Menu
Forno e Fogão

Por você (bolo de laranja)

1016082_10151671467602002_898785263_n

Tem sacrifício nenhum que eu não faça nessa vida pelo meu filho e por um pedaço de bolo, não necessariamente nessa ordem. Tomo banho gelado, canto com a Ivete Sangalo, tiro foto com o iPhone no espelho, danço funk, entro em discussões sobre política com leitores da Veja.

Esses dias vi uma receita linda de bolo de laranja na internet e fiquei ba-ban-do. Ai fiz o que tinha que ser feito, guardei o link no Pinterest e fui comer um pedaço de brócoli para esquecer do assunto (o que os olhos não vêem o coração não sente e a balança não acusa). Fiz uma oração à Nossa Senhora da Volta ao Tamanho 10 e dormi com a consciência limpa e estômago vazio de gordices.

Hoje, no entanto, precisei comprar leite na lojinha de conveniência aqui do bairro. Sem dinheiro nenhum no bolso tive que usar o cartão de débito e precisava gastar mais do que €5 para que eles aceitassem o pagamento com cartão. Comprar o quê que não engordasse naquele mundo de chocolates, bolachas e salgadinhos? Suco de laranja! Lembrei do bolo e resolvi comprar uma caixinha de suco para fazer o bolo para o E.

Chegando em casa, E. foi direito para a cama e eu comecei a Operação Vou Comer um Pedaço de Bolo de Laranja Sem Engordar. Fiz um smoothie com frutas vermelhas e espinafre (mais um tiquinho de suco, tiquinho de iogurte natural sem gordura, semente de chia e uma colherzinha de óleo de coco) e almocei. Liguei o X-Box e fiz uma hora de Zumba, o que me fez perder segundo o vídeo-game, quase 1000 calorias. Perdi também litros de suor, alguma dignidade e a vontade de ficar de pé pelo resto do dia.

Aí corri para a cozinha, fiz brigadeiro (recheio de bolo para uma encomenda de amanhã), adiantei o jantar, fiz o bolo de laranja, arrumei a cozinha, e enquanto dava uma olhadinha na globo.com queimei os aspargos (bem feito, castigo divino por ter lido a notícia “bailarina comemora 10 anos de amor e faz fotos de madrugada”;melhor ficar esperta, da próxima Deus me cega por ler tamanha bobagem).

Quando E. acordou, eu estava cansada, suada (e sem banho) mas o bolo de laranja estava lindo e cheiroso. Mostrei para o E. e o bichinho faltou chorar de emoção (filho meu, ninguém nega): “óia bolo, oh, look, bolo, hummmm, bolo, óhhh mamãe, thank you meu amor, bolo, bolo, hummm…” . Servi com suco de laranja e ele comeu não uma, mas duas fatias grandes.

Aproveitei o momento distração dele, sentei na minha mesa de jantar, com café fresquinho, forte e sem açúcar e comi uma fatia também. Estava tão bom, tão macio, tão fofo e gostoso que valeu cada caloria ingerida. Estava tão bom, tão macio, tão fofo e gostoso que eu quase cai em tentação e comi o segundo pedaço. Pensei até em trocar a fatia de bolo pelo meu jantar (e café da manhã e almoço do dia seguinte). Pensei que podia comer o bolo inteiro e depois fazer a dieta da luz solar, que aqui na Irlanda é mega eficiente uma vez que o sol quase não aparece. Pensei que podia viver só de bolo de laranja por alguns meses  e depois fazer uma cirurgia de redução de estômago, por que não? Se faltar dinheiro para a cirurgia posso muito bem vender um rim. Não sei se estou lendo muito a globo.com mas por lá não encontro muitas notícias sobre compra e venda de rins. O mercado de rins deve estar em baixa. Mas sempre posso vender o filho, né?

Ai voltei a realidade, lembrei que gosto mais do filho do que de bolo (que foi devidamente escondido) e fui fazer um chá-verde como punição pelos maus pensamentos.

N.

Em tempo, a receita de bolo está na página do blog no Facebook (não é a original que eu tinha visto, fiz essa da minha cabeça mesmo).

