Menu
Dieta

O que eu comi hoje { 21.04 }

Essa semana quis fazer um post sobre o que eu como num dia normal. Escolhi um dia qualquer, terça-feira, no caso e fotografei todas as minhas refeições.

O dia aqui é corrido demais pra comer, quem dirá fotografar antes, então usei a câmera do meu celular mesmo e não fiz nenhuma edição.

Quem sabe semana que vem eu consigo tirar umas fotos mais bonitinhas com câmera e tudo? Isso porque está nos meus planos aprender umas noções bem básicas de fotografias para brincar um pouco.

Para não ficar com fome eu divido bem minhas refeições (e meus pontos) e vario bem durante a semana para nunca enjoar.

Entre TODAS essas refeições eu tomo muita água e chá verde. Se bater fome, ou vontade, incluo uma fruta também (ameixas e uvas são minhas preferidas).

IMG_6766

mingau de aveia com frutas e iogurte

Café da manhã (3 pontos). Esse varia muito pouco por duas razões, uma que eu adoro mingau de aveia e outra porque é disparado a melhor opção já que além de muito saudável é tão rico em fibras que mantém a gente cheia por horas. Se eu tiver que pular meu lanche da manhã eu não sinto fome até o almoço, mesmo que esse seja bem mais tarde.

Então os flocos de aveia estão SEMPRE presentes no meu café-da-manhã mas os acompanhamentos é que variam. Para fazer o mingau eu uso água (se tiver com alimentação mais controlada, como no caso dessa semana) ou leite de soja light. Nesse dia eu adicionei ainda frutas vermelhas (framboesas e amoras) e uma colher de iogurte grego 0% de gordura sabor mel.

Café preto, puro (não gosto de café com açúcar) também não pode faltar NUNCA no começo do meu dia.

Vale dizer que eu não abro mão de tomar café-da-manhã. Além de ser minha refeição favorita eu fico sem energia durante a manhã e com muita fome no almoço se pular. Como as manhãs por aqui são sempre caóticas, eu faço questão de acordar muito cedo para garantir tempo de comer. Para facilitar, também, na noite anterior deixo minhas frutas separadas e lavadas e o mingau já pesado (são 30g) e separado, assim como a cafeteira prontinha.

IMG_6730

crumpet com banana e chocolate

Lanche da manhã (3 pontos). Nesse horário eu não estou com fome, é verdade, mas comer alguma coisa me faz ter menos fome no almoço, além de permitir que eu almoce mais tarde (já que, claro, a preferência tem que ser alimentar Erik e Elena nesse horário). Mais do que isso, nesse horário eu acabo de voltar para casa sozinha com a Elena, depois de ter deixado Erik na creche e é um momento de calma normalmente. Adoro sentar com meu chá (de manhã tomo sempre um feito com frutas e sem cafeína) e uma coisa gostosa para comer. É como se fosse uma recompensa por ter sobrevido a outra manhã de correria insana. Ultimamente estou viciada nessa combinação de crumpet (uma espécie de mini panqueca) com banana assada e essa caldinha de chocolate por cima. Por ser quente acaba me satisfazendo muito mais do que uma porção de frutas ou gelatina, por exemplo.

IMG_6740

sopa de legumes e tomates

Almoço 1 (3 pontos) – Eu prefiro dividir meu almoço em dois, de novo para garantir não ficar com fome à tarde, um período em que eu acho muito mais difícil me controlar. Quase sempre começo com uma sopa de legumes que eu faço uma vez por semana e congelo em porções. Essa é uma receita do WW e é de legumes com tomates (não gosto de sopa com pedaços então bato tudo no mixer). Sempre coloco pimenta. Muitas vezes nem tomo a porção inteira.

IMG_6770

ryvita com cream cheese e pimentão doce

Almoço 2 (2 pontos) – As vezes é um sanduíche mas depende muito do meu apetite no dia. Se estou satisfeita escolho algo bem leve, se acho que vou ficar com fome mais tarde capricho mais. Esse lanche também leva em consideração quantos pontos tem o meu jantar (que já foi planejado no inicio da semana). Nesse dia escolhi 2 unidades de Ryvita (parece uma torrada), com cream cheese light e pimentões doces grelhados, acompanhado de chá verde com frutas. Parece esquisito mas eu amo essa combinação do doce do pimentão com o cream cheese. Aliás, esse pimentão não falta nunca na minha geladeira. Coloco nos sanduíches, no couscous, como até puro, acho uma delícia.

IMG_6769

mini bolinho com café

Lanche da tarde (2 pontos). Esse é meu horário perigoso. Estou cansada, Erik e Elena ambos acordados e dando muito tralho e ainda boa parte do dia pela frente. Se eu não me programar, e se não tiver força de vontade, é nessa hora que eu fico louca para comer um chocolate, um pedaço de bolo ou pão. Basicamente é meu corpo pedindo carboidrato para repor as energias. Para essas horas eu tenho SEMPRE um chocolatinho mais light ou esses bolinhos e sobremesas do Weight Watchers que são pequenos mas deliciosos. Nesse dia comi um mini rocambole de chocolate com uma xícara de café preto.

IMG_6768

arroz chinês

Jantar (10 pontos). A foto é péssima eu sei, mas o jantar é um dos preferidos aqui em casa: Arroz Frito Chinês com frango e camarões. A receita é uma adaptação minha e é o tipo de jantar que leva 5 minutos para fazer e que eu tenho sempre todos os ingredientes na geladeira. Uso arroz integral (que faço com antecedência ou já tenho congelado), ovos, legumes congelados, cebolinha, peito de frango em pedacinhos dourado em óleo de sésamo, molho de soja light e camarões.

IMG_6767

sobremesa de soja

Sobremesa (3 pontos). Preciso de um doce à noite. Ou melhor, adoro um doce à noite e não vejo necessidade de me privar disso. Nesse dia comi uma sobremesa de soja sabor baunilha. Aliás, essas sobremesas de soja foram minha melhor descoberta ultimamente. As de chocolate então, são sensacionais.

Nesse dia fiquei super bem (até achei que comi demais mas não consumo menos do que os 26 pontos recomendados porque isso não acelera minha perda de peso, muito pelo contrário). Se eu ainda estivesse com fome (acontece se eu estiver de TPM, por exemplo) eu poderia ter comido mais uma fruta e tomado um chá de camomila antes de ir para a cama. Faço isso quando vou dormir muito tarde.

Antes de ir para cama eu confiro mais uma vez se anotei (e pontuei) tudo o que comi, e já penso no que vou comer no dia seguinte o que evita que eu caia em tentação.

Para mim funciona e eu não sinto como se a dieta fosse um castigo. Aliás, sempre termino o dia achando que eu comi muito bem.

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

4 Comments

  • Bibi
    April 24, 2015 at 5:28 pm

    Nossa, Nívea, achei bem legal as porções e os horários.
    Realmente não se fica com fome comendo tantas vezes ao dia, em porções menores. Ainda, acelera o metabolismo.
    E parece tudo tão gostoso!!!! A gente come com os olhos.
    Parabéns pela dedicação!
    Bjo!

    Reply
  • Rejane
    April 24, 2015 at 10:46 pm

    Quanta determinaçāo e capricho! Parabéns!

    Reply

Leave a Reply