Menu
Meu babóg

Dilema dentário

Você que é mãe de uma criatura com dentes, você que é dentista ou você que não sabe nada desse assunto mas gosta de dar seu pitaco na vida alheia, estou precisando de uma ajuda aqui.

Comprei uma pasta de dentes para o E. Achei linda a embalagem, o tamanho pititico, mas nem sei se nessa idade precisa de pasta de dentes ou não. Só quis inventar mesmo, arrumar mais uma coisa para fazer (lavar as orelhas, cortar as unhas, limpar o nariz, tudo isso já está muito fácil).

Cheguei em casa e fui ler as instruções da embalagem (pois é, eu leio tudo que é embalagem antes de usar o produto), que diz que a criança precisa cuspir a pasta, sem engolir e sem misturar com água. Oi?

Para começo de conversa eu nem consigo fazê-lo abrir a boca para escovar os dentinhos, quem dirá minha gente fazer ele cuspir o negócio depois, né?

Fala sério, Colgate? Vou ligar no seu call centre e fazer questão de que o seu serviço de atendimento ao consumidor me explique como conseguir a façanha.

Certeza que é por isso que irlandês tem fama de ter os dentes ruins, porque a mãe já desiste logo de cara.

N.

PS. falando sério, com ou sem pasta, ele não tem me deixado escovar os dentes dele. Faço o quê? Desisto e já faço um plano dentadura para ele?

About Author

39 anos; brasileira que mora na Irlanda; mãe de um filhote de irlandês do cabelo vermelho e muito fogo na bunda, de uma pimentinha de olhos grandes e curiosos e de uma caçulinha que é só sorrisos.

26 Comments

  • Cris
    August 23, 2012 at 12:36 pm

    Wellllllll… pelo que vi da embalagem não deveria ter que cuspir já que é de 0 a 3 anos!!! Essas pastas geralmente são sem flúor e servem só pra uma higienização pra tirar o bafinho… hahahahaha
    Aqui sempre usei estas no Biel e só agora que ele já tá começando a entender passei pra uma infantil comum (mas ainda assim é um KAOS pra ele cuspir)!!!
    Vai na fé que ele se acostuma mas não desiste não… as vezes tenho que prender ele no meio das minhas pernas, aguentar berros e “esperneiamentos” pra escovar mas a melhor parte é chegar no dentista e ser elogiada pelos dentes saudáveis dele… hahahahahaha

    BJOUXXX

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 24, 2012 at 9:51 am

      Cris,
      Imagino que na idade dele precise escovar direitinho mesmo, né?
      Beijos

      Reply
  • grace
    August 23, 2012 at 12:51 pm

    Ni, aqui sigo as orientações do dentista (pediatra) que levo as crianças, ele manda usar pasta infantil com fluor mas uma quantidade mínima (do tamanho de um gão de arroz) e não precisa cuspir pa é obvio que não se conseguiria isso com um bebê né??? Com Dudu foi difícil o início, ele era muito arredio e escovava na marra mesmo (era um sofrimento mas te garanto que passa e eles aprendem) o que ajudou fou deixar ele “escovar” sozinho primeiro e depois eu arremato e vou brincando falando “sai jacaré, sai qualquer bicho que ele goste”….hihihihhi. Com Lelê foi mega fácil ela simplismente AMA é só falar escovar dente (que ela já fala na lingua dela meio embolado) que ela sai correndo pro banheiro. Acho que é pq ela vê o Dudu escovando e achou legal, ou tb cada criança é uma né??
    Escova sim os dentinhos do E. e logo ele vai aprender. Sorte aí! Bjs

    Reply
  • Priscila Santos
    August 23, 2012 at 1:00 pm

    Nivs, o dilema é grande….rsrsrs!
    Eu acho que não tem problema, afinal é de 0-3 anos, mesmo porque se tiver a Mariana ta lascada. Ela engole quase que sempre. Isso quando ela não come a pasta antes de eu escovar…………
    Vc ja tentou brincar com ele. Com a Mari funcionou assim: eu escovava o dela e ela ‘escovava’ o meu!
    Boa sorte e um grande beijo

