Menu
Dieta

Ponto pra eles

99144213-634x422

Se eu te contasse quantas mensagens eu recebo (e respondo, sempre) sobre o programa de emagrecimento do Vigilantes do Peso (aqui se chama Weight Watchers) você ia achar que eu sou paga por eles.

Não sou, mas deveria. Ou melhor, deveria virar garota propaganda mesmo, porque ando por aí vendendo a marca. E poderia porque emagreci 30 quilos desde o dia em que pus meu pé numa das reuniões do grupo, mudei completamente o meu jeito de comer (e de me relacionar com a comida) e sei muito bem que não volto a engordar tudo isso. E mais, eu adoro seguir o programa e sei que é para vida toda. Mesmo não indo às reuniões e marcando meus pontinhos eu conseguia manter o peso facilmente. Isso porque você não corta nada do cardápio, não passa fome e aprende mesmo a comer melhor.

Funciona para todo mundo? Não sei. Funciona para mim que sou super organizada, tenho força de vontade e me recuso terminantemente a fazer qualquer dieta restritiva. Pois é, não é mágica, não é fácil e precisa de organização e determinação. Mas o que nessa vida não precisa disso?

Eu estou de volta depois de muitos meses fora do programa porque achei que precisava de um incentivo para perder os 8 quilos que eu engordei durante a gravidez que não vingou. Sim, foram poucas semanas mas somadas ao natal, ao ano novo, a duas semanas de férias fora de casa, e depois ao aborto, eu consegui engordar tudo isso.

Até agora (depois de 3 semanas) eliminei 5 quilos, ou seja, faltam 3. Não foram mais porque eu não abro mão de uma ou outra comilança de vez em quando. E quando postei isso no Facebook, choveram mensagens perguntando como funciona. Por isso eu resolvi escrever sobre o assunto.

O programa é o mesmo que existe no Brasil, e em outros países,  mas eu não sei o que é exatamente igual e o que difere (preço, sugestões de cardápio, receitas), então só posso falar do Weight Watchers aqui da Irlanda.

Aqui a gente não tem a opção de fazer o programa online (no Reino Unido pode, e se não me engano, no Brasil também) então tem que procurar um dos grupos (são vários dias/horários e locais diferentes) e se cadastrar. Na primeira reunião você paga €20 e recebe uma ficha onde seu peso é anotado semanalmente, um cartão de identificação que também registra seus dados e começa a receber material impresso (distribuido toda semana). Assim como todo mundo você sobe na balança (ninguém além da líder, a pessoa responsável por aquele grupo, tem acesso ao seu peso) e fica sabendo qual seu objetivo (primeiro perder 5% do peso inicial, depois 10%) e quantos pontos tem direito a consumir diariamente (o mínimo é 26 mas esse número aumenta se a pessoa estiver muito acima do peso, for homem, estiver amamentando e tal).

Por ponto a gente entende o valor nutricional atribuído a cada alimento. Quanto melhor ele é para o organismo e para o emagrecimento, menor a pontuação. Para esse cálculo eles levam em consideração a quantidade de proteina, carboidratos, gordura e fibra (a calculadora no site deles faz o cálculo por você). Frutas, legumes e verduras (com raras exceções) valem zero pontos, ou seja, podem ser consumidas à vontade.

O programa encoraja você a fazer opções mais saudáveis. Isso porque se você continuar comendo pão, arroz e macarrão branco, por exemplo, vai passar fome porque as porções não são grandes. Se trocar pelos integrais e adicionar legumes e verduras percebe que fica mais satisfeita, sente menos necessidade de comer entre as refeições, e não parece estar de dieta.  Ou seja, você pode ficar se enchendo de bobagens (contando seus pontos) e emagrecer, mas a gente sabe bem que isso não dura.

Além dos pontos diários você recebe uma cota de 49 pontos extras para usar durante a semana toda. Então se no sábado você quiser comer pipoca no cinema, ou sair para jantar, pode usar esses pontos. Se der uma jacada durante a semana também pode contar com eles e recomeçar no dia seguinte. Se fizer atividade física também ganha pontos por isso. Usar ou não esses pontos para comer mais, ou guardar para perder mais peso é uma opção pessoal. 

Depois que todo mundo passa pela balança você pode ficar (ou não) para uma reunião que não deixa de ser motivacional mas é também informativa. São cerca de 20 minutos e cada semana é um tópico diferente (como incluir atividade física no seu dia-a-dia, como controlar o tamanho das suas porções, como ir jantar fora e não colocar tudo a perder, etc.).  Sempre rolam umas dicas práticas também, como a indicação de algum produto da marca tal que tem baixa pontuação, uma novidade no mercado e etc.. Algumas líderes distribuem receitas (outras fazem isso por email). Os tópicos são fixos mas eu acredito que o que faz a diferença é o líder de cada grupo. Já participei de reuniões bem chatas e outras muito legais.

Na semana seguinte você volta, faz o pagamento de €10, passa pela pesagem, fica sabendo quanto emagreceu e recebe mais um livreto de informações sobre o programa (com ideias de refeições, pontuação e etc).

Aos poucos vai ficando fácil saber a pontuação das coisas e você vai aprendendo a utilizar as ferramentas que ajudam nessa tarefa (a calculadora do site, aplicativos para celular, material impresso). 

Com o tempo, honestamente (já que eu não ganho do Weight Watchers para fazer propaganda) dá muito bem para seguir o programa em casa, sem ter que pagar semanalmente. Basta continuar fazendo o que aprendeu e se pesar toda semana.

