Meu babóg

Em caso de despressurização…

… máscaras individuais de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma delas para liberar o fluxo, coloque sobre o nariz e a boca, ajuste o elástico e respire normalmente, auxilie crianças ou pessoas com dificuldade somente após ter fixado a sua.

E é o conselho pré-decolagem dos comissários de bordo que estou seguindo nesse momento.

Estou cuidando de mim para só depois cuidar do meu filhote. Não porque ele não venha em primeiro lugar, não se engane pelo meu aparente egoísmo, ele vem, sempre. Mas assim como no caso de uma emergência, só se eu estiver bem vou poder oferecer para ele segurança. A minha máscara vem antes, mas só para garantir o bem-estar dele.

O caso aqui não é de despressurização, mas de noites não dormidas (o que no final dá na mesma). Uma, duas ou trinta noites na sequência a gente aguenta, mas depois disso o cansaço toma conta de um jeito que não dá para explicar. De um jeito que lá pelas 3 da manhã quando ele chora, depois de já ter acordado e levantado para acalmá-lo 6 vezes eu só consigo por as pernas para fora de cama, sentar e chorar. Choro muito por 5 minutos esperando que ele se acalme sozinho, que volte a dormir, o que nunca acontece. Então me levanto (ele vem em primeiro lugar, lembra?), engulo o choro, vou ao quarto dele e acaricio seu rosto dizendo que está tudo bem e que eu o amo. Ele volta a dormir, eu volto a chorar, e o sono vai embora, engolido por uma misto de raiva, exaustão e certeza de que o dia seguinte vai ser péssimo porque vou estar muito cansada e com pouca paciência.

Só por essa razão peguei um trem ontem para Killarney com ele e com meus sogros que estiveram aqui no final-de-semana. Hoje voltei para Dublin, novamente de trem, mas sozinha. E. ficou lá, com os avós, e vai ficar até sábado quando I. e eu vamos de carro buscá-lo em Limerick (cidade onde I. nasceu e onde meus sogros ainda têm uma casa, um pouco mais próxima de Dublin do que Killarney).

Só por essa razão eu concordo em ficar longe dele por todo esse tempo.

Só para respirar.

Só para dormir algumas noites e me preparar física e psicologicamente para as próximas, até o dia em que finalmente ele vai dormir uma noite inteira.

Porque um dia ele vai, né?

N.

42 Comments

38 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

Previous Post
May 8, 2013
Next Post
May 8, 2013

42 Comments

  • Daniela

    Ni, aproveita e descansa bastante!

  • Juliani de Paula

    Nivea,

    Esta coberta de razão, primeiro cuida de você, para ter condições de cuidar dele.
    A privação de sono é uma tortura, tanto que é usada para isso.
    Meu filho tem praticamente a mesma idade que o seu, e também dorme mal, muito mal.
    Semana passada fui para no hospital, tomei injeção e anti-inflamatório por inflamei a articulação da mandíbula sabe? De tanto (não) dormir tensa!
    Tenho fé uma horas eles dormem, tem que dormir!

    Beijos

  • Carol

    Ai, Nivea, que barra!
    Olha, eu super te entendo, porque as poucas vezes que fiquei sem dormir, eu virei um bicho! te entendo mega! Dormir é uma necessidade e vc precisa mesmo!
    Espero que estes 3 dias te ajudem um pouco e bora fazer uma reza coletiva pro E. dormir!!!! 🙂
    Bjoks e fique em paz!

  • Manu Maia

    Aproveita Nivea.
    Descansa e dorme bastante. Te mando boas vibrações pra passar logo essa fase do babóguinho, e que ele volte a dormir (e vc’s também).

    Um beijo

  • Carol

    vai, a gente espera que sim!

    Lucas regrediu um pouco na questao do sono, mas nada grave (nada além do que já estou acostumada). Mas, por aqui, a soluçao pra nao morrer de cansaço foi a cama compartilhada. Nem gosto mto desse termo pq parece que estou militando ou sendo ativista, mas nada disso: enfiei o menino na minha cama pra eu poder pelo menos nao ficar perambulando pela coisa durante a noite. Entao, fora as duas (ou uma, quando tenho sorte) vezes que ele acorda especificamente pra mamar, se acorda outras eu nem sei pq atendo de olho fechado, sem despertar, sem levantar, sem pensar. Eu acho que ele dá uma chorada qdo perder chupeta ou qdo tem pesadelo, mas nao sei qual é a frequencia pq simplesmente nao acordo direito. E também o choro nunca alcança níveis mto altos (do tipo que a criança nao volta a dormir legal qdo resolvida) pq eu estou do ladinho o tempo todo e resolvo mto rápido.