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 24, 2012 at 9:54 am

      Priscila,
      A brincadeira tem ajudado, sim. Esses dias ele começou a escovar sozinho, o que já é um começo.
      Beijos

      Reply
  • Dani Cassar
    August 23, 2012 at 2:06 pm

    Qd eu levei a Bellinha no dentista ele disse que pasta de dente era so depois dos 2 anos!! =s
    Mas eu achei uma da colgate que parece ser bem fraquinha que diz que eh do 0-3 meses e ela usa essa, alias ela come essa…haha
    Ela adora escovar os dentes, mas pq escovamos juntas, ou ela com o pai e como ela gosta de nos imitar eh uma festa so, agora que ela esta querendo cuspir tbm, mas eh muita meleca…rs
    Acho que se vcs fizerem juntos ele se anima…isso se vc ja nao faz =)
    Bjs

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 24, 2012 at 9:55 am

      Dani,
      Eu acho que essa é a recomendação também.
      Beijos

      Reply
  • Luciana
    August 23, 2012 at 2:06 pm

    Oi Nivea,

    eu uso com o Uri uma pasta de dentes da Welleda, sem fluor, q pode engolir na boa. O cheiro é ótimo, se não fosse tão cara, usaria tbém!

    Agoooraaa… escovar os dentes é um terror aqui tbém (junto com cortar as unhas e limpar as orelhas). O menino se debate, como se estivesse sofrendo tortura chinesa. Mas eu não desisto, afinal essas p)!(*(!& de dentes dão tanto trabalho pra nascer… tem q cuidar agora!!

    Beijo

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 24, 2012 at 9:56 am

      Luciana,
      Eu não consigo achar os produtos da Welleda aqui! Talvez não esteja olhando direito.
      Um beijo

      Reply
  • Ma
    August 23, 2012 at 2:11 pm

    Como já sou uma mãe experiente cof cof cof, com a Julia escovar dentes é um parto até hoje, se a escova vai lá atrás ela faz ânsia de vômito, os olhos lacrimejam, um drama mexicano e ela vai fazer 7 anos. Deixo ela escovar sozinha e à noite faço uma faxina geral. Com ela bebê e com a Laura que é da idade do seu babog usei e uso a pasta sem fluor da Welleda, que pode engolir. Juju só aprendeu a cuspir com 3 anos… será normal? E assoar o nariz demorou bem mais… Boa sorte!

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 24, 2012 at 9:58 am

      Vixi, ainda tem que aprender a assoar o nariz? Esqueci dessa.
      Beijos

      Reply
  • Thais Bessa
    August 23, 2012 at 2:35 pm

    Oi, minha irma eh odontopediatra, entao ela ja me passou o sermao, rs. A higienizacao a gente faz na Bebella desde RN. As pessoas acham q so comeca qdo nascem os dentes, mas deve ser muito antes, na gengiva mesmo. Com os dentes passamos a usar a escova e a pasta como alguem disse ai em cima: com fluor, mas numa quantidade menor q pro adulto e pode engolir.

    Aqui ela escova de boa, abre a boca e deixa, depois tenta fazer sozinha. Mas ja teve fase de nao deixar, e ai… era a forca mesmo. Oras, se ela se recusasse a tomar um remedio eu iria deixar de dar? Claro que nao, daria a forca. Mesma coisa com a escovacao. Mas foram poucas vezes, porque depois quando eu mostrava a escova e ela falava “nao” eu respondia: “eu vou escovar de todo jeito, mesmo a forca e eu nao quero fazer isso, melhor vc deixar”. Ai ela abria a boca. A contragosto, mas abria. E hj ela adora! Tem que insistir. Algumas coisas podemos deixar de fazer pra evitar o conflito, mas outras… nao tem jeito.