Esse é o be-a-bá do negócio.  Atualmente eles estão inserindo uma outra opção para quem não quer, não pode ou não consegue, anotar a pontuação de tudo e se preocupar com o tamanho das porções. Num outro post eu conto como funciona esse outro método. Fico devendo também um posto sobre o quê, e como, funciona pra mim e como eu consigo emagrecer.

Se alguém tiver alguma dúvida, ou se eu esqueci alguma coisa, eu respondo nos comentários. E se alguém faz ou fez aí no Brasil (ou em outro país) eu adoraria saber como é.

N.

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

12 Comments

  • Mari
    March 12, 2014 at 12:14 pm

    Ni,
    Adorei saber como funciona!
    Eu já pensei em frequentar, mas não sou tão disciplinada como você e muito menos perco peso com a facilidade que você perde (já te disse isso, é impressionante!) – talvez pela falta de disciplina, né?
    Quando o VP chegou no Brasil minha prima fez e emagreceu porque isso é uma fórmula, não tem como errar. Acho que o segredo tá na gente e na vontade que dê certo.
    Se eu resolver tentar te conto e você me dá umas dicas 😉
    Beijão!

    Reply
  • Bibi
    March 12, 2014 at 12:48 pm

    Eu preciso emagrecer. Desde que saí do interior, há 10 anos, engordei quase 20 quilos. Mas eu era magra, muito. Demais. Se eu emagrecesse uns 10 quilos já estaria bom.
    O problema é disciplina, controle da ansiedade. Eu sei, eu sei… Eu sei de tudo que tem que fazer mas não faço.
    Gostei do programa. Uma conhecida minha fez aqui e emagreceu uns 60 quilos. Está linda e de bem com a vida. além de saudável, claro!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      April 27, 2014 at 8:42 pm

      Bibi, acho que todo mundo conhece alguem que já fez x

      Reply
  • Mari Spil
    March 12, 2014 at 5:49 pm

    Que legal! Eu não sabia como funcionava a não ser que é uma “dieta por pontos”. Obrigada pela informação! Já tentei fazer dietas de anotar, contar pontos ou valor nutricional, mas depois de uns dias canso de registrar tudo e fico suspirando por ser “livre” do caderninho de novo. Enfim! Anyway, acho que não há nada melhor para a dieta do que prestar atenção no que se está ingerindo e tentar não comer por impulso ou ansiedade. No meu caso, lidar com essa ansiedade é o mais complicado, mas um dia chego lá.

    Reply
  • Bruna Dalfré
    March 12, 2014 at 6:23 pm

    Um familiar meu já participou desse programa aqui no Brasil e perder mais de 30 kg, realmente funciona, mas também é preciso, como você diz, força de vontade e o mínimo de disciplina.
    Li o post e estou aqui pensando que 30kg é muita coisa neh?!
    Parabéns.
    Bjus

    Reply
  • Ingrid
    March 13, 2014 at 6:25 am

    Gostei muito da sua explicação! Quando eu tinha uns 16 anos eu tinha um corpo ótimo, estava no meu peso ideal, mas aí vieram vários problemas pessoais em sequência (mudança de estado, descobri que o menino que eu gostava era gay, término com meu ex, divórcio dos meus pais, uns problemas na faculdade etc.) e eu acabei engordando 30 quilos nesses 5 anos (estou com 21). Sinceramente, não sei como me deixei chegar a esse ponto, mas enfim…
    Você é um exemplo, Nivea! Espero um dia comemorar a eliminação de 30kg como você! Eu comecei uma dieta semelhante por conta própria (porque já fui em nutricionistas, mas eles sempre me passavam dietas restritivas e isso não dá pra mim), sendo que a quantidade de calorias diária para minha idade e peso é 2200 e eu estou consumindo 1000… Tem dado resultado, em 2 meses eliminei 8,5kg e espero conseguir pelo menos mais uns 10 daqui até o meio do ano. Batizei minha dieta de “irish project” pra me dar mais ânimo, vou para a Irlanda ser uma pessoa mais saudável. 😛
    O problema que sei que aí a minha tentação é consumida com frequência: batata! (Não gosto de arroz nem de feijão, acho que nasci no país errado.)
    Mas adorei as explicações do programa e o estímulo! Quem dera eu fosse tão organizada como você, mas pelo menos determinação eu tenho. Beijos.

    Reply
  • Luciana - Canada
    March 13, 2014 at 2:33 pm

    Eu comecei a fazer por sua causa e la se foram 17kg, os outros 6kg que restam é sem vergonhice minha mesmo… rsrsrsrrs
    Aqui tem online, tem comida pronta do WW, tem comida que vem com os pontos (aquele sorvete, por exemplo) e um monte de coisa pra manter a linha. Obvio que nos USA tem muito mais (queijo, congelados mexicanos, bolos, bolinhos e afins), mas aqui eh bem legal tb.
    O que me faz feliz eh poder comer de tudo. Aprendi a comer melhor, a comer fruta e verdura, a preparar a comida de forma mais saudavel.
    Hoje em dia so de olhar a tabela nutricional tenho uma ideia da pontuaçao e assim vou seguindo ate eliminar o que falta, de preferencia ate o final do mes de abril.
    🙂
    Boa sorte pra gente!
    x

    Reply
    • Nivea Sorensen
      April 27, 2014 at 8:44 pm

      Aqui tem muita coisa pronta, também, Lu. Acho que menos do que nos EUA, mas ainda assim tem muita opção x

      Reply

Leave a Reply