar a testar o coletor e nunca mais usar absorvente.
Se tudo isso não fosse motivo suficiente para cair de amores pelo coletor, tem o fato de que você não produz (mais) lixo nenhum. Ele pode ser usado por anos e anos, você nunca mais vai precisar comprar e carregar montes de absorventes na bolsa.
Uma revolução.
Já até comprei minha calça branca para usar no mês que vem. Agora falta só aprender a andar de bicicleta. Já que eu te dei essa dica fantástica, que tal se candidatar a me ensinar? Topa?
N.
24 Comments
Paula Oliveira
June 15, 2015 at 12:15 pmEstou louca pra testar esse troço. Chega de sofrer!
Nivea Sorensen
June 16, 2015 at 11:28 amVerdade, Paula x
Ivna
June 15, 2015 at 12:20 pmOi Nivea, eu tb vi a Jout Jout falando sobre o coletor e tenho visto outras blogueiras tambem. Sabendo que tem na Boots facilita muito, vou procurar. Preciso experimentar essa maravilha!
Beijos
Nivea Sorensen
June 16, 2015 at 11:28 amExperimenta, Ivna. x
Ananda Etges
June 15, 2015 at 1:14 pmJout Jout é uma diva, né? Adoro os vídeos dela! Esse do coletor não vi, mas adorei teu post. Bem explicadinho. Eu não menstruo desde 2010 (!!!!!!!) por motivo de: gravidez, amamentação, gravidez, amamentação, DIU. É uma alegria, mas bom conhecer mais sobre o coletor para experimentar, quando precisar novamente.
Beijos!
Nivea Sorensen
June 16, 2015 at 11:29 amNossa, imagina menstruar depois de todo esse tempo de liberdade? x
Marcela
June 15, 2015 at 1:20 pmJá perdi as contas de quantos posts já li sobre o coletor menstrual, mas hoje você me convenceu. beijos
p.s.: A Jout Jout é demais!
Nivea Sorensen
June 16, 2015 at 11:29 amAndo lendo os blogs errados, Marcela. Tirando a Jout Jout não vi ninguém falando no assunto. x
Veneranda
June 15, 2015 at 3:27 pmEstou livre desse incômodo desde janeiro (tive que parar de menstruar por conta de uma anemia) e não podia estar mais feliz! Ninguém merece ficar menstruada!
Mesmo assim, adorei saber que isso existe. Mas confesso que torci o nariz…não sei se usaria…rsrsrsrs
Bjs
Nivea Sorensen
June 16, 2015 at 11:30 amVere, juro que passei a última menstruação sem nem perceber que estava menstruada. Tinha torcido o nariz também mas me arrependo de não ter usado antes. x
Didi
June 15, 2015 at 4:05 pmUma amiga me mostrou a Jout Jout e justamente esse vídeo do coletor. E então ela comprou, usou e atestou o coletor. Eu ainda estou ensaiando, mas estou morrendo de vontade de experimentar. Acho até que vou arriscar, mesmo com dúvida do tamanho (apesar de ter mais de 30 e parido normalmente)!
beijos
Nivea Sorensen
June 16, 2015 at 11:31 amDidi, acho que não existe uma variedade de tamanhos justamente por não ter necessidade. Espero que você goste x
Mariana
June 15, 2015 at 6:11 pmAh, que fofa! Também adoro a Jout Jout! Já conhecia o coletor menstrual, mas estou sempre adiando a compra. Trabalho e estudo, passo o dia todo na rua, meu fluxo é intenso e fico com nojinho só de imaginar ter que lavar o coletor no banheiro da faculdade. Quem sabe futuramente… bjs!
Nivea Sorensen
June 16, 2015 at 11:32 amMariana, a única desvantagem deve ser essa. Imagino que a troca em banheiro público seja difícil. Mas se você tiver acesso a um banheiro para cadeirantes, por exemplo, aí pode lavar na pia. x
Natália
June 15, 2015 at 7:58 pmU-A-U ! Será que eu encontro fácil por aqui, em terras tupiniquins – na Bahia, mais especificamente?
Sua propaganda despertou MUITO interesse!
Bjs
Nivea Sorensen
June 16, 2015 at 11:33 amNatália, sei que tem no Brasil mas não especificamente onde e como achar. Certamente você consegue comprar online. Me conta depois se encontrou? x
Bárbara Hernandes
June 15, 2015 at 8:43 pmAssim como a Marcela, também li diversos blogs que falam sobre o assunto e já tinha visto o vídeo da Jout Jout – que é muito legal! Acho que você me convenceu. Vou dar uma última pesquisada em modelos, mas acho que pra facilitar, vou comprar esse na Boots mesmo. Chega de absorvente!
Nivea Sorensen
June 16, 2015 at 11:35 amBárbara, eles são na verdade todos iguais, ou muitíssimos parecidos em tamanho e material. Ouvi falar que esse mooncup é um dos melhores, não tinha visto outro aqui na Irlanda até um dia desse no Groupon (mas acho que a promoção já acabou) x
Anna Karen
June 18, 2015 at 7:59 pmNossa…
Sério que isso dá certo?
Sou muito pé atrás com coisas novas.. principalmente quando se trata de usos internos. Nunca me dei bem com O.B.! ^^
Nivea Sorensen
June 23, 2015 at 9:43 pmAnna, eu nunca mais uso outra coisa. x
Tatiana
June 30, 2015 at 7:15 pmFiquei curiosa, vou procurar! mas dúvida: e na hora de fazer xixi? tem que tirar e lavar toda vez?
Nivea Sorensen
July 2, 2015 at 8:35 amNão, Tatiana, não precisa tirar pra fazer xixi! x
Daniela
July 26, 2015 at 4:12 pmOi, Nivea. Moro na Irlanda e quero muito comprar um coletor. Onde você comprou? Como se chama o coletor aqui? Que marca? Muito obrigada, adorei o post 🙂
Nivea Sorensen
July 27, 2015 at 1:45 pmOi Daniela, aqui chama-se menstrual cup. Comprei o Mooncup na Boots 😉