About Author

42 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

16 Comments

  • Flávia Borba Silva
    June 20, 2013 at 9:24 pm

    Oi Nivea, aqui em casa (moro numa cidadezinha litorânea no Paraná) está friozinho e chuvoso e resolví fazer um bolinho tbém, só que de cenoura. Meu pequeno de 2 anos, que tbém ama bolos está só esperando esfriar um pouquinho para tomar seu lanchinho!! É tão bom ver eles felizes com o que a gente faz né!?
    Bom, tem um blog que eu gosto muitoooo e que tem receitinhas de bolos simples ,bem caseiros,porém deliciosos, é esse:

    http://camomilarosaealecrim.blogspot.com.br/ , sempre faço o bolo de milho com goiabada, mas tem muitas outras receitas deliciosas, tomara que vc goste!!

    Bjusss,té!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 25, 2013 at 3:11 pm

      Ai meu deus, milho com goiabada? Vou correr lá. Obrigada x

      Reply
  • Mariana
    June 21, 2013 at 2:51 pm

    Confesso que ri! Que boa história. Me senti identificada com todas as vezes que digo “hoje vou me comportar”, e depois acabo com algo tão gostoso na minha frente (geralmente um bolo ou cookies que eu mesma faço para me sabotar) que invento maneiras mirabolantes de comer sem engordar. Ou de mandar a dieta para as cucuias (infelizmente, é o que acontece 80% do tempo).
    Amei a reação do seu menino com o bolo! Que lindo!!!

    Reply
  • Priscila M.S.Lima
    June 21, 2013 at 6:10 pm

    Como sempre, amo seus textos e me divirto muito com eles, se te serve de consolo, hoje o meu castigo por perder tempo lendo bobagens foi: o leite ferveu e derramou no fogão limpinho, dá vontade de chorar né. Eu acho que a carinha do E. qdo vê as gostosuras que vc faz deve ser a coisa mais fofa do mundo. Continue firme na dieta, mas como vc tb é filha de Deus, umas escapadinhas de vez em quando não vão comprometer seu resultado. Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 25, 2013 at 3:12 pm

      Ai, leite fervido no fogão não é de deus… x

      Reply
  • Juliana Valera
    June 21, 2013 at 10:46 pm

    O bolo ficou com uma cara ótima!!
    Preciso comprar o jogo de Zumba, só tenho o Just Dance. Você recomenda?
    Beijos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 25, 2013 at 3:13 pm

      Juliana, eu adoro o de Zumba. Desde que comprei aposentei o Just Dance (se bem que gosto muito do jeito com que você pode dançar em câmera lenta para aprender os passos do Just Dance)
      x

      Reply
  • Mia
    June 23, 2013 at 1:00 am

    Hahaha Adoro a forma como tu te expressa, eu posso ver as cenas acontecendo 🙂

    Depois de tanto tentar ínumeros tipos de dieta resolvi que o esquema é ser feliz com o meu jeans número 12/14!

    Beijo em ti e no E. xx

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 25, 2013 at 3:13 pm

      Mia, eu estou usando 12 e já está bom demais.
      x

      Reply
  • kel
    June 24, 2013 at 7:18 am

    A reação de E. é demais, fico só imaginando a cena.
    Não sou muito boa para fazer bolos, fica duro ou seco, mas o útimo que fiz de banana com passas ficou lindo, cheiroso e saboroso…aí quando tirei do forno olhei pra ele, provei um pedaço ainda quente e fiquei triste, porque pensei, está uma delícia, eu vou comer o bolo todo, haha, mas resisti e acabou em cinco dias. Boa semana, bj!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 25, 2013 at 3:14 pm

      Kel, aqui também esse aí durou alguns dias.
      x

      Reply
  • katia
    June 25, 2013 at 1:09 am

    AMO bolo tambem… é o meu pecado capital (bolo e pão frances fresquinho… rs rs )
    eu tb tenho os mesmos dilemas.. hj, por exemplo foi um… hoje o dia foi frio e chuvoso… mas literalmente, dei um “pe na bunda” em mim mesma, e me obriguei a descer pra correr meus 30 minutos na esteira… a preguiça estava berrando comigo… mas no inverno, a gente já come mais… se não fizer algum exercicio… já viu né?
    copiei a receita e mal posso esperar pra prová-lo….
    Meus filhos tb amam bolo… mas infelizmente não fazem essas “declarações de amor” que o E. faz pra vc… snif snif…

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 25, 2013 at 3:14 pm

      Katia, e aqui que o inverno dura pelo menos metade do ano?
      x

      Reply
  • Andressa
    June 25, 2013 at 12:58 pm

    Haha, sou exatamente assim, mas você malha muuuito mais do que eu!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      June 25, 2013 at 3:15 pm

      haha, só se você não malhar nada, ne, Andressa? Porque eu faço o mínimo possivel
      x

      Reply

Leave a Reply