Menu
Dieta / Pós parto

Weight Watchers Semana #4

Comecei a semana 4 querendo só não engordar porque já sabia que o aniversário do Erik ia me tirar da rotina. Para isso ao invés do Filling & Healthy (onde você come uma quantidade ilimitada de alimentos determinados) voltei a contar meus pontos (27 por dia e mais 49 extras durante a semana).

Quero (e vou) perder todos os 30 quilos que ganhei na gravidez, me esforço, sou disciplinada e organizada mas não me sacrifico. A gente não pode ter tudo na vida, mas pode escolher o que quer mais em determinados momentos e o que pode abrir mão. No domingo a gente fez uma festinha pequena para o Erik aqui em casa. Tinha salgadinhos fritos, bolo e brigadeiro e eu sabia que ia comer. Se não comesse não ficaria feliz e infeliz ninguém mantém nenhuma dieta. 

Então, eu comi. Não comi até explodir e passar mal, mas comi de tudo e tudo o que eu quis. Comi o suficiente para não ter vontade nenhuma de jantar. Dividi o pouco que tinha sobrado entre duas amigas para não ficar com sobras em casa e cair em tentação no dia seguinte.

O plano era voltar a contar meus pontos (levando em consideração que os 49 semanais e mais um pouco, foram todos usados com a comida de festa) na segunda-feira. Só que na segunda era de fato o aniversário do pequeno, Ian estava de folga em casa e resolveu levar a gente para almoçar.

Fomos ao Nando’s que é, desde a gravidez da Elena, meu restaurante preferido (não tem jeito, eu não enjoo). Olhei o cardápio online em casa e escolhi uma opção que cabia no meu orçamento de pontos: um hambúrguer de peito de frango grelhado (muito apimentado, como sempre) sem nenhum acompanhamento, totalizando 9 pontos.

Ao olhar o cardápio, no entanto, mudei de ideia, preferi o hambúrguer vegetariano de grão de bico e lentilha que é meu preferido e mais calórico, por 13 pontos. Achei que merecia, já que era uma ocasião especial.

Quando fui fazer o pedido no caixa, ao usar meu loyalty card, descobri que tinha direito a uma entrada e um combo de refeição, ou seja, meu hambúrguer sairia de graça e com dois acompanhamentos. Poderia não ter usado o crédito, pensando bem não deveria, mas na hora não resisti. Dividi com o Ian uma porção de homus com pão sirio (total de 21 pontos). Como eu disse lá em cima, eu acredito que tudo é uma questão de escolha. Optei pelo hambúrguer com dois acompanhamentos mas ao invés de escolher o pão de alho e o purê de batata ou batata-frita, como de costume, escolhi uma porção pequena de arroz apimentado e de salada (e dividi os dois com o Ian).

Voltei para casa mega satisfeita. Por um lado saí da linha mas por outro mantive escolhas mais saudáveis. Meu estômago e a balança saíram ganhando.

Se tem outra coisa que eu não faço também, além de passar vontade, é passar fome. Poderia ter deixado de comer no resto do dia, para compensar, mas fiz questão do meu jantar. Me conheço bem e sei que ir para a cama com fome atrapalha meu sono, que por sua vez, atrapalha todo o meu dia seguinte. No dia totalizei 44 pontos, muito mais do que os 27 permitidos, mas tudo bem.

Terça-feira, sem o Ian em casa e com o Erik de volta às aulas depois das férias de Páscoa, a semana começou de vez. E aí é que entra minha melhor decisão. Poderia ter ficado chateada com a pisada na jaca, e mantido o padrão de comer o que eu bem quisesse durante a semana, que vamos combinar, já estava perdida. Mas para mim o Weight Watchers funciona justamente porque, como no AA, a gente vive um dia de cada vez. Portanto, terça-feira acordei decidida a ser fiel ao programa até o sábado, dia da minha pesagem.

De terça à sábado comi meus 27 pontos bem distribuídos ao longo do dia para não sentir fome. Sempre aumento as refeições com frutas, legumes e sopas que são livres de pontos e à tarde sempre escolho uma coisa que eu ache muito gostosa para comer com um café e repor as energias, além de uma sobremesa depois do jantar.  Também tomei litros e litros de água e chás naturais e me exercitei diariamente. Não voltei a academia ainda, mas caminhei muito ou fiz exercícios com um kettlebell e um dvd em casa mesmo. Ao todo somei mais 26 pontos só de atividade física que não converti em comida.

Tudo isso para chegar no sábado sem engordar.

E não é que o resultado foi supreendente? Emagreci 1,6 quilos.

Elena, 38 semanas in, 10 semanas out

Elena, 38 semanas in, 10 semanas out

Portanto, se eu pudesse dar um único conselho para quem quer perder peso é não se sacrifique. Cortar grupos de alimentos do cardápio, como carboidratos, ou viver de sopa, não funciona. Ninguém aguenta fazer isso por muito tempo e quando desiste, não tem jeito, o ponteiro da balança volta a subir.

E eu não sei você, mas eu quero ser magra E feliz.

Amanhã eu volto para contar quais sãos os planos para essa semana já que de novo minha rotina vai ser alterada.

N.

PS. no total, nesse primeiro mês de Weight Watchers perdi 8,4 quilos. Somando com os 5 que eu já tinha perdido desde o nascimento, foram-se 13,4 de um total de 30. Ou seja, faltam 16, 6 quilos, mais da metade do caminho mas eu estou super confiante.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

6 Comments

  • Bibi
    April 20, 2015 at 1:49 pm

    Nossa, mas tá indo mesmo… aos pouquinhos e sem se sacrificar, como vc disse.
    Alguém comentou: onde estão todos esses quilos a mais, que não dá pra ver?
    Mesmo assim, vai ficar mais linda ainda!
    🙂
    Bjo e boa semana!!!

    Reply
  • Bia Werneck
    April 20, 2015 at 3:24 pm

    N.
    Parabéns pela força de vontade, os resultados estão saltando aos olhos, vc está ótima.
    A questão para mim é um pouco diferente, eu não preciso perder peso, na verdade sempre fui magra e gosto de ser magra.
    Vendo seu post, vou tentar me inspirar para tentar colocar na minha rotina, algum tipo de exercício físico, no meu caso para tentar manter a saúde mesmo, tenho uma rotina tripla : mãe, esposa e servidora pública. Amo meu trabalho, mas ele exige muito de mim é super estressante e de muita responsabilidade, tem dias que estou esgotada mental e fisicamente. Acho que um exercício, um tempo só para mim fariam um enorme bem para minha saúde.
    Vou fazer como você e usar minha disciplina a meu favor para me comprometer a incorporar algum tipo de exercício físico no meu dia a dia, talvez um esporte, pq sou dessas que detestam academia hahahaha. Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      April 26, 2015 at 4:38 pm

      Bia, exercicio fisico é para mim fundamental. Não vivo sem, literalmente. Faz um bem danado para a cabeça e me mantem longe da depressão. x

      Reply
  • Bárbara Hernandes
    April 21, 2015 at 10:48 am

    Nivea, parabéns! Você está linda! Sou sua fã!

    Reply

Leave a Reply