    Estou dizendo que é a soluçao pra vc? Nao, nao. Mas olha, depois que eu parei de classificar (como cama compartilhada) e racionalizar mto sobre o assunto, acho que tudo melhorou mto.

    E recentemente ele emendou 3 noites dormindo 8 horas seguidas (8 horas – acordou, mamou – dormiu mais 3). Sonho, né?

    beijos e bom descanso pra vc nesses dias!

    • Nivea Sorensen

      Carol,
      Nós já tentamos a cama compartilhada por aqui também mesmo não sendo uma coisa que eu ache muito legal (não que seja ruim, só não faz parte do que eu acredito como a melhor coisa para nós), mas enfim, no desespero nós achamos que esse seria um problema muito menor. Só que com a gente na cama ele não dorme, acaba sentando e querendo brincar. Mesmo asssim, quando a gente chega próximo ao limite levamos ele para cama porque apesar de ficarmos acordados evitados de andar a noite inteira.
      Um beijo

  • Juliana Valera

    Ele dorme de dia?

    Ele vai dormir sim, logo logo, se Deus quiser, e voce vai voltar a ter suas noites de sono normalmente.

    Eu nao consigo nem me imaginar nessa situacao, fico podre se uma noitezinha eu nao durmo bem, tenho enxaqueca e se eu dormir mal por varias noites seguidas tenho crises fortissimas.

    Aproveita esses dias, descansa, relaxa, fica bem que tudo vai dar certo.

    Um beijo!

    • Nivea Sorensen

      Juliana,
      Ele dorme de dia (e não faz diferença tentar impedi-lo de dormir, ao contrário, as noites nesses casos são piores). Só que quando ele dorme eu dou conta das tarefas da casa, que não são poucas.
      Obrigada x

  • Thaísy

    Vai dormir sim. Logo, logo!!

    Um beijo!!
    😉

  • ka smith

    Descanse muito!!!!
    Erik esta sendo muito bem cuidado!

    Lendo esse seu texto me lembrei de um que escrevi a séculos atrás! ha ha ha
    http://www.kaentrenos.net/2010/08/diretamente-da-barriga-para-o-mundo.html

    Beijo

  • Fernanda

    Oi, Ni.

    A estoria da troca do berco por cama nao ajudou nao? Ou nao foi para frente ainda? Tenta, fofi. Voce vai ver que ajuda sim!

    Beijao.

    • Nivea Sorensen

      Fernanda,
      Ele dormiu num colçhão no chão, ao lado da nossa cama, no Brasil, e foi ainda pior.
      x

  • Cintia

    Sim, ele vai dormir. Ontem conheci outra mae passando pelo mesmo, idade parecidade, tambem menino… voce nao esta sozinha. E isso passa. Aproveita pra descansar, ne? Bota os pes pra cima e respira. 🙂

  • Luciana

    Use e abuse dessa valvula de despressurização! Quer dizer, abusar, não, mas com ctza os teus sogros estão curtindo ficar com o neto e pode ajudar. Só não vale ter insônia!!! Dorme muito, nem q vc precise tomar um comprimidinho pra isso!!!

    Beijos e aproveita!

  • Julia

    Aproveite e descanse!!!
    Durma de dia, durma à noite!!! (Eu faria isso)
    Beijos!

  • Thais Bessa

    Está certa. Mãe descansada/sã/feliz = filho feliz. E ele está indo pra casa dos avós, onde vai ser mimado e curtido, então tá bom!

    Bjos

  • Ana Carolina

    Nivea, você já postou isso antes ou estou ficando maluca?

    • Nivea Sorensen

      Ana, devo ter escrito algo parecido já que a situação não é nova =)
      x

  • Débora

    Nivea, seus relatos são verdadeiras sessões de terapia para mim.

    Eu estou passando por um momento semelhante, minhas gêmeas acordam aos berros durante a madrugada. Fico exausta, pois as 5h30 ja tenho que começar a me arrumar para ir trabalhar…

    Espero e torço por noites melhores para nós!

    Lembre-se… vc não está sozinha!! E essa é uma fase e há de passar!!

    Aproveite seu tempo de paz.

    bju,

    • Nivea Sorensen

      Débora,
      Toda minha admiração para você, viu? Porque passar por isso a noite e levantar esse horário para trabalhar deve ser uma tortura ainda maior do que não dormir.
      Um beijo e muita sorte para você
      x

  • Liza

    Aproveita pra não fazer nada, Nivea!!
    Uma pergunta: quando o E. fica com os avós ele dorme bem?