    Bjos

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 24, 2012 at 10:01 am

      Thais,
      Eu sei que não pode deixar de fazer para evitar conflito, eu só não sei como fazer às vezes, sabe? Ele passou por uma fase (esses dias melhorou) que não abria a boca de jeito nenhum mesmo eu tentando forçar.
      Enfim, eu brinquei mesmo porque sei que não pode desistir.
      Um beijo e obrigada

      Reply
  • Didi
    August 23, 2012 at 3:29 pm

    Dê a escova de dentes para ele brincar. Com o Arthur foi assim. Apresentamos primeiro o objeto – e como ele ama pôr tudo na bova foi fácil esta primeira parte. Depois, vai deixando ele segurar e você manuseia, com ele, a escovação. Hoje, Arthur mostra até com o dedinho dentro da boca como se escova os dentes. Mas no começo, quando introduzi a pasta, ele só me deixava passar uma vez com pasta e depois trancava a boca. Foi só questão de tempo. Hoje passamos a escova algumas vezes com bem pouca pasta, ele engole (óbvio!) e depois limpo com a mão bastante molhada o rosto, a língua e dentro da boca algumas vezes. Pronto, menino de dentes escovados.
    PS- nunca li se a pasta dele diz que tem que cuspir, mas como é impossível, entrego na mão de Deus. hahaha

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 24, 2012 at 10:02 am

      Didi, acontece igual aqui. Depois que põe a basta ele se recusa a abrir a boca.
      Um beijo

      Reply
  • Ananda Etges
    August 23, 2012 at 5:34 pm

    Vítor também não deixa eu escovar os seus dentes. O que eu fiz e ajudou bastante foi comprar uma pasta do Cocoricó, desenho favorito. Assim ele fica segurando a pasta e olhando a embalagem enquanto eu faço o que dá na boca dele (diga-se de passagem nunca é uma limpeza muito boa, mas pelo menos é um início).
    Também deixo ele com a escova na mão depois do banho. Ele mais chupa do que escova, porém assim começou a se acostumar com o hábito.

    Beijos, Ananda.

    Reply
  • Cintia
    August 23, 2012 at 7:33 pm

    Gente, Sofia nao cospe a pasta dela, nao! Vaila Jesus…

    Reply
  • Aline Melo
    August 23, 2012 at 10:12 pm

    OMG! Deu medo agora!
    O Arthur tem quatro dentes e um nascendo. Por enquanto escovo com aquelas escovas que você coloca no dedo, sabe? Por falar nisso, aí na Irlanda você leva o babóg no dentista? Aqui no Brasil o sistema de dentistas do SUS é ótimo, principalmente aqui em Foz do Iguaçu (onde moro).

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 24, 2012 at 10:06 am

      Aline,
      Vixi, menina. Aqui nem adulto vai no dentista, quem dirá bebê. Vou aproveitar para levá-lo quando estivermos no Brasil no ano que vem.
      Um beijo
      PS Quero tanto levar o E. e o pai dele para Foz do Iguaçu! Fui uma vez e amei.

      Reply
      • Aline Melo
        August 25, 2012 at 1:46 am

        Foz do Iguaçu é realmente uma cidade linda e cheia de coisas pra fazer. Quando vir para o Brasil, tá mais do que convidada pra vir aqui pra casa. Imagina os dois meninos brincando! Eu sirvo de guia no Paraguai mediante pagamento em cupcakes, ok? rsrsrs
        Bjsss
        Aline

        Reply
        • Nivea Sorensen
          August 25, 2012 at 6:43 pm

          Obrigada, Aline. Vamos ver se teremos tempo e dinheiro para uma visita agora em Abril.
          Um beijo

          Reply
  • sarah
    August 28, 2012 at 3:50 pm

    Oi Nivea,
    O pediatra aqui passou pro Noah a pasta da Weleda. Nao tem fluor e nao precisa cuspir. Mas falou pra usar soh um tiquinho. E a dentista la no Brasil disse a mesma coisa. No Brasil ela passou a cocorico (nao sei que marca era! 🙁

    Reply
    • Nivea Sorensen
      August 28, 2012 at 3:56 pm

      Oi Sara, eu vou tentar comprar a da Weleda aqui. Um beijo e obrigada.

      Reply

Leave a Reply