    Beijo

  • Ma

    Passar uns dias na casa dos avós é tudo de bom, pra ele e pra vcs. Se eu tivesse as avós por perto nem pensaria duas vezes, de deixar as meninas lá pra dormir, pegar um cinema com marido ou ficar estirada no sofá sem ter que pensar na comida-roupa-mamadeira-banho. Agora fiquei curiosa, e como ele dorme lá? Os avós relatam o quê? Ele acorda várias vezes do mesmo jeito? Bjs

    • Nivea Sorensen

      Ma,
      Minha sogra dorme com ele na cama, porque ela acha mais fácil do que levantar várias vezes (eu não acho) mas ele continua acordando do mesmo jeito que faz por aqui.
      x

  • Adriana

    Oi Nivea,

    O meu filho tem 2 anos e 2 meses e passou algum tempo dormindo muito mal a noite. Ele acordava varias vezes e nada do que eu fazia resolvia (mamadeira, chupeta, cama compartilhada). Depois de algum tempo descobrimos que o problema dele eram os ouvidos. Ele tem uma otite serosa e a pressao da secrecao nos ouvidos incomodava ele durante a noite. Os timpanos romperam e a secrecao saiu e ele passou a ter um sono tranquilo.
    O Eric ja teve algum episodio de otite ou o pediatra ja comentou alguma coisa sobre o aspecto dos timpanos dele ?
    Bjs

    • Nivea Sorensen

      Oi Adriana,
      Obrigada! Olha, o Erik já teve episódios de otite, sim. Quando levei ao pediatra no Brasil ela disse que ele tinha muita cera no ouvido, que estava infeccionado e por isso mesmo ele não dormia, exatamente como você falou. Procuramos um otorrino, ele fez o tratamento com antibióticos, a lavagem para retirar a cera e ficou tudo bem. Mesmo assim ele continuou dormindo mal =(
      x

  • Natalia Vianna

    Nivea, minha primeira vez comentando aqui, ja te leio tem um bom tempinho e hoje me animei pra comentar.

    Não é facil, já passei por isso com minha primeira filha que só dormiu bem (normal) aos cinco anos e eu passei a noite ao seu lado checando pra ver se estava tudo bem.
    Demorei 9 anos para ter outro baby, agora meu menorzinho de 18 meses tá indo no mesmo ritmo desde o inicio do ano, conversando com minha psicologa (Estou em depressão) cheguei a conclusão que “eu” sou muito agitada e passo tudo isso para eles, mas ai pergunto: essa agitação faz de mim quem sou. Não? tento desacelerar e uma das coisas que mais gosto de fazer é dormir e estou sendo privada novamente, fico mal, choro horrores, grito, minha cabeça doi o dia todo, mal humor é meu nome, mas como ter mal humor e cuidar de um bebê? dou chilique ,por que só sabe quem passa por isso, cama compartilhada aqui também foi furada com os dois, nenhum metodo ou magica, macumba, simpatia, reza deram ou estão dando certo, só me resta dizer sorte por ter pessoas de confiança que te ajudam vez ou outra, por que aqui somente eu e maridão nos dividimos no revezamento de quem vai ter a sorte e dormir no outra quarto com a filhota mais velha, falando nela ainda tem que sobrar tempo e energia pra ela também néan, como faz?
    Não sei, só sei que dias me sinto #mãedemerda e mentalizo nessas crises o mantra VAI PASSAR, VAI PASSAR, VAI PASSAR, gostaria de dormir pra passar mais rapido mas meu lindo e cheiroso bebe não deixa , mas ó VAI PASSAR.

    • Nivea Sorensen

      Oi Natalia,
      Muito obrigada por compartilhar sua experiência (eu imagino não seja fácil falar sobre isso). Parece que quando a gente vira mãe é obrigada a suportar tudo sem reclamar, sem chorar, sem admitir que não está bem, quando na verdade a gente ainda é só humana.
      Eu também já ouvi que o fato de eu ser muito agitada reflete na personalidade dele, mas eu me recuso a aceitar essa culpa porque isso só vai me fazer pior. Como você disse, eu SOU assim. Eu tento melhorar, faço terapia, mas não tem mais nada que eu possa fazer.
      Nós temos ajuda, mas somente uma vez a cada dois meses, pois meus sogros moram um pouco longe.
      Mas ó, vai passar, né? Espero que você fique bem por aí. Se precisar conversar, mesmo que por email, fique a vontade para me escrever.
      Um beijio

  • lorena

    Fique tranquila.
    Primeiro cuide de voce. Esta é uma regra basica para tudo!

    E ele vai dormir uma noite inteira sim. Logo logo, voce vai ver.
    Beijo

  • Gabi Sallit

    Amore, mãe tb precisa dormir. Além disso melhores lembranças que tenho da infância estão relacionadas à minha avó. A chance de conviver com os pais de I. será maravilhosa para o Eric!
    Faz um escalda-pés, aproveita o maridão e se energiza para o batente 🙂

    • Nivea Sorensen

      Obrigada, Gabi, tenho certeza que ele passa dias incríveis com os avós!
      x

Leave a Reply

Related